Dever de casa:visões de mães e professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Serpa, Marta Helena Burity
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1450
Resumo: Diante de sua importância no cotidiano das relações família–escola, o dever de casa tem sido pouco pesquisado em suas concepções, práticas e implicações, seja para a vida familiar, seja para o trabalho docente. A ênfase em sua adoção vem crescendo no atual contexto de política educacional neoliberal de incentivo à participação dos pais na escola e de avaliação da produtividade escolar. Este trabalho é uma análise preliminar de dados de investigação sobre concepções e práticas de dever de casa envolvendo entrevistas com mães e professoras de alunos e alunas de escolas públicas e privadas ensino fundamental de Campina Grande/PB, João Pessoa e municípios vizinhos. Os dados revelam as dificuldades e visões ambíguas acerca do dever de casa das mães de baixa renda e escolaridade, cujos filhos e filhas freqüentam as escolas públicas. Indicam que nas famílias com menos recursos materiais e culturais, o clima do dever de casa é de maior sofrimento e conflito para mães, filhos e filhas, evidenciando-se a problemática da relação entre o dever de casa e as dificuldades escolares dos estudantes, particularmente quando se considera que as professoras esperam a adesão da família ao dever e que sua feitura ou não afeta a avaliação e as chances de sucesso ou fracasso escolar.
id UEPG-31_d409397e955dcda6036f7a8fd67d692c
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1450
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Dever de casa:visões de mães e professorasdever de casarelações família-escolaDiante de sua importância no cotidiano das relações família–escola, o dever de casa tem sido pouco pesquisado em suas concepções, práticas e implicações, seja para a vida familiar, seja para o trabalho docente. A ênfase em sua adoção vem crescendo no atual contexto de política educacional neoliberal de incentivo à participação dos pais na escola e de avaliação da produtividade escolar. Este trabalho é uma análise preliminar de dados de investigação sobre concepções e práticas de dever de casa envolvendo entrevistas com mães e professoras de alunos e alunas de escolas públicas e privadas ensino fundamental de Campina Grande/PB, João Pessoa e municípios vizinhos. Os dados revelam as dificuldades e visões ambíguas acerca do dever de casa das mães de baixa renda e escolaridade, cujos filhos e filhas freqüentam as escolas públicas. Indicam que nas famílias com menos recursos materiais e culturais, o clima do dever de casa é de maior sofrimento e conflito para mães, filhos e filhas, evidenciando-se a problemática da relação entre o dever de casa e as dificuldades escolares dos estudantes, particularmente quando se considera que as professoras esperam a adesão da família ao dever e que sua feitura ou não afeta a avaliação e as chances de sucesso ou fracasso escolar.Editora UEPG2009-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1450Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1450/1095de Carvalho, Maria Eulina PessoaSerpa, Marta Helena Burityinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-17T16:51:03Zoai:uepg.br:article/1450Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-17T16:51:03Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dever de casa:visões de mães e professoras
title Dever de casa:visões de mães e professoras
spellingShingle Dever de casa:visões de mães e professoras
de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
dever de casa
relações família-escola
title_short Dever de casa:visões de mães e professoras
title_full Dever de casa:visões de mães e professoras
title_fullStr Dever de casa:visões de mães e professoras
title_full_unstemmed Dever de casa:visões de mães e professoras
title_sort Dever de casa:visões de mães e professoras
author de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
author_facet de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
Serpa, Marta Helena Burity
author_role author
author2 Serpa, Marta Helena Burity
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
Serpa, Marta Helena Burity
dc.subject.por.fl_str_mv dever de casa
relações família-escola
topic dever de casa
relações família-escola
description Diante de sua importância no cotidiano das relações família–escola, o dever de casa tem sido pouco pesquisado em suas concepções, práticas e implicações, seja para a vida familiar, seja para o trabalho docente. A ênfase em sua adoção vem crescendo no atual contexto de política educacional neoliberal de incentivo à participação dos pais na escola e de avaliação da produtividade escolar. Este trabalho é uma análise preliminar de dados de investigação sobre concepções e práticas de dever de casa envolvendo entrevistas com mães e professoras de alunos e alunas de escolas públicas e privadas ensino fundamental de Campina Grande/PB, João Pessoa e municípios vizinhos. Os dados revelam as dificuldades e visões ambíguas acerca do dever de casa das mães de baixa renda e escolaridade, cujos filhos e filhas freqüentam as escolas públicas. Indicam que nas famílias com menos recursos materiais e culturais, o clima do dever de casa é de maior sofrimento e conflito para mães, filhos e filhas, evidenciando-se a problemática da relação entre o dever de casa e as dificuldades escolares dos estudantes, particularmente quando se considera que as professoras esperam a adesão da família ao dever e que sua feitura ou não afeta a avaliação e as chances de sucesso ou fracasso escolar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1450
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1450/1095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 9 Nr. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 Núm. 1 (2006)
Olhar de Professor; Vol. 9 No. 1 (2006)
Olhar de Professor; v. 9 n. 1 (2006)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495038181376