INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michele Oliveira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Manzini, Eduardo José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4658
Resumo: O uso de instrumentos pode auxiliar o professor na avaliação de diversas áreas no âmbito educacional. No entanto, muitos dos instrumentos publicados restringem seu uso à formação do profissional da área da saúde. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar instrumentos de avaliação com enfoque educacional para uso de profissionais formados em pedagogia. Optou-se por realizar uma revisão sistemática em duas bases de dados (uma de origem estrangeira e outra de origem brasileira). Inicialmente foi realizada uma seleção dos artigos a partir de critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Em seguida, a partir da leitura desses artigos selecionados foram identificados instrumentos de avaliação utilizados na metodologia das pesquisas. Como resultado foram encontradas 21 referências de instrumentos de avaliação com origem estrangeira e nove referências de instrumentos de avaliação com origem nacional (um breve perfil dos instrumentos foi traçado). A metodologia utilizada nesta pesquisa contribuiu para identificar os instrumentos de avaliação existentes e disponíveis para uso do pedagogo e para evidenciar como a revisão sitemática pode ser utilizada nesse tipo de pesquisa. 
id UEPG-31_91f4746b39c62eaad4bd72b454a547f2
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/4658
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICAEducaçãoInstrumentos de avaliaçãoRevisão sistemática.O uso de instrumentos pode auxiliar o professor na avaliação de diversas áreas no âmbito educacional. No entanto, muitos dos instrumentos publicados restringem seu uso à formação do profissional da área da saúde. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar instrumentos de avaliação com enfoque educacional para uso de profissionais formados em pedagogia. Optou-se por realizar uma revisão sistemática em duas bases de dados (uma de origem estrangeira e outra de origem brasileira). Inicialmente foi realizada uma seleção dos artigos a partir de critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Em seguida, a partir da leitura desses artigos selecionados foram identificados instrumentos de avaliação utilizados na metodologia das pesquisas. Como resultado foram encontradas 21 referências de instrumentos de avaliação com origem estrangeira e nove referências de instrumentos de avaliação com origem nacional (um breve perfil dos instrumentos foi traçado). A metodologia utilizada nesta pesquisa contribuiu para identificar os instrumentos de avaliação existentes e disponíveis para uso do pedagogo e para evidenciar como a revisão sitemática pode ser utilizada nesse tipo de pesquisa. Editora UEPG2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão sistemáticaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/465810.5212/OlharProfr.v.18i2.0006Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 253-267Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 253-267Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 253-267Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 253-267Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 253-2671984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4658/209209209742Silva, Michele Oliveira daManzini, Eduardo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T19:41:50Zoai:uepg.br:article/4658Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T19:41:50Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
title INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
spellingShingle INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
Silva, Michele Oliveira da
Educação
Instrumentos de avaliação
Revisão sistemática.
title_short INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
title_fullStr INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full_unstemmed INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
title_sort INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO COM ENFOQUE EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA
author Silva, Michele Oliveira da
author_facet Silva, Michele Oliveira da
Manzini, Eduardo José
author_role author
author2 Manzini, Eduardo José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michele Oliveira da
Manzini, Eduardo José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Instrumentos de avaliação
Revisão sistemática.
topic Educação
Instrumentos de avaliação
Revisão sistemática.
description O uso de instrumentos pode auxiliar o professor na avaliação de diversas áreas no âmbito educacional. No entanto, muitos dos instrumentos publicados restringem seu uso à formação do profissional da área da saúde. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar instrumentos de avaliação com enfoque educacional para uso de profissionais formados em pedagogia. Optou-se por realizar uma revisão sistemática em duas bases de dados (uma de origem estrangeira e outra de origem brasileira). Inicialmente foi realizada uma seleção dos artigos a partir de critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Em seguida, a partir da leitura desses artigos selecionados foram identificados instrumentos de avaliação utilizados na metodologia das pesquisas. Como resultado foram encontradas 21 referências de instrumentos de avaliação com origem estrangeira e nove referências de instrumentos de avaliação com origem nacional (um breve perfil dos instrumentos foi traçado). A metodologia utilizada nesta pesquisa contribuiu para identificar os instrumentos de avaliação existentes e disponíveis para uso do pedagogo e para evidenciar como a revisão sitemática pode ser utilizada nesse tipo de pesquisa. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão sistemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4658
10.5212/OlharProfr.v.18i2.0006
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4658
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.18i2.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4658/209209209742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 18 Nr. 2 (2015); 253-267
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 253-267
Olhar de Professor; Vol. 18 Núm. 2 (2015); 253-267
Olhar de Professor; Vol. 18 No. 2 (2015); 253-267
Olhar de Professor; v. 18 n. 2 (2015); 253-267
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495937859584