O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados preliminares do projeto “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira” produzidos pela equipe sediada em Belém/PA. Tem por objetivo discutir a relação entre sujeito psíquico e sujeito cognoscente em processos de alfabetização. O trabalho centra-se na análise do desempenho de duas crianças das séries iniciais do EF/9, documentado por meio de diário de campo e de instrumentos de diagnóstico elaborados pela equipe. As análises mostram que as posições assumidas pela criança na relação com professores e colegas podem conduzir à elaboração de resistências que as levam a evitar as tarefas propostas e, consequentemente, têm um impacto direto no desenvolvimento das competências verificadas por meio de instrumentos objetivos de diagnóstico. |
id |
UEPG-31_fa7ebfe8eaaff19299d8186d3ad38881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/5069 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anosAlfabetizaçãoSujeito CognitivoSujeito Psíquico O presente artigo apresenta resultados preliminares do projeto “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira” produzidos pela equipe sediada em Belém/PA. Tem por objetivo discutir a relação entre sujeito psíquico e sujeito cognoscente em processos de alfabetização. O trabalho centra-se na análise do desempenho de duas crianças das séries iniciais do EF/9, documentado por meio de diário de campo e de instrumentos de diagnóstico elaborados pela equipe. As análises mostram que as posições assumidas pela criança na relação com professores e colegas podem conduzir à elaboração de resistências que as levam a evitar as tarefas propostas e, consequentemente, têm um impacto direto no desenvolvimento das competências verificadas por meio de instrumentos objetivos de diagnóstico. Editora UEPG2015-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/506910.5212/OlharProfr.v.16i2.0010Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 415-430Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 415-430Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 415-430Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 415-430Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 415-4301984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069/4411https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069/4425https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069/209209211795Fairchild, Thomas MassaoLima, Alana ClementeHonório, Belly Elimy Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T21:48:13Zoai:uepg.br:article/5069Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T21:48:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title |
O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
spellingShingle |
O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos Fairchild, Thomas Massao Alfabetização Sujeito Cognitivo Sujeito Psíquico |
title_short |
O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title_full |
O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title_fullStr |
O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title_full_unstemmed |
O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
title_sort |
O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos |
author |
Fairchild, Thomas Massao |
author_facet |
Fairchild, Thomas Massao Lima, Alana Clemente Honório, Belly Elimy Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Alana Clemente Honório, Belly Elimy Tavares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fairchild, Thomas Massao Lima, Alana Clemente Honório, Belly Elimy Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Sujeito Cognitivo Sujeito Psíquico |
topic |
Alfabetização Sujeito Cognitivo Sujeito Psíquico |
description |
O presente artigo apresenta resultados preliminares do projeto “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira” produzidos pela equipe sediada em Belém/PA. Tem por objetivo discutir a relação entre sujeito psíquico e sujeito cognoscente em processos de alfabetização. O trabalho centra-se na análise do desempenho de duas crianças das séries iniciais do EF/9, documentado por meio de diário de campo e de instrumentos de diagnóstico elaborados pela equipe. As análises mostram que as posições assumidas pela criança na relação com professores e colegas podem conduzir à elaboração de resistências que as levam a evitar as tarefas propostas e, consequentemente, têm um impacto direto no desenvolvimento das competências verificadas por meio de instrumentos objetivos de diagnóstico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0010 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069/4411 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069/4425 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069/209209211795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 415-430 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 415-430 Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 415-430 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 415-430 Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 415-430 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495944151040 |