O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460 |
Resumo: | Por meio do estudo aqui enfocado pretende-se investigar a influência da leitura de obras literárias no ensino e aprendizado da Literatura numa escola da rede pública estadual da cidade de Ituverava, interior de São Paulo. A pesquisa desenvolvese com os 34 alunos de uma das segundas séries do Ensino Médio e com a professora de Língua Portuguesa e Literatura da respectiva classe, a partir de uma revisão bibliográfica embasada na perspectiva histórico-cultural, bem como de uma pesquisa empírica do tipo etnográfico, priorizando-se o caráter qualitativo. Realiza-se no contexto escolar, no dia-a-dia das aulas. Os dados são coletados por meio da observação das atividades do grupo analisado, pela aplicação de questionários para detectar a vivência literária dos alunos, por algumas conversas com finalidade feitas com alunos e professora, entrevista com a bibliotecária e análise documental do planejamento anual da professora e das produções dos alunos. As análises revelam que, no grupo estudado, há correlação positiva e mediada entre o hábito da leitura e a produção textual dos jovens, apesar de apresentarem dificuldades na interpretação. Por meio da leitura de obras literárias, o ensino da Literatura incentiva a leitura e a escrita, além de desenvolver o espírito crítico dos alunos. Uma obra literária pode gerar vários caminhos, desde que tenha havido a autopercepção do texto, a apreensão das idéias depreendidas pelo pensamento do narrador. |
id |
UEPG-31_a4e66d7198e0afe53bd9a13305a009f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1460 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-culturalliteraturaleituraLíngua PortuguesaPsicologia Histórico-CulturalEnsino MédioPor meio do estudo aqui enfocado pretende-se investigar a influência da leitura de obras literárias no ensino e aprendizado da Literatura numa escola da rede pública estadual da cidade de Ituverava, interior de São Paulo. A pesquisa desenvolvese com os 34 alunos de uma das segundas séries do Ensino Médio e com a professora de Língua Portuguesa e Literatura da respectiva classe, a partir de uma revisão bibliográfica embasada na perspectiva histórico-cultural, bem como de uma pesquisa empírica do tipo etnográfico, priorizando-se o caráter qualitativo. Realiza-se no contexto escolar, no dia-a-dia das aulas. Os dados são coletados por meio da observação das atividades do grupo analisado, pela aplicação de questionários para detectar a vivência literária dos alunos, por algumas conversas com finalidade feitas com alunos e professora, entrevista com a bibliotecária e análise documental do planejamento anual da professora e das produções dos alunos. As análises revelam que, no grupo estudado, há correlação positiva e mediada entre o hábito da leitura e a produção textual dos jovens, apesar de apresentarem dificuldades na interpretação. Por meio da leitura de obras literárias, o ensino da Literatura incentiva a leitura e a escrita, além de desenvolver o espírito crítico dos alunos. Uma obra literária pode gerar vários caminhos, desde que tenha havido a autopercepção do texto, a apreensão das idéias depreendidas pelo pensamento do narrador.Editora UEPG2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460/1105Mirandola, Sônia M. MachadoSpazziani, Maria de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:45:54Zoai:uepg.br:article/1460Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:45:54Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural |
title |
O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural |
spellingShingle |
O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural Mirandola, Sônia M. Machado literatura leitura Língua Portuguesa Psicologia Histórico-Cultural Ensino Médio |
title_short |
O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural |
title_full |
O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural |
title_fullStr |
O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural |
title_sort |
O ensino da literatura e a interpretação textual: uma abordagem histórico-cultural |
author |
Mirandola, Sônia M. Machado |
author_facet |
Mirandola, Sônia M. Machado Spazziani, Maria de Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Spazziani, Maria de Lourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mirandola, Sônia M. Machado Spazziani, Maria de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura leitura Língua Portuguesa Psicologia Histórico-Cultural Ensino Médio |
topic |
literatura leitura Língua Portuguesa Psicologia Histórico-Cultural Ensino Médio |
description |
Por meio do estudo aqui enfocado pretende-se investigar a influência da leitura de obras literárias no ensino e aprendizado da Literatura numa escola da rede pública estadual da cidade de Ituverava, interior de São Paulo. A pesquisa desenvolvese com os 34 alunos de uma das segundas séries do Ensino Médio e com a professora de Língua Portuguesa e Literatura da respectiva classe, a partir de uma revisão bibliográfica embasada na perspectiva histórico-cultural, bem como de uma pesquisa empírica do tipo etnográfico, priorizando-se o caráter qualitativo. Realiza-se no contexto escolar, no dia-a-dia das aulas. Os dados são coletados por meio da observação das atividades do grupo analisado, pela aplicação de questionários para detectar a vivência literária dos alunos, por algumas conversas com finalidade feitas com alunos e professora, entrevista com a bibliotecária e análise documental do planejamento anual da professora e das produções dos alunos. As análises revelam que, no grupo estudado, há correlação positiva e mediada entre o hábito da leitura e a produção textual dos jovens, apesar de apresentarem dificuldades na interpretação. Por meio da leitura de obras literárias, o ensino da Literatura incentiva a leitura e a escrita, além de desenvolver o espírito crítico dos alunos. Uma obra literária pode gerar vários caminhos, desde que tenha havido a autopercepção do texto, a apreensão das idéias depreendidas pelo pensamento do narrador. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1460/1105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006) Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006) Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495320248320 |