O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1515 |
Resumo: | O artigo reúne o fenômeno do ritmo, a formação de professores e o envolvimento dos alunos. O sentido de ritmo apresentado é muito mais amplo do que o sentido musical de ritmo. Inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente, da aprendizagem, do corpo, das atividades e da energia. A pesquisa aqui relatada é dividida em duas partes. A primeira parte aborda o papel do ritmo na formação de professores na pedagogia Waldorf. A segunda analisa o ritmo nas salas de aula de educação infantil, em Ontário, no Canadá, e em Minas Gerais, Brasil. Na coleta e análise de dados as pesquisadoras canadense e brasileira utilizam um mesmo protocolo de observação para registrar o ritmo das atividades em sala de aula, tanto na agenda das atividades do dia quanto no registro das atividades rítmicas. Com o propósito de analisar a relação entre ritmo e envolvimento nas atividades, a investigação acontece em salas de aula em que o ritmo é um conceito fundamental, e em salas de aula que não dão atenção intencional ao ritmo. Um dos propósitos da investigação é mostrar como o ritmo interfere no envolvimento dos alunos nas atividades de aprendizagem, a necessidade do envolvimento das crianças para que elas possam aprender e dos professores para que tenham condições de criar ambientes que promovam a aprendizagem. Usar o ritmo para promover o envolvimento tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem. |
id |
UEPG-31_a5b20eda5be3fd7f31f4351a98fc3fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1515 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378RitmoEnvolvimentoEnsino-aprendizagemFormação de professores.O artigo reúne o fenômeno do ritmo, a formação de professores e o envolvimento dos alunos. O sentido de ritmo apresentado é muito mais amplo do que o sentido musical de ritmo. Inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente, da aprendizagem, do corpo, das atividades e da energia. A pesquisa aqui relatada é dividida em duas partes. A primeira parte aborda o papel do ritmo na formação de professores na pedagogia Waldorf. A segunda analisa o ritmo nas salas de aula de educação infantil, em Ontário, no Canadá, e em Minas Gerais, Brasil. Na coleta e análise de dados as pesquisadoras canadense e brasileira utilizam um mesmo protocolo de observação para registrar o ritmo das atividades em sala de aula, tanto na agenda das atividades do dia quanto no registro das atividades rítmicas. Com o propósito de analisar a relação entre ritmo e envolvimento nas atividades, a investigação acontece em salas de aula em que o ritmo é um conceito fundamental, e em salas de aula que não dão atenção intencional ao ritmo. Um dos propósitos da investigação é mostrar como o ritmo interfere no envolvimento dos alunos nas atividades de aprendizagem, a necessidade do envolvimento das crianças para que elas possam aprender e dos professores para que tenham condições de criar ambientes que promovam a aprendizagem. Usar o ritmo para promover o envolvimento tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem. Editora UEPG2010-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/151510.5212/OlharProfr.v.12i2.359378Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 2 (2009); 359-378Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 359-378Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 2 (2009); 359-378Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 359-378Olhar de Professor; v. 12 n. 2 (2009); 359-3781984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1515/1160https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1515/209209211624Smithrim, KatharinePrata-Linhares, Martha Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-06T14:41:02Zoai:uepg.br:article/1515Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-06T14:41:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 |
title |
O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 |
spellingShingle |
O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 Smithrim, Katharine Ritmo Envolvimento Ensino-aprendizagem Formação de professores. |
title_short |
O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 |
title_full |
O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 |
title_fullStr |
O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 |
title_full_unstemmed |
O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 |
title_sort |
O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 |
author |
Smithrim, Katharine |
author_facet |
Smithrim, Katharine Prata-Linhares, Martha Maria |
author_role |
author |
author2 |
Prata-Linhares, Martha Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Smithrim, Katharine Prata-Linhares, Martha Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ritmo Envolvimento Ensino-aprendizagem Formação de professores. |
topic |
Ritmo Envolvimento Ensino-aprendizagem Formação de professores. |
description |
O artigo reúne o fenômeno do ritmo, a formação de professores e o envolvimento dos alunos. O sentido de ritmo apresentado é muito mais amplo do que o sentido musical de ritmo. Inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente, da aprendizagem, do corpo, das atividades e da energia. A pesquisa aqui relatada é dividida em duas partes. A primeira parte aborda o papel do ritmo na formação de professores na pedagogia Waldorf. A segunda analisa o ritmo nas salas de aula de educação infantil, em Ontário, no Canadá, e em Minas Gerais, Brasil. Na coleta e análise de dados as pesquisadoras canadense e brasileira utilizam um mesmo protocolo de observação para registrar o ritmo das atividades em sala de aula, tanto na agenda das atividades do dia quanto no registro das atividades rítmicas. Com o propósito de analisar a relação entre ritmo e envolvimento nas atividades, a investigação acontece em salas de aula em que o ritmo é um conceito fundamental, e em salas de aula que não dão atenção intencional ao ritmo. Um dos propósitos da investigação é mostrar como o ritmo interfere no envolvimento dos alunos nas atividades de aprendizagem, a necessidade do envolvimento das crianças para que elas possam aprender e dos professores para que tenham condições de criar ambientes que promovam a aprendizagem. Usar o ritmo para promover o envolvimento tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1515 10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1515 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1515/1160 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1515/209209211624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 2 (2009); 359-378 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 359-378 Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 2 (2009); 359-378 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 2 (2009); 359-378 Olhar de Professor; v. 12 n. 2 (2009); 359-378 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495413571584 |