REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12766 |
Resumo: | A pesquisa busca conhecer e analisar representações sociais de professores sobre adolescentes da escola pública ao problematizar estereótipos, preconceitos e imagens sociais depreciativas e/ou patologizadoras dos jovens pobres, tal como veiculado nos últimos anos pelas mídias sociais perante as ocupações e manifestações estudantis em diferentes estados brasileiros. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e refuta vertentes naturalizantes e patologizadoras da Psicologia na compreensão do fenômeno da adolescência, adotando uma perspectiva histórico-cultural para entender como ocorrem as mudanças no psiquismo do adolescente em relação ao contexto social, cultural e histórico em que ele se insere. A partir de coleta de dados com 25 professores analisam-se os núcleos de significados encontrados em termos de frequência, percentual e ordenamento das manifestações docentes. Estes núcleos são: comportamento do aluno, motivação para aprendizagem, relação com o conhecimento, nível de desenvolvimento, perspectivas de futuro e relacionamento afetivo. Conclui-se que os participantes da pesquisa carregam representações negativas sobre os adolescentes das escolas públicas e está presente a visão de educação como disciplinamento e conformação, contribuindo para processos de exclusão da sociedade de classes, dominada pela ideologia do mérito e da difusão da liberdade individual. Daí a necessidade de imprimir na formação dos professores uma perspectiva crítica, que enfatize a complexidade e multideterminação dos fatores implicados no processo educacional e a necessária ruptura da imagem socialmente atribuída ao adolescente da escola pública. |
id |
UEPG-31_fdb8bd1c32f60f93416d13eae6c1d36e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/12766 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICAA pesquisa busca conhecer e analisar representações sociais de professores sobre adolescentes da escola pública ao problematizar estereótipos, preconceitos e imagens sociais depreciativas e/ou patologizadoras dos jovens pobres, tal como veiculado nos últimos anos pelas mídias sociais perante as ocupações e manifestações estudantis em diferentes estados brasileiros. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e refuta vertentes naturalizantes e patologizadoras da Psicologia na compreensão do fenômeno da adolescência, adotando uma perspectiva histórico-cultural para entender como ocorrem as mudanças no psiquismo do adolescente em relação ao contexto social, cultural e histórico em que ele se insere. A partir de coleta de dados com 25 professores analisam-se os núcleos de significados encontrados em termos de frequência, percentual e ordenamento das manifestações docentes. Estes núcleos são: comportamento do aluno, motivação para aprendizagem, relação com o conhecimento, nível de desenvolvimento, perspectivas de futuro e relacionamento afetivo. Conclui-se que os participantes da pesquisa carregam representações negativas sobre os adolescentes das escolas públicas e está presente a visão de educação como disciplinamento e conformação, contribuindo para processos de exclusão da sociedade de classes, dominada pela ideologia do mérito e da difusão da liberdade individual. Daí a necessidade de imprimir na formação dos professores uma perspectiva crítica, que enfatize a complexidade e multideterminação dos fatores implicados no processo educacional e a necessária ruptura da imagem socialmente atribuída ao adolescente da escola pública. Editora UEPG2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1276610.5212/OlharProfr.v.19i1.0006Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-106Olhar de Professor; Vol. 19 No. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-106Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-106Olhar de Professor; Vol. 19 No. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-106Olhar de Professor; v. 19 n. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-1061984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12766/209209210661Larocca, PriscilaPrachum, Bianca NevesSantos, Natali de Fátima dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-25T17:56:59Zoai:uepg.br:article/12766Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-25T17:56:59Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA |
title |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA Larocca, Priscila |
title_short |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA |
title_full |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA |
author |
Larocca, Priscila |
author_facet |
Larocca, Priscila Prachum, Bianca Neves Santos, Natali de Fátima dos |
author_role |
author |
author2 |
Prachum, Bianca Neves Santos, Natali de Fátima dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larocca, Priscila Prachum, Bianca Neves Santos, Natali de Fátima dos |
description |
A pesquisa busca conhecer e analisar representações sociais de professores sobre adolescentes da escola pública ao problematizar estereótipos, preconceitos e imagens sociais depreciativas e/ou patologizadoras dos jovens pobres, tal como veiculado nos últimos anos pelas mídias sociais perante as ocupações e manifestações estudantis em diferentes estados brasileiros. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e refuta vertentes naturalizantes e patologizadoras da Psicologia na compreensão do fenômeno da adolescência, adotando uma perspectiva histórico-cultural para entender como ocorrem as mudanças no psiquismo do adolescente em relação ao contexto social, cultural e histórico em que ele se insere. A partir de coleta de dados com 25 professores analisam-se os núcleos de significados encontrados em termos de frequência, percentual e ordenamento das manifestações docentes. Estes núcleos são: comportamento do aluno, motivação para aprendizagem, relação com o conhecimento, nível de desenvolvimento, perspectivas de futuro e relacionamento afetivo. Conclui-se que os participantes da pesquisa carregam representações negativas sobre os adolescentes das escolas públicas e está presente a visão de educação como disciplinamento e conformação, contribuindo para processos de exclusão da sociedade de classes, dominada pela ideologia do mérito e da difusão da liberdade individual. Daí a necessidade de imprimir na formação dos professores uma perspectiva crítica, que enfatize a complexidade e multideterminação dos fatores implicados no processo educacional e a necessária ruptura da imagem socialmente atribuída ao adolescente da escola pública. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12766 10.5212/OlharProfr.v.19i1.0006 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12766 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.19i1.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12766/209209210661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-106 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-106 Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-106 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-106 Olhar de Professor; v. 19 n. 1 (2016): Pedagogia Social; 84-106 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496413913088 |