FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086 |
Resumo: | Objetiva refletir sobre as fortalezas e desafios de um programa universitário de educação permanente para o envelhecimento no sul do país. Utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica para identificar a história do Programa, referencial teórico e metodológico e ações de educação permanente desenvolvidas com idosos da comunidade. O Programa, desde 1982, consolida-se por meio da participação proativa de professores e idosos nas atividades oferecidas e nas lutas e conquistas acerca da velhice. Considerado um dos maiores Programas de extensão da Universidade, ofereceu mais de 1500 vagas em 2015, com ampla diversidade de atividades, norteado pelo referencial teórico da educação participativa e permanente. Refletiu-se que os principais pontos fortes são: resgate da autoestima dos participantes, valorização do conhecimento das pessoas, construção participativa, clareza do referencial, formação de agentes multiplicadores do conhecimento, prática indissociável do ensino, pesquisa e extensão, e o potencial para trabalhar com idosos numa universidade que assume seu compromisso social. A dependência de voluntários é uma fortaleza do programa, e um desafio para a gestão. Os maiores desafios estão atrelados a conquista dos espaços institucionais e a autonomia de recursos. A inexistência de uma política específica de estruturação da educação gerontológica em universidades desafia a autonomia administrativa. Conclui-se que as fortalezas do Programa superam seus desafios, e que o mesmo vem cumprindo sua função nos âmbitos educacional, social e político, sendo promotor e difusor de inovações sociais. |
id |
UEPG-31_8f08178e52a9075aca0c14ddbd3146df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/12086 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTOObjetiva refletir sobre as fortalezas e desafios de um programa universitário de educação permanente para o envelhecimento no sul do país. Utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica para identificar a história do Programa, referencial teórico e metodológico e ações de educação permanente desenvolvidas com idosos da comunidade. O Programa, desde 1982, consolida-se por meio da participação proativa de professores e idosos nas atividades oferecidas e nas lutas e conquistas acerca da velhice. Considerado um dos maiores Programas de extensão da Universidade, ofereceu mais de 1500 vagas em 2015, com ampla diversidade de atividades, norteado pelo referencial teórico da educação participativa e permanente. Refletiu-se que os principais pontos fortes são: resgate da autoestima dos participantes, valorização do conhecimento das pessoas, construção participativa, clareza do referencial, formação de agentes multiplicadores do conhecimento, prática indissociável do ensino, pesquisa e extensão, e o potencial para trabalhar com idosos numa universidade que assume seu compromisso social. A dependência de voluntários é uma fortaleza do programa, e um desafio para a gestão. Os maiores desafios estão atrelados a conquista dos espaços institucionais e a autonomia de recursos. A inexistência de uma política específica de estruturação da educação gerontológica em universidades desafia a autonomia administrativa. Conclui-se que as fortalezas do Programa superam seus desafios, e que o mesmo vem cumprindo sua função nos âmbitos educacional, social e político, sendo promotor e difusor de inovações sociais.Editora UEPG2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1208610.5212/OlharProfr.v.19i2.0009Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-239Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-239Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-239Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-239Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-2391984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086/209209210676https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086/209209216245https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086/209209216246https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086/209209216247Copyright (c) 2019 Jordelina Schier, Flora Moritz da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchier, Jordelinada Silva, Flora Moritz2022-01-26T11:15:46Zoai:uepg.br:article/12086Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-26T11:15:46Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTO |
title |
FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTO |
spellingShingle |
FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTO Schier, Jordelina |
title_short |
FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTO |
title_full |
FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTO |
title_fullStr |
FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTO |
title_sort |
FORTALEZAS E DESAFIOS DE UM PROGRAMA UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENVELHECIMENTO |
author |
Schier, Jordelina |
author_facet |
Schier, Jordelina da Silva, Flora Moritz |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Flora Moritz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schier, Jordelina da Silva, Flora Moritz |
description |
Objetiva refletir sobre as fortalezas e desafios de um programa universitário de educação permanente para o envelhecimento no sul do país. Utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica para identificar a história do Programa, referencial teórico e metodológico e ações de educação permanente desenvolvidas com idosos da comunidade. O Programa, desde 1982, consolida-se por meio da participação proativa de professores e idosos nas atividades oferecidas e nas lutas e conquistas acerca da velhice. Considerado um dos maiores Programas de extensão da Universidade, ofereceu mais de 1500 vagas em 2015, com ampla diversidade de atividades, norteado pelo referencial teórico da educação participativa e permanente. Refletiu-se que os principais pontos fortes são: resgate da autoestima dos participantes, valorização do conhecimento das pessoas, construção participativa, clareza do referencial, formação de agentes multiplicadores do conhecimento, prática indissociável do ensino, pesquisa e extensão, e o potencial para trabalhar com idosos numa universidade que assume seu compromisso social. A dependência de voluntários é uma fortaleza do programa, e um desafio para a gestão. Os maiores desafios estão atrelados a conquista dos espaços institucionais e a autonomia de recursos. A inexistência de uma política específica de estruturação da educação gerontológica em universidades desafia a autonomia administrativa. Conclui-se que as fortalezas do Programa superam seus desafios, e que o mesmo vem cumprindo sua função nos âmbitos educacional, social e político, sendo promotor e difusor de inovações sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086 10.5212/OlharProfr.v.19i2.0009 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.19i2.0009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086/209209210676 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086/209209216245 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086/209209216246 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12086/209209216247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jordelina Schier, Flora Moritz da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jordelina Schier, Flora Moritz da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-239 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-239 Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-239 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-239 Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 228-239 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496373018624 |