PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passini, Michele Andreaza Teixeira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Jamoussi, Thaísa de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569
Resumo: O presente artigo apresenta uma visão geraldos cursos de formação inicial de professores de Inglêse dos documentos que norteiam esse nível de formaçãono Brasil. Especial atenção é dada ao perfil, competênciase habilidades esperadas dos futuros professores deInglês. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativae incluiu a implementação de um projeto de extensão ecoleta de dados por meio de um questionário aberto. Oprojeto de extensão tinha por objetivo contribuir parao aprimoramento das habilidades linguísticas dos futurosprofessores de Inglês e de professores de Inglês emserviço, além de servir como um fórum de discussão ereflexão. A análise dos dados aponta para a preocupaçãodos futuros professores e dos professores em serviço arespeito dos seguintes aspectos: o interesse em desenvolvercompetências linguísticas e comunicativas, em vez deum interesse pelas competências e habilidades necessáriaspara o ensino da língua estrangeira; o interesse pelahabilitação simples e não pela dupla habilitação, comoacontece na maioria dos cursos de formação inicial, istoé, Português e uma Língua Estrangeira. Os resultadossugerem a necessidade de conscientização a respeito do papel e dos objetivos dos cursos de formação inicialpor parte dos interessados em se tornarem professores,para que estes saibam o que esperar dos cursos e paraque também saibam qual o seu papel no processo desua formação.
id UEPG-31_a663b1d8571efb09cd0344809df5332a
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1569
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191Língua Inglesa. Proficiência. Formação de professores.O presente artigo apresenta uma visão geraldos cursos de formação inicial de professores de Inglêse dos documentos que norteiam esse nível de formaçãono Brasil. Especial atenção é dada ao perfil, competênciase habilidades esperadas dos futuros professores deInglês. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativae incluiu a implementação de um projeto de extensão ecoleta de dados por meio de um questionário aberto. Oprojeto de extensão tinha por objetivo contribuir parao aprimoramento das habilidades linguísticas dos futurosprofessores de Inglês e de professores de Inglês emserviço, além de servir como um fórum de discussão ereflexão. A análise dos dados aponta para a preocupaçãodos futuros professores e dos professores em serviço arespeito dos seguintes aspectos: o interesse em desenvolvercompetências linguísticas e comunicativas, em vez deum interesse pelas competências e habilidades necessáriaspara o ensino da língua estrangeira; o interesse pelahabilitação simples e não pela dupla habilitação, comoacontece na maioria dos cursos de formação inicial, istoé, Português e uma Língua Estrangeira. Os resultadossugerem a necessidade de conscientização a respeito do papel e dos objetivos dos cursos de formação inicialpor parte dos interessados em se tornarem professores,para que estes saibam o que esperar dos cursos e paraque também saibam qual o seu papel no processo desua formação.Editora UEPG2010-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/156910.5212/OlharProfr.v.12i1.181191Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 181-191Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 181-191Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 181-191Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 181-191Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 181-1911984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569/1214Passini, Michele Andreaza TeixeiraJamoussi, Thaísa de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-07T20:17:32Zoai:uepg.br:article/1569Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-07T20:17:32Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
title PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
spellingShingle PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
Passini, Michele Andreaza Teixeira
Língua Inglesa. Proficiência. Formação de professores.
title_short PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
title_full PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
title_fullStr PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
title_full_unstemmed PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
title_sort PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
author Passini, Michele Andreaza Teixeira
author_facet Passini, Michele Andreaza Teixeira
Jamoussi, Thaísa de Andrade
author_role author
author2 Jamoussi, Thaísa de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passini, Michele Andreaza Teixeira
Jamoussi, Thaísa de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Inglesa. Proficiência. Formação de professores.
topic Língua Inglesa. Proficiência. Formação de professores.
description O presente artigo apresenta uma visão geraldos cursos de formação inicial de professores de Inglêse dos documentos que norteiam esse nível de formaçãono Brasil. Especial atenção é dada ao perfil, competênciase habilidades esperadas dos futuros professores deInglês. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativae incluiu a implementação de um projeto de extensão ecoleta de dados por meio de um questionário aberto. Oprojeto de extensão tinha por objetivo contribuir parao aprimoramento das habilidades linguísticas dos futurosprofessores de Inglês e de professores de Inglês emserviço, além de servir como um fórum de discussão ereflexão. A análise dos dados aponta para a preocupaçãodos futuros professores e dos professores em serviço arespeito dos seguintes aspectos: o interesse em desenvolvercompetências linguísticas e comunicativas, em vez deum interesse pelas competências e habilidades necessáriaspara o ensino da língua estrangeira; o interesse pelahabilitação simples e não pela dupla habilitação, comoacontece na maioria dos cursos de formação inicial, istoé, Português e uma Língua Estrangeira. Os resultadossugerem a necessidade de conscientização a respeito do papel e dos objetivos dos cursos de formação inicialpor parte dos interessados em se tornarem professores,para que estes saibam o que esperar dos cursos e paraque também saibam qual o seu papel no processo desua formação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569
10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1569/1214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 12 Nr. 1 (2009); 181-191
Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 181-191
Olhar de Professor; Vol. 12 Núm. 1 (2009); 181-191
Olhar de Professor; Vol. 12 No. 1 (2009); 181-191
Olhar de Professor; v. 12 n. 1 (2009); 181-191
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495467048960