O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebra
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631 |
Resumo: | Trabalho oriundo de pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval sobre processos cognitivos específicos para o desenvolvimento do pensamento geométrico. O presente estudo trata das apreensões e da desconstrução dimensional. A mobilização das apreensões e da desconstrução dimensional estarão presentes em atividades desenvolvidas nesse ambiente dinâmico? A partir desse questionamento, esse trabalho visa indicar resultados de duas atividades de uma sequência didática envolvendo a Geometria que foram aplicadas a trinta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. Dentre os apontamentos, as atividades apresentadas mostram potencialidades para a apreensão operatória em que as modificações ótica e posicional são mobilizadas de maneira simultânea. |
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O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico GeoGebraGeometriaApreensõesDesconstrução DimensionalGeoGebra.Trabalho oriundo de pesquisa qualitativa de mestrado que articulou o GeoGebra às considerações de Raymond Duval sobre processos cognitivos específicos para o desenvolvimento do pensamento geométrico. O presente estudo trata das apreensões e da desconstrução dimensional. A mobilização das apreensões e da desconstrução dimensional estarão presentes em atividades desenvolvidas nesse ambiente dinâmico? A partir desse questionamento, esse trabalho visa indicar resultados de duas atividades de uma sequência didática envolvendo a Geometria que foram aplicadas a trinta alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. Dentre os apontamentos, as atividades apresentadas mostram potencialidades para a apreensão operatória em que as modificações ótica e posicional são mobilizadas de maneira simultânea.Editora UEPG2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1363110.5212/OlharProfr.v.21i1.0008Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 1 (2018); 98-115Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 98-115Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 1 (2018); 98-115Olhar de Professor; Vol. 21 No. 1 (2018); 98-115Olhar de Professor; v. 21 n. 1 (2018); 98-1151984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209210941https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209216065https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209216066https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209216175Copyright (c) 2019 Célia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti, Franciele Isabelita Lopes Novakinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandt, Célia FinckMoretti, Méricles ThadeuNovak, Franciele Isabelita Lopes2022-01-18T11:01:34Zoai:uepg.br:article/13631Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-18T11:01:34Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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