PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma visão geraldos cursos de formação inicial de professores de Inglêse dos documentos que norteiam esse nível de formaçãono Brasil. Especial atenção é dada ao perfil, competênciase habilidades esperadas dos futuros professores deInglês. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativae incluiu a implementação de um projeto de extensão ecoleta de dados por meio de um questionário aberto. Oprojeto de extensão tinha por objetivo contribuir parao aprimoramento das habilidades linguísticas dos futurosprofessores de Inglês e de professores de Inglês emserviço, além de servir como um fórum de discussão ereflexão. A análise dos dados aponta para a preocupaçãodos futuros professores e dos professores em serviço arespeito dos seguintes aspectos: o interesse em desenvolvercompetências linguísticas e comunicativas, em vez deum interesse pelas competências e habilidades necessáriaspara o ensino da língua estrangeira; o interesse pelahabilitação simples e não pela dupla habilitação, comoacontece na maioria dos cursos de formação inicial, istoé, Português e uma Língua Estrangeira. Os resultadossugerem a necessidade de conscientização a respeito do papel e dos objetivos dos cursos de formação inicialpor parte dos interessados em se tornarem professores,para que estes saibam o que esperar dos cursos e paraque também saibam qual o seu papel no processo desua formação. |
id |
UEPG-31_a663b1d8571efb09cd0344809df5332a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1569 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191Língua Inglesa. Proficiência. Formação de professores.O presente artigo apresenta uma visão geraldos cursos de formação inicial de professores de Inglêse dos documentos que norteiam esse nível de formaçãono Brasil. Especial atenção é dada ao perfil, competênciase habilidades esperadas dos futuros professores deInglês. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativae incluiu a implementação de um projeto de extensão ecoleta de dados por meio de um questionário aberto. Oprojeto de extensão tinha por objetivo contribuir parao aprimoramento das habilidades linguísticas dos futurosprofessores de Inglês e de professores de Inglês emserviço, além de servir como um fórum de discussão ereflexão. A análise dos dados aponta para a preocupaçãodos futuros professores e dos professores em serviço arespeito dos seguintes aspectos: o interesse em desenvolvercompetências linguísticas e comunicativas, em vez deum interesse pelas competências e habilidades necessáriaspara o ensino da língua estrangeira; o interesse pelahabilitação simples e não pela dupla habilitação, comoacontece na maioria dos cursos de formação inicial, istoé, Português e uma Língua Estrangeira. Os resultadossugerem a necessidade de conscientização a respeito do papel e dos objetivos dos cursos de formação inicialpor parte dos interessados em se tornarem professores,para que estes saibam o que esperar dos cursos e paraque também saibam qual o seu papel no processo desua formação.Editora UEPG2010-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/156910.5212/OlharProfr.v.12i1.181191Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 181-191Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 181-191Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 181-191Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 181-191Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 181-1911984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569/1214Passini, Michele Andreaza TeixeiraJamoussi, Thaísa de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-07T20:17:32Zoai:uepg.br:article/1569Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-07T20:17:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 |
title |
PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 |
spellingShingle |
PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 Passini, Michele Andreaza Teixeira Língua Inglesa. Proficiência. Formação de professores. |
title_short |
PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 |
title_full |
PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 |
title_fullStr |
PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 |
title_full_unstemmed |
PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 |
title_sort |
PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 |
author |
Passini, Michele Andreaza Teixeira |
author_facet |
Passini, Michele Andreaza Teixeira Jamoussi, Thaísa de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Jamoussi, Thaísa de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passini, Michele Andreaza Teixeira Jamoussi, Thaísa de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Inglesa. Proficiência. Formação de professores. |
topic |
Língua Inglesa. Proficiência. Formação de professores. |
description |
O presente artigo apresenta uma visão geraldos cursos de formação inicial de professores de Inglêse dos documentos que norteiam esse nível de formaçãono Brasil. Especial atenção é dada ao perfil, competênciase habilidades esperadas dos futuros professores deInglês. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativae incluiu a implementação de um projeto de extensão ecoleta de dados por meio de um questionário aberto. Oprojeto de extensão tinha por objetivo contribuir parao aprimoramento das habilidades linguísticas dos futurosprofessores de Inglês e de professores de Inglês emserviço, além de servir como um fórum de discussão ereflexão. A análise dos dados aponta para a preocupaçãodos futuros professores e dos professores em serviço arespeito dos seguintes aspectos: o interesse em desenvolvercompetências linguísticas e comunicativas, em vez deum interesse pelas competências e habilidades necessáriaspara o ensino da língua estrangeira; o interesse pelahabilitação simples e não pela dupla habilitação, comoacontece na maioria dos cursos de formação inicial, istoé, Português e uma Língua Estrangeira. Os resultadossugerem a necessidade de conscientização a respeito do papel e dos objetivos dos cursos de formação inicialpor parte dos interessados em se tornarem professores,para que estes saibam o que esperar dos cursos e paraque também saibam qual o seu papel no processo desua formação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569 10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569/1214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 181-191 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 181-191 Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 181-191 Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 181-191 Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 181-191 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495467048960 |