GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dettmer, Sabrina Estefânia Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175
Resumo: A reestruturação produtiva surge na sociedade como uma estratégia politica para salvar e manter o sistema capitalista como modelo hegemônico de produção. Tal modelo surge em meio à recessão dos anos 70, e traz a ideia de flexibilização dos processos de trabalho. Porém, Heloani (2003) adverte que não existe de fato uma ruptura com o taylorismo-fordismo, e que tais novos métodos são apenas as velhas teorias, vestidas de formas mais atraentes e escoltadas por técnicas sedutoras. Tal reestruturação é expandida para diversos setores trabalhistas, como o sistema escolar. O presente trabalho tem como objetivo realizar um breve levantamento da história da reestruturação produtiva enquanto modelo de gestão organizacional, tentando então inferir sobre como tal reestruturação afeta o contexto escolar, focalizando aqui, na questão da saúde do professor e do aluno. Tentaremos também compreender como uma gestão pautada na reestruturação produtiva pode contribuir para construção do fenômeno social cutting, visto que a prática da automutilação cresce e já é considerado um grave problema epidêmico de saúde que afeta o cotidiano das escolas Brasileiras. Como caminho metodológico, optamos por realizar uma pesquisa de cunho teórico, por meio de uma revisão de literatura cientifica. Nossa análise traz o olhar de diferentes áreas do conhecimento, como a geografia, a sociologia e a psicologia, visando circunscrever teoricamente o tema e gerar um diálogo multifacetado e que abarque a complexidade implícita ao tema. Como resultado desta pesquisa, conseguimos aferir que há uma intima relação entre uma gestão pautada na reestruturação produtiva e processos de adoecimento, tanto do professor quanto do aluno. Concluindo com a hipótese que o professor e o aluno, dentro deste meio globalizado e reestruturado, sentem subjetivamente as consequências destes novos modelos de subjetividades rasas e voltadas para o trabalho, adoecendo cotidianamente nas escolas Brasileiras.
id UEPG-31_9dcae02f9467e6f2075dec7d5d03090b
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/12175
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLARGestão escolar. Reestruturação produtiva. Cutting.Gestão Escolar e consequências na saúde dos sujeitos escolaresCutting na escolaA reestruturação produtiva surge na sociedade como uma estratégia politica para salvar e manter o sistema capitalista como modelo hegemônico de produção. Tal modelo surge em meio à recessão dos anos 70, e traz a ideia de flexibilização dos processos de trabalho. Porém, Heloani (2003) adverte que não existe de fato uma ruptura com o taylorismo-fordismo, e que tais novos métodos são apenas as velhas teorias, vestidas de formas mais atraentes e escoltadas por técnicas sedutoras. Tal reestruturação é expandida para diversos setores trabalhistas, como o sistema escolar. O presente trabalho tem como objetivo realizar um breve levantamento da história da reestruturação produtiva enquanto modelo de gestão organizacional, tentando então inferir sobre como tal reestruturação afeta o contexto escolar, focalizando aqui, na questão da saúde do professor e do aluno. Tentaremos também compreender como uma gestão pautada na reestruturação produtiva pode contribuir para construção do fenômeno social cutting, visto que a prática da automutilação cresce e já é considerado um grave problema epidêmico de saúde que afeta o cotidiano das escolas Brasileiras. Como caminho metodológico, optamos por realizar uma pesquisa de cunho teórico, por meio de uma revisão de literatura cientifica. Nossa análise traz o olhar de diferentes áreas do conhecimento, como a geografia, a sociologia e a psicologia, visando circunscrever teoricamente o tema e gerar um diálogo multifacetado e que abarque a complexidade implícita ao tema. Como resultado desta pesquisa, conseguimos aferir que há uma intima relação entre uma gestão pautada na reestruturação produtiva e processos de adoecimento, tanto do professor quanto do aluno. Concluindo com a hipótese que o professor e o aluno, dentro deste meio globalizado e reestruturado, sentem subjetivamente as consequências destes novos modelos de subjetividades rasas e voltadas para o trabalho, adoecendo cotidianamente nas escolas Brasileiras.Editora UEPG2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográfica; levantamento históricoapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1217510.5212/OlharProfr.v.20i1.0010Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-133Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-133Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-133Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-133Olhar de Professor; v. 20 n. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-1331984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175/209209210694https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175/209209216211https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175/209209216212https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175/209209216213Copyright (c) 2019 Sabrina Estefânia Silva Dettmer, Jaqueline Batista de Oliveira Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessDettmer, Sabrina Estefânia SilvaCosta, Jaqueline Batista de Oliveira2022-01-25T22:21:43Zoai:uepg.br:article/12175Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-25T22:21:43Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
title GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
Dettmer, Sabrina Estefânia Silva
Gestão escolar. Reestruturação produtiva. Cutting.
Gestão Escolar e consequências na saúde dos sujeitos escolares
Cutting na escola
title_short GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DO CUTTING: UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA AFETA A SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR
author Dettmer, Sabrina Estefânia Silva
author_facet Dettmer, Sabrina Estefânia Silva
Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
author_role author
author2 Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dettmer, Sabrina Estefânia Silva
Costa, Jaqueline Batista de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar. Reestruturação produtiva. Cutting.
Gestão Escolar e consequências na saúde dos sujeitos escolares
Cutting na escola
topic Gestão escolar. Reestruturação produtiva. Cutting.
Gestão Escolar e consequências na saúde dos sujeitos escolares
Cutting na escola
description A reestruturação produtiva surge na sociedade como uma estratégia politica para salvar e manter o sistema capitalista como modelo hegemônico de produção. Tal modelo surge em meio à recessão dos anos 70, e traz a ideia de flexibilização dos processos de trabalho. Porém, Heloani (2003) adverte que não existe de fato uma ruptura com o taylorismo-fordismo, e que tais novos métodos são apenas as velhas teorias, vestidas de formas mais atraentes e escoltadas por técnicas sedutoras. Tal reestruturação é expandida para diversos setores trabalhistas, como o sistema escolar. O presente trabalho tem como objetivo realizar um breve levantamento da história da reestruturação produtiva enquanto modelo de gestão organizacional, tentando então inferir sobre como tal reestruturação afeta o contexto escolar, focalizando aqui, na questão da saúde do professor e do aluno. Tentaremos também compreender como uma gestão pautada na reestruturação produtiva pode contribuir para construção do fenômeno social cutting, visto que a prática da automutilação cresce e já é considerado um grave problema epidêmico de saúde que afeta o cotidiano das escolas Brasileiras. Como caminho metodológico, optamos por realizar uma pesquisa de cunho teórico, por meio de uma revisão de literatura cientifica. Nossa análise traz o olhar de diferentes áreas do conhecimento, como a geografia, a sociologia e a psicologia, visando circunscrever teoricamente o tema e gerar um diálogo multifacetado e que abarque a complexidade implícita ao tema. Como resultado desta pesquisa, conseguimos aferir que há uma intima relação entre uma gestão pautada na reestruturação produtiva e processos de adoecimento, tanto do professor quanto do aluno. Concluindo com a hipótese que o professor e o aluno, dentro deste meio globalizado e reestruturado, sentem subjetivamente as consequências destes novos modelos de subjetividades rasas e voltadas para o trabalho, adoecendo cotidianamente nas escolas Brasileiras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão bibliográfica; levantamento histórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175
10.5212/OlharProfr.v.20i1.0010
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i1.0010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175/209209210694
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175/209209216211
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175/209209216212
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12175/209209216213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sabrina Estefânia Silva Dettmer, Jaqueline Batista de Oliveira Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sabrina Estefânia Silva Dettmer, Jaqueline Batista de Oliveira Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-133
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-133
Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-133
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-133
Olhar de Professor; v. 20 n. 1 (2017): Trabalho e Profissão Docente; 122-133
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496388747264