Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1400 |
Resumo: | No contexto de transformações tecnológicas e paradigmáticas nas diversas instituições das sociedades, o Projeto Escola do Futuro foi concebido e materializado em 5 escolas municipais de Ensino Fundamental do município de São Carlos - SP, tendo em seu escopo o ideal de uma educação inclusiva, tecnologicamente atualizada e orientada para a demanda de sua comunidade. Diante das contribuições recentes da literatura científica a respeito da centralidade do educador no trabalho formativo, considerando a sua subjetividade em associação às condições objetivas oferecidas (tais como recursos didáticos, cultura institucional etc.), este trabalho está centrado em responder à questão: quais concepções, anseios e expectativas estão presentes nas escolas que se encontram na iminência da implantação de um projeto de inovação tecnológica, sob a ótica de seus sujeitos ? Tomando como principal fonte de dados os depoimentos - coletados por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado - dos sujeitos envolvidos com a Escola do Futuro, os resultados sinalizam algumas indefinições constantes no projeto, relacionadas a conceitos fundamentais face aos desafios e perspectivas de seu sucesso, dentre eles: democracia, cultura comunitária, tecnologia e alfabetização tecnológica. Concluindo, traçamos algumas considerações sobre a necessidade da construção de práticas que favoreçam a vivência e o fortalecimento do diálogo permanente. |
id |
UEPG-31_a11c2dea2e8ddc80f639119c65ee38f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1400 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucionalpolítica públicatecnologiacultura comunitáriaNo contexto de transformações tecnológicas e paradigmáticas nas diversas instituições das sociedades, o Projeto Escola do Futuro foi concebido e materializado em 5 escolas municipais de Ensino Fundamental do município de São Carlos - SP, tendo em seu escopo o ideal de uma educação inclusiva, tecnologicamente atualizada e orientada para a demanda de sua comunidade. Diante das contribuições recentes da literatura científica a respeito da centralidade do educador no trabalho formativo, considerando a sua subjetividade em associação às condições objetivas oferecidas (tais como recursos didáticos, cultura institucional etc.), este trabalho está centrado em responder à questão: quais concepções, anseios e expectativas estão presentes nas escolas que se encontram na iminência da implantação de um projeto de inovação tecnológica, sob a ótica de seus sujeitos ? Tomando como principal fonte de dados os depoimentos - coletados por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado - dos sujeitos envolvidos com a Escola do Futuro, os resultados sinalizam algumas indefinições constantes no projeto, relacionadas a conceitos fundamentais face aos desafios e perspectivas de seu sucesso, dentre eles: democracia, cultura comunitária, tecnologia e alfabetização tecnológica. Concluindo, traçamos algumas considerações sobre a necessidade da construção de práticas que favoreçam a vivência e o fortalecimento do diálogo permanente.Editora UEPG2009-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1400Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004)Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1400/1045Monaco, Fabíola MariaMizukami, Maria da Graça Nicolettiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:54:36Zoai:uepg.br:article/1400Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:54:36Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional |
title |
Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional |
spellingShingle |
Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional Monaco, Fabíola Maria política pública tecnologia cultura comunitária |
title_short |
Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional |
title_full |
Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional |
title_fullStr |
Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional |
title_full_unstemmed |
Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional |
title_sort |
Tecnologia, Inclusão e Gestão Democrática: Desafiando a Cultura Institucional |
author |
Monaco, Fabíola Maria |
author_facet |
Monaco, Fabíola Maria Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
author_role |
author |
author2 |
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monaco, Fabíola Maria Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
política pública tecnologia cultura comunitária |
topic |
política pública tecnologia cultura comunitária |
description |
No contexto de transformações tecnológicas e paradigmáticas nas diversas instituições das sociedades, o Projeto Escola do Futuro foi concebido e materializado em 5 escolas municipais de Ensino Fundamental do município de São Carlos - SP, tendo em seu escopo o ideal de uma educação inclusiva, tecnologicamente atualizada e orientada para a demanda de sua comunidade. Diante das contribuições recentes da literatura científica a respeito da centralidade do educador no trabalho formativo, considerando a sua subjetividade em associação às condições objetivas oferecidas (tais como recursos didáticos, cultura institucional etc.), este trabalho está centrado em responder à questão: quais concepções, anseios e expectativas estão presentes nas escolas que se encontram na iminência da implantação de um projeto de inovação tecnológica, sob a ótica de seus sujeitos ? Tomando como principal fonte de dados os depoimentos - coletados por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado - dos sujeitos envolvidos com a Escola do Futuro, os resultados sinalizam algumas indefinições constantes no projeto, relacionadas a conceitos fundamentais face aos desafios e perspectivas de seu sucesso, dentre eles: democracia, cultura comunitária, tecnologia e alfabetização tecnológica. Concluindo, traçamos algumas considerações sobre a necessidade da construção de práticas que favoreçam a vivência e o fortalecimento do diálogo permanente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1400 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1400/1045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 2 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 2 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 No. 2 (2004) Olhar de Professor; v. 7 n. 2 (2004) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494963732480 |