O papel da subjetividade nos processos cognitivos de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fairchild, Thomas Massao
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Alana Clemente, Honório, Belly Elimy Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5069
Resumo: O presente artigo apresenta resultados preliminares do projeto “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira” produzidos pela equipe sediada em Belém/PA. Tem por objetivo discutir a relação entre sujeito psíquico e sujeito cognoscente em processos de alfabetização. O trabalho centra-se na análise do desempenho de duas crianças das séries iniciais do EF/9, documentado por meio de diário de campo e de instrumentos de diagnóstico elaborados pela equipe. As análises mostram que as posições assumidas pela criança na relação com professores e colegas podem conduzir à elaboração de resistências que as levam a evitar as tarefas propostas e, consequentemente, têm um impacto direto no desenvolvimento das competências verificadas por meio de instrumentos objetivos de diagnóstico.
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