ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531
Resumo: Este texto tem a finalidade de divulgar uma proposta de metodologia concebida pelo Grupo de Pesquisa “Literatura e Ensino”, com vistas a subsidiar o trabalho do professor, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, na abordagem do texto literário. Conciliando ideias de Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) e Araújo (2003), a metodologia reúne as concepções de transversalidade às metáforas de rede, de rizoma, e de hipertexto, enquanto ferramentas que permitem associações, entrelaçamento de informações, e estabelecimento de novas relações de sentido, resultando na leitura do texto literário sob a perspectiva transdisciplinar.   Palavras-chave: Ensino de literatura. Transversalidade. Transdisciplinaridade.   The main of this text is to spread a methodology suggestion conceived by the “Literature and Teaching Research Group”, seeking to subsidize the teacher’s work of the Fundamental and High Teaching levels under the literary text approach. With the ideas of Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) and Araújo (2003) the methodology put the conceptions of transversal to the net metaphor, the rhizome and the hypertext together as tools that allow associations, information crossings and new sense relations establishment, resulting in the literary text reading by the transdiciplinary view.   Keywords: Literature teaching. Transversal. Transdisciplinarity.
id UEPG-31_e4e68a59a3f22f39ffca41bb8ef88d9d
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1531
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430Ensino de literaturaTransversalidadeTransdisciplinaridade Este texto tem a finalidade de divulgar uma proposta de metodologia concebida pelo Grupo de Pesquisa “Literatura e Ensino”, com vistas a subsidiar o trabalho do professor, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, na abordagem do texto literário. Conciliando ideias de Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) e Araújo (2003), a metodologia reúne as concepções de transversalidade às metáforas de rede, de rizoma, e de hipertexto, enquanto ferramentas que permitem associações, entrelaçamento de informações, e estabelecimento de novas relações de sentido, resultando na leitura do texto literário sob a perspectiva transdisciplinar.   Palavras-chave: Ensino de literatura. Transversalidade. Transdisciplinaridade.   The main of this text is to spread a methodology suggestion conceived by the “Literature and Teaching Research Group”, seeking to subsidize the teacher’s work of the Fundamental and High Teaching levels under the literary text approach. With the ideas of Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) and Araújo (2003) the methodology put the conceptions of transversal to the net metaphor, the rhizome and the hypertext together as tools that allow associations, information crossings and new sense relations establishment, resulting in the literary text reading by the transdiciplinary view.   Keywords: Literature teaching. Transversal. Transdisciplinarity.Editora UEPG2009-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/153110.5212/OlharProfr.v.11i2.417430Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531/1176Boberg, Hiudéa Tempesta Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T00:38:49Zoai:uepg.br:article/1531Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T00:38:49Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
title ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
spellingShingle ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues
Ensino de literatura
Transversalidade
Transdisciplinaridade
title_short ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
title_full ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
title_fullStr ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
title_full_unstemmed ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
title_sort ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR (LITERATURE TEACHING: FROM THE TRANSDISCIPLINARY PERSPECTIVE) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
author Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues
author_facet Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boberg, Hiudéa Tempesta Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura
Transversalidade
Transdisciplinaridade
topic Ensino de literatura
Transversalidade
Transdisciplinaridade
description Este texto tem a finalidade de divulgar uma proposta de metodologia concebida pelo Grupo de Pesquisa “Literatura e Ensino”, com vistas a subsidiar o trabalho do professor, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, na abordagem do texto literário. Conciliando ideias de Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) e Araújo (2003), a metodologia reúne as concepções de transversalidade às metáforas de rede, de rizoma, e de hipertexto, enquanto ferramentas que permitem associações, entrelaçamento de informações, e estabelecimento de novas relações de sentido, resultando na leitura do texto literário sob a perspectiva transdisciplinar.   Palavras-chave: Ensino de literatura. Transversalidade. Transdisciplinaridade.   The main of this text is to spread a methodology suggestion conceived by the “Literature and Teaching Research Group”, seeking to subsidize the teacher’s work of the Fundamental and High Teaching levels under the literary text approach. With the ideas of Candido (1979), Morin (2002), Gallo (2003) and Araújo (2003) the methodology put the conceptions of transversal to the net metaphor, the rhizome and the hypertext together as tools that allow associations, information crossings and new sense relations establishment, resulting in the literary text reading by the transdiciplinary view.   Keywords: Literature teaching. Transversal. Transdisciplinarity.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531
10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.11i2.417430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1531/1176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 2 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 2 (2008)
Olhar de Professor; v. 11 n. 2 (2008)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495449223168