O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Fernanda Luiza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reis, Ivoni Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189
Resumo: O presente estudo visou investigar como o ensino da química é estabelecido em uma escola Waldorf noEnsino Fundamental. Para isso, tomamos como ambiente de pesquisa, a escola Paineiras Waldorf, localizada nacidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Os participantes foram dez alunos de uma turma do oitavo ano e a professoraresponsável por ela. Foi observada a época de química do oitavo ano. As aulas foram gravadas em áudio, e foiconstruído um diário de campo. Foram analisados os cadernos de anotações dos alunos sobre as aulas, sendo oregistro por fotografia. A entrevista semiestruturada foi realizada com os alunos e a professora da turma, sendogravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados ocorreu através da Análise de Conteúdo.Os resultados apontaram para um currículo baseado em eixos temáticos, uma abordagem contextualizada einterdisciplinar dos saberes químicos, com valorização da arte e da experimentação.
id UEPG-31_fceb3a76f9776ea301c9ed963645e8cb
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14189
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARESPedagogia diferenciada. Ensino de Química. Ensino Fundamental.O presente estudo visou investigar como o ensino da química é estabelecido em uma escola Waldorf noEnsino Fundamental. Para isso, tomamos como ambiente de pesquisa, a escola Paineiras Waldorf, localizada nacidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Os participantes foram dez alunos de uma turma do oitavo ano e a professoraresponsável por ela. Foi observada a época de química do oitavo ano. As aulas foram gravadas em áudio, e foiconstruído um diário de campo. Foram analisados os cadernos de anotações dos alunos sobre as aulas, sendo oregistro por fotografia. A entrevista semiestruturada foi realizada com os alunos e a professora da turma, sendogravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados ocorreu através da Análise de Conteúdo.Os resultados apontaram para um currículo baseado em eixos temáticos, uma abordagem contextualizada einterdisciplinar dos saberes químicos, com valorização da arte e da experimentação.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1418910.5212/OlharProfr.v.21i2.0007Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 266 - 280Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 266 - 280Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 266 - 280Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 266 - 280Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 266 - 2801984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189/209209211296https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189/209209216006https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189/209209216007https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189/209209216159Copyright (c) 2019 Fernanda Luiza Faria, Ivoni Freitas Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Fernanda LuizaReis, Ivoni Freitas2022-01-17T11:22:33Zoai:uepg.br:article/14189Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-17T11:22:33Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES
title O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES
spellingShingle O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES
Faria, Fernanda Luiza
Pedagogia diferenciada. Ensino de Química. Ensino Fundamental.
title_short O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES
title_full O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES
title_fullStr O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES
title_full_unstemmed O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES
title_sort O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES
author Faria, Fernanda Luiza
author_facet Faria, Fernanda Luiza
Reis, Ivoni Freitas
author_role author
author2 Reis, Ivoni Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Fernanda Luiza
Reis, Ivoni Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia diferenciada. Ensino de Química. Ensino Fundamental.
topic Pedagogia diferenciada. Ensino de Química. Ensino Fundamental.
description O presente estudo visou investigar como o ensino da química é estabelecido em uma escola Waldorf noEnsino Fundamental. Para isso, tomamos como ambiente de pesquisa, a escola Paineiras Waldorf, localizada nacidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Os participantes foram dez alunos de uma turma do oitavo ano e a professoraresponsável por ela. Foi observada a época de química do oitavo ano. As aulas foram gravadas em áudio, e foiconstruído um diário de campo. Foram analisados os cadernos de anotações dos alunos sobre as aulas, sendo oregistro por fotografia. A entrevista semiestruturada foi realizada com os alunos e a professora da turma, sendogravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados ocorreu através da Análise de Conteúdo.Os resultados apontaram para um currículo baseado em eixos temáticos, uma abordagem contextualizada einterdisciplinar dos saberes químicos, com valorização da arte e da experimentação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0007
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189/209209211296
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189/209209216006
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189/209209216007
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189/209209216159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fernanda Luiza Faria, Ivoni Freitas Reis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fernanda Luiza Faria, Ivoni Freitas Reis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 266 - 280
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 266 - 280
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 266 - 280
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 266 - 280
Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 266 - 280
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496854315008