(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência doméstica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1398 |
Resumo: | O texto discute as tensões pelas quais passam as instituições sociais – família e escola – que enfrentam desafios a fim de definir o seu lugar no tempo-espaço que se deslocam sem parar e com intensidade crescente, algumas vezes parecendo que a ação anteceda à conceituação. Aborda, ainda, a família contemporânea, que longe de ser um fim em si, tornou-se uma instituição onde os direitos e os desejos subjetivos levam a melhor sobre as obrigações categóricas. Neste contexto, encontra-se o grande paradoxo pós-moralista: proliferam as associações de proteção a infância e ao adolescente seja pela sociedade civil ou pelos poderes públicos e, ao mesmo tempo, cresce a violência exercida contra os filhos. O debate em torno dessa questão recomenda a necessidade de que as associações/parcerias/projetos contemplem iniciativas capazes de melhorar as condições de vida das famílias, considerando-se que o investimento na educação é o melhor caminho para reduzir todo tipo de violência doméstica. |
id |
UEPG-31_90451bf3b64fbcc30e4302500748a20d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1398 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência domésticaFamília/EscolaViolência domésticaEducaçãoPolíticas públicas O texto discute as tensões pelas quais passam as instituições sociais – família e escola – que enfrentam desafios a fim de definir o seu lugar no tempo-espaço que se deslocam sem parar e com intensidade crescente, algumas vezes parecendo que a ação anteceda à conceituação. Aborda, ainda, a família contemporânea, que longe de ser um fim em si, tornou-se uma instituição onde os direitos e os desejos subjetivos levam a melhor sobre as obrigações categóricas. Neste contexto, encontra-se o grande paradoxo pós-moralista: proliferam as associações de proteção a infância e ao adolescente seja pela sociedade civil ou pelos poderes públicos e, ao mesmo tempo, cresce a violência exercida contra os filhos. O debate em torno dessa questão recomenda a necessidade de que as associações/parcerias/projetos contemplem iniciativas capazes de melhorar as condições de vida das famílias, considerando-se que o investimento na educação é o melhor caminho para reduzir todo tipo de violência doméstica. Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1398Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1398/1043Martins, Rosilda Baroninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:31Zoai:uepg.br:article/1398Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:31Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência doméstica |
title |
(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência doméstica |
spellingShingle |
(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência doméstica Martins, Rosilda Baron Família/Escola Violência doméstica Educação Políticas públicas |
title_short |
(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência doméstica |
title_full |
(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência doméstica |
title_fullStr |
(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência doméstica |
title_full_unstemmed |
(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência doméstica |
title_sort |
(Re) construindo conceitos e consensos: um olhar sobre a violência doméstica |
author |
Martins, Rosilda Baron |
author_facet |
Martins, Rosilda Baron |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Rosilda Baron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família/Escola Violência doméstica Educação Políticas públicas |
topic |
Família/Escola Violência doméstica Educação Políticas públicas |
description |
O texto discute as tensões pelas quais passam as instituições sociais – família e escola – que enfrentam desafios a fim de definir o seu lugar no tempo-espaço que se deslocam sem parar e com intensidade crescente, algumas vezes parecendo que a ação anteceda à conceituação. Aborda, ainda, a família contemporânea, que longe de ser um fim em si, tornou-se uma instituição onde os direitos e os desejos subjetivos levam a melhor sobre as obrigações categóricas. Neste contexto, encontra-se o grande paradoxo pós-moralista: proliferam as associações de proteção a infância e ao adolescente seja pela sociedade civil ou pelos poderes públicos e, ao mesmo tempo, cresce a violência exercida contra os filhos. O debate em torno dessa questão recomenda a necessidade de que as associações/parcerias/projetos contemplem iniciativas capazes de melhorar as condições de vida das famílias, considerando-se que o investimento na educação é o melhor caminho para reduzir todo tipo de violência doméstica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1398 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1398/1043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003) Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003) Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494960586752 |