O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mirandola, Sônia M. Machado
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Spazziani, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460
Resumo: Por meio do estudo aqui enfocado pretende-se investigar a influência da leitura de obras literárias no ensino e aprendizado da Literatura numa escola da rede pública estadual da cidade de Ituverava, interior de São Paulo. A pesquisa desenvolvese com os 34 alunos de uma das segundas séries do Ensino Médio e com a professora de Língua Portuguesa e Literatura da respectiva classe, a partir de uma revisão bibliográfica embasada na perspectiva histórico-cultural, bem como de uma pesquisa empírica do tipo etnográfico, priorizando-se o caráter qualitativo. Realiza-se no contexto escolar, no dia-a-dia das aulas. Os dados são coletados por meio da observação das atividades do grupo analisado, pela aplicação de questionários para detectar a vivência literária dos alunos, por algumas conversas com finalidade feitas com alunos e professora, entrevista com a bibliotecária e análise documental do planejamento anual da professora e das produções dos alunos. As análises revelam que, no grupo estudado, há correlação positiva e mediada entre o hábito da leitura e a produção textual dos jovens, apesar de apresentarem dificuldades na interpretação. Por meio da leitura de obras literárias, o ensino da Literatura incentiva a leitura e a escrita, além de desenvolver o espírito crítico dos alunos. Uma obra literária pode gerar vários caminhos, desde que tenha havido a autopercepção do texto, a apreensão das idéias depreendidas pelo pensamento do narrador.
id UEPG-31_a4e66d7198e0afe53bd9a13305a009f3
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1460
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-culturalliteraturaleituraLíngua PortuguesaPsicologia Histórico-CulturalEnsino MédioPor meio do estudo aqui enfocado pretende-se investigar a influência da leitura de obras literárias no ensino e aprendizado da Literatura numa escola da rede pública estadual da cidade de Ituverava, interior de São Paulo. A pesquisa desenvolvese com os 34 alunos de uma das segundas séries do Ensino Médio e com a professora de Língua Portuguesa e Literatura da respectiva classe, a partir de uma revisão bibliográfica embasada na perspectiva histórico-cultural, bem como de uma pesquisa empírica do tipo etnográfico, priorizando-se o caráter qualitativo. Realiza-se no contexto escolar, no dia-a-dia das aulas. Os dados são coletados por meio da observação das atividades do grupo analisado, pela aplicação de questionários para detectar a vivência literária dos alunos, por algumas conversas com finalidade feitas com alunos e professora, entrevista com a bibliotecária e análise documental do planejamento anual da professora e das produções dos alunos. As análises revelam que, no grupo estudado, há correlação positiva e mediada entre o hábito da leitura e a produção textual dos jovens, apesar de apresentarem dificuldades na interpretação. Por meio da leitura de obras literárias, o ensino da Literatura incentiva a leitura e a escrita, além de desenvolver o espírito crítico dos alunos. Uma obra literária pode gerar vários caminhos, desde que tenha havido a autopercepção do texto, a apreensão das idéias depreendidas pelo pensamento do narrador.Editora UEPG2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460/1105Mirandola, Sônia M. MachadoSpazziani, Maria de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:45:54Zoai:uepg.br:article/1460Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:45:54Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural
title O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural
spellingShingle O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural
Mirandola, Sônia M. Machado
literatura
leitura
Língua Portuguesa
Psicologia Histórico-Cultural
Ensino Médio
title_short O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural
title_full O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural
title_fullStr O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural
title_full_unstemmed O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural
title_sort O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural
author Mirandola, Sônia M. Machado
author_facet Mirandola, Sônia M. Machado
Spazziani, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Spazziani, Maria de Lourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mirandola, Sônia M. Machado
Spazziani, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv literatura
leitura
Língua Portuguesa
Psicologia Histórico-Cultural
Ensino Médio
topic literatura
leitura
Língua Portuguesa
Psicologia Histórico-Cultural
Ensino Médio
description Por meio do estudo aqui enfocado pretende-se investigar a influência da leitura de obras literárias no ensino e aprendizado da Literatura numa escola da rede pública estadual da cidade de Ituverava, interior de São Paulo. A pesquisa desenvolvese com os 34 alunos de uma das segundas séries do Ensino Médio e com a professora de Língua Portuguesa e Literatura da respectiva classe, a partir de uma revisão bibliográfica embasada na perspectiva histórico-cultural, bem como de uma pesquisa empírica do tipo etnográfico, priorizando-se o caráter qualitativo. Realiza-se no contexto escolar, no dia-a-dia das aulas. Os dados são coletados por meio da observação das atividades do grupo analisado, pela aplicação de questionários para detectar a vivência literária dos alunos, por algumas conversas com finalidade feitas com alunos e professora, entrevista com a bibliotecária e análise documental do planejamento anual da professora e das produções dos alunos. As análises revelam que, no grupo estudado, há correlação positiva e mediada entre o hábito da leitura e a produção textual dos jovens, apesar de apresentarem dificuldades na interpretação. Por meio da leitura de obras literárias, o ensino da Literatura incentiva a leitura e a escrita, além de desenvolver o espírito crítico dos alunos. Uma obra literária pode gerar vários caminhos, desde que tenha havido a autopercepção do texto, a apreensão das idéias depreendidas pelo pensamento do narrador.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460/1105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495320248320