O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Célia Finck
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moretti, Méricles Thadeu, Novak, Franciele Isabelita Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631
Resumo: Trabalho oriundo de pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval sobre processos cognitivos específicos para o desenvolvimento do pensamento geométrico. O presente estudo trata das apreensões e da desconstrução dimensional. A mobilização das apreensões e da desconstrução dimensional estarão presentes em atividades desenvolvidas nesse ambiente dinâmico? A partir desse questionamento, esse trabalho visa indicar resultados de duas atividades de uma sequência didática envolvendo a Geometria que foram aplicadas a trinta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. Dentre os apontamentos, as atividades apresentadas mostram potencialidades para a apreensão operatória em que as modificações ótica e posicional são mobilizadas de maneira simultânea.
id UEPG-31_ed386f6c20afae3516966ab2a463e677
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/13631
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebraGeometriaApreensõesDesconstrução DimensionalGeoGebra.Trabalho oriundo de pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval sobre processos cognitivos específicos para o desenvolvimento do pensamento geométrico. O presente estudo trata das apreensões e da desconstrução dimensional. A mobilização das apreensões e da desconstrução dimensional estarão presentes em atividades desenvolvidas nesse ambiente dinâmico? A partir desse questionamento, esse trabalho visa indicar resultados de duas atividades de uma sequência didática envolvendo a Geometria que foram aplicadas a trinta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. Dentre os apontamentos, as atividades apresentadas mostram potencialidades para a apreensão operatória em que as modificações ótica e posicional são mobilizadas de maneira simultânea.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363110.5212/OlharProfr.v.21i1.0008Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 98-115Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 98-115Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 98-115Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 98-115Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 98-1151984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209210941https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209216065https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209216066https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209216175Copyright (c) 2019 Célia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti, Franciele Isabelita Lopes Novakinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandt, Célia FinckMoretti, Méricles ThadeuNovak, Franciele Isabelita Lopes2022-01-18T11:01:34Zoai:uepg.br:article/13631Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T11:01:34Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra
title O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra
spellingShingle O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra
Brandt, Célia Finck
Geometria
Apreensões
Desconstrução Dimensional
GeoGebra.
title_short O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra
title_full O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra
title_fullStr O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra
title_full_unstemmed O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra
title_sort O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra
author Brandt, Célia Finck
author_facet Brandt, Célia Finck
Moretti, Méricles Thadeu
Novak, Franciele Isabelita Lopes
author_role author
author2 Moretti, Méricles Thadeu
Novak, Franciele Isabelita Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt, Célia Finck
Moretti, Méricles Thadeu
Novak, Franciele Isabelita Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Apreensões
Desconstrução Dimensional
GeoGebra.
topic Geometria
Apreensões
Desconstrução Dimensional
GeoGebra.
description Trabalho oriundo de pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval sobre processos cognitivos específicos para o desenvolvimento do pensamento geométrico. O presente estudo trata das apreensões e da desconstrução dimensional. A mobilização das apreensões e da desconstrução dimensional estarão presentes em atividades desenvolvidas nesse ambiente dinâmico? A partir desse questionamento, esse trabalho visa indicar resultados de duas atividades de uma sequência didática envolvendo a Geometria que foram aplicadas a trinta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. Dentre os apontamentos, as atividades apresentadas mostram potencialidades para a apreensão operatória em que as modificações ótica e posicional são mobilizadas de maneira simultânea.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631
10.5212/OlharProfr.v.21i1.0008
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i1.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209210941
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209216065
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209216066
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209216175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Célia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti, Franciele Isabelita Lopes Novak
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Célia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti, Franciele Isabelita Lopes Novak
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 98-115
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 98-115
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 98-115
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 98-115
Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 98-115
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496752603136