RAZÕES DA RAZÃO DIDÁTICA: HIPÓTESES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA ESCOLAR CRÍTICA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.011021
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Data de Publicação: | 2009 |
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Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1497 |
Resumo: | Neste texto, apresentam-se algumas hipótesescom as quais se pretende contribuir para a redefiniçãodos pressupostos teórico-metodológicos da didática. Asugestão é de um ideário político-pedagógico comprometidoem fortalecer os papéis que educadores e educandosassumem em ambientes socioeducativos específicos.Propõe-se para discussão um dos caminhos possíveis paraa transformação da ordem estabelecida pela concepçãoneoliberalista da teoria didática e suas repercussões naspráticas de ensino. Trata-se de hipóteses didáticas paraa superação da dualidade entre o pólo teórico e o póloprático do processo de ensino-aprendizagem, em razãodestes se constituírem reciprocamente. |
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RAZÕES DA RAZÃO DIDÁTICA: HIPÓTESES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA ESCOLAR CRÍTICA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.011021DidáticaPensamento didático-críticoEnsino-aprendizagemNeste texto, apresentam-se algumas hipótesescom as quais se pretende contribuir para a redefiniçãodos pressupostos teórico-metodológicos da didática. Asugestão é de um ideário político-pedagógico comprometidoem fortalecer os papéis que educadores e educandosassumem em ambientes socioeducativos específicos.Propõe-se para discussão um dos caminhos possíveis paraa transformação da ordem estabelecida pela concepçãoneoliberalista da teoria didática e suas repercussões naspráticas de ensino. Trata-se de hipóteses didáticas paraa superação da dualidade entre o pólo teórico e o póloprático do processo de ensino-aprendizagem, em razãodestes se constituírem reciprocamente.Editora UEPG2009-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/149710.5212/OlharProfr.v.11i1.011021Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 1 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1497/1142Rays, Oswaldo Alonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T15:58:45Zoai:uepg.br:article/1497Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T15:58:45Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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