ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531 |
Resumo: | Este texto tem a finalidade de divulgar uma proposta de metodologia concebida pelo Grupo de Pesquisa “Literatura e Ensino”, com vistas a subsidiar o trabalho do professor, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, na abordagem do texto literário. Conciliando ideias de Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) e Araújo (2003), a metodologia reúne as concepções de transversalidade às metáforas de rede, de rizoma, e de hipertexto, enquanto ferramentas que permitem associações, entrelaçamento de informações, e estabelecimento de novas relações de sentido, resultando na leitura do texto literário sob a perspectiva transdisciplinar. Palavras-chave: Ensino de literatura. Transversalidade. Transdisciplinaridade. The main of this text is to spread a methodology suggestion conceived by the “Literature and Teaching Research Group”, seeking to subsidize the teacher’s work of the Fundamental and High Teaching levels under the literary text approach. With the ideas of Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) and Araújo (2003) the methodology put the conceptions of transversal to the net metaphor, the rhizome and the hypertext together as tools that allow associations, information crossings and new sense relations establishment, resulting in the literary text reading by the transdiciplinary view. Keywords: Literature teaching. Transversal. Transdisciplinarity. |
id |
UEPG-31_e4e68a59a3f22f39ffca41bb8ef88d9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1531 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430Ensino de literaturaTransversalidadeTransdisciplinaridade Este texto tem a finalidade de divulgar uma proposta de metodologia concebida pelo Grupo de Pesquisa “Literatura e Ensino”, com vistas a subsidiar o trabalho do professor, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, na abordagem do texto literário. Conciliando ideias de Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) e Araújo (2003), a metodologia reúne as concepções de transversalidade às metáforas de rede, de rizoma, e de hipertexto, enquanto ferramentas que permitem associações, entrelaçamento de informações, e estabelecimento de novas relações de sentido, resultando na leitura do texto literário sob a perspectiva transdisciplinar. Palavras-chave: Ensino de literatura. Transversalidade. Transdisciplinaridade. The main of this text is to spread a methodology suggestion conceived by the “Literature and Teaching Research Group”, seeking to subsidize the teacher’s work of the Fundamental and High Teaching levels under the literary text approach. With the ideas of Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) and Araújo (2003) the methodology put the conceptions of transversal to the net metaphor, the rhizome and the hypertext together as tools that allow associations, information crossings and new sense relations establishment, resulting in the literary text reading by the transdiciplinary view. Keywords: Literature teaching. Transversal. Transdisciplinarity.Editora UEPG2009-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/153110.5212/OlharProfr.v.11i2.417430Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531/1176Boberg, Hiudéa Tempesta Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T00:38:49Zoai:uepg.br:article/1531Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T00:38:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 |
title |
ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 |
spellingShingle |
ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues Ensino de literatura Transversalidade Transdisciplinaridade |
title_short |
ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 |
title_full |
ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 |
title_fullStr |
ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 |
title_sort |
ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 |
author |
Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues |
author_facet |
Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de literatura Transversalidade Transdisciplinaridade |
topic |
Ensino de literatura Transversalidade Transdisciplinaridade |
description |
Este texto tem a finalidade de divulgar uma proposta de metodologia concebida pelo Grupo de Pesquisa “Literatura e Ensino”, com vistas a subsidiar o trabalho do professor, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, na abordagem do texto literário. Conciliando ideias de Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) e Araújo (2003), a metodologia reúne as concepções de transversalidade às metáforas de rede, de rizoma, e de hipertexto, enquanto ferramentas que permitem associações, entrelaçamento de informações, e estabelecimento de novas relações de sentido, resultando na leitura do texto literário sob a perspectiva transdisciplinar. Palavras-chave: Ensino de literatura. Transversalidade. Transdisciplinaridade. The main of this text is to spread a methodology suggestion conceived by the “Literature and Teaching Research Group”, seeking to subsidize the teacher’s work of the Fundamental and High Teaching levels under the literary text approach. With the ideas of Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) and Araújo (2003) the methodology put the conceptions of transversal to the net metaphor, the rhizome and the hypertext together as tools that allow associations, information crossings and new sense relations establishment, resulting in the literary text reading by the transdiciplinary view. Keywords: Literature teaching. Transversal. Transdisciplinarity. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531 10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531/1176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008) Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495449223168 |