Educação e catolicismo: a construção de um modelo de professor e as apropriações católicas da Escola Nova a partir de Everardo Backheuser (1928-1946)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prachum , Bianca Neves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2894
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar os manuais pedagógicos escritos por Everardo Backheuser (1879-1951), a fim de identificar o modelo desejável de professor católico neles expressos, bem como as apropriações católicas da Escola Nova neles sistematizadas. Em termos específicos, apresenta-se a trajetória desse intelectual católico, bem como suas contribuições para a renovação da Pedagogia católica no Brasil. Foi delimitado para estudo o período entre 1928 e 1946, respectivamente, ano de sua conversão ao catolicismo e ano de publicação do último manual aqui analisado. Os manuais utilizados como fontes primárias foram: Aritmética na Escola Nova (1933), Técnica da Pedagogia Moderna (teoria e prática da Escola Nova) (1934), Ensaio de Biotipologia Educacional (1941), e O Professor (1946). Esses manuais foram os principais escritos do autor em questão na área da Pedagogia, aqui analisados como parte da estratégia política da intelectualidade católica no campo educacional. Para interpretar o modo como Backheuser, a partir de sua apropriação da Escola Nova, atuou como intelectual mediador, ao produzir seus manuais pedagógicos em contato com outros intelectuais ligados à Igreja, empregam-se dois conceitos-chave, a saber: o conceito de estratégia, a partir de Michel de Certeau; e o conceito de apropriação, a partir de Roger Chartier. Os manuais foram concebidos e direcionados para a formação inicial e continuada de professores do ensino primário, foram muito efetivos em seu alcance, inclusive, ultrapassando a seara exclusiva dos professores católicos. Utilizamos como referencial teórico metodológico a análise de conteúdo de Laurence Bardin; e, ainda, complementarmente, para discutir a trajetória intelectual, a conversão ao catolicismo e a atuação de Backheuser nos diferentes campos sociais, especialmente no campo educacional, lançamos mão de conceitos cunhados por Pierre Bourdieu, notadamente os de campo, de habitus e dos diferentes tipos de capital – econômico, cultural, social e simbólico. Como resultados da investigação verificou-se que Everardo Backheuser foi um renovador da Pedagogia católica no Brasil, por meio de suas contribuições para a formação de professores, especialmente a partir dos seus manuais pedagógicos. Foi membro da Associação Brasileira de Educação até 1932, e, após ter saído, foi um dos fundadores da Confederação Católica Brasileira de Educação, em 1933. Para Backheuser, os professores deveriam ser educadores, contribuindo assim para a educação integral dos alunos. A formação integral era compreendida a partir do estruturalismo de Spranger, o que tornava sua apropriação da Escola Nova muito particular. Entre as características desejáveis aos professores estavam a autoridade, o estudo contínuo, o otimismo, o “ser exemplo” e o espírito de cooperação e iniciativa. Destacam-se dentre suas apropriações dos métodos da Escola Nova as recomendações para o trabalho com as excursões e o investimento na produção de museus escolares.
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N. Educação e catolicismo: a construção de um modelo de professor e as apropriações católicas da Escola Nova a partir de Everardo Backheuser (1928-1946). 2019. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2894O objetivo desta dissertação é analisar os manuais pedagógicos escritos por Everardo Backheuser (1879-1951), a fim de identificar o modelo desejável de professor católico neles expressos, bem como as apropriações católicas da Escola Nova neles sistematizadas. Em termos específicos, apresenta-se a trajetória desse intelectual católico, bem como suas contribuições para a renovação da Pedagogia católica no Brasil. Foi delimitado para estudo o período entre 1928 e 1946, respectivamente, ano de sua conversão ao catolicismo e ano de publicação do último manual aqui analisado. Os manuais utilizados como fontes primárias foram: Aritmética na Escola Nova (1933), Técnica da Pedagogia Moderna (teoria e prática da Escola Nova) (1934), Ensaio de Biotipologia Educacional (1941), e O Professor (1946). Esses manuais foram os principais escritos do autor em questão na área da Pedagogia, aqui analisados como parte da estratégia política da intelectualidade católica no campo educacional. Para interpretar o modo como Backheuser, a partir de sua apropriação da Escola Nova, atuou como intelectual mediador, ao produzir seus manuais pedagógicos em contato com outros intelectuais ligados à Igreja, empregam-se dois conceitos-chave, a saber: o conceito de estratégia, a partir de Michel de Certeau; e o conceito de apropriação, a partir de Roger Chartier. Os manuais foram concebidos e direcionados para a formação inicial e continuada de professores do ensino primário, foram muito efetivos em seu alcance, inclusive, ultrapassando a seara exclusiva dos professores católicos. Utilizamos como referencial teórico metodológico a análise de conteúdo de Laurence Bardin; e, ainda, complementarmente, para discutir a trajetória intelectual, a conversão ao catolicismo e a atuação de Backheuser nos diferentes campos sociais, especialmente no campo educacional, lançamos mão de conceitos cunhados por Pierre Bourdieu, notadamente os de campo, de habitus e dos diferentes tipos de capital – econômico, cultural, social e simbólico. Como resultados da investigação verificou-se que Everardo Backheuser foi um renovador da Pedagogia católica no Brasil, por meio de suas contribuições para a formação de professores, especialmente a partir dos seus manuais pedagógicos. Foi membro da Associação Brasileira de Educação até 1932, e, após ter saído, foi um dos fundadores da Confederação Católica Brasileira de Educação, em 1933. Para Backheuser, os professores deveriam ser educadores, contribuindo assim para a educação integral dos alunos. A formação integral era compreendida a partir do estruturalismo de Spranger, o que tornava sua apropriação da Escola Nova muito particular. Entre as características desejáveis aos professores estavam a autoridade, o estudo contínuo, o otimismo, o “ser exemplo” e o espírito de cooperação e iniciativa. Destacam-se dentre suas apropriações dos métodos da Escola Nova as recomendações para o trabalho com as excursões e o investimento na produção de museus escolares.The objective of this dissertation is analyzing the pedagogical manuals written by Everardo Backheuser (1879-1951), intending to identify the desirable model of catholic teacher that is expressed in them, as well as the catholic appropriations of the New School systematized in them. In specific terms it is presented the trajectory of this catholic intellectual as well as his contributions to the renovation of the catholic Pedagogy in Brazil. It was delimited for this study the period between 1928 and 1946, respectively the year of his conversion to catholicism and the year of publication of the last manual analyzed here. The manuals that were used as primary sources were: Aritmética na Escola Nova (1933), Técnica da Pedagogia Moderna (teoria e prática da Escola Nova) (1934), Ensaio de Biotipologia Educacional (1941), and O Professor (1946). These manuals were the most important written by the author in question in the area of Pedagogy; Here analyzed as part of the political strategy of the catholic intellectuality in the educational field. To interpret the mode as Backheuser, from his appropriation of the New School, he acted as a mediator intellectual by producing his pedagogical manuals in contact with other intellectuals connected to the Church, two known key-concepts are employed: the concept of strategy, starting by Michel de Certeau; and the concept of appropriation, starting by Roger Chartier. The manuals were conceived and directed to the initial and continued formation of teachers from the primary school, and they were very effective in their reach, including, surpassing the exclusive group of the catholic teachers. It was used as a theoretical and methodological reference the content analysis by Laurence Bardin; and also, in a complementar way, to discuss the intellectual trajectory, the conversion to catholicism and Backheuser’s actuation in different social fields, especially in the educational field, we used concepts created by Pierre Bourdieu, notably the concepts of field, of habitus and of different kinds of capital – economic, cultural, social and symbolic. As results of the investigation it was verified that Everardo Backheuser was a renewer of the catholic Pedagogy in Brazil, by mean of his contributions for teacher training, especially from his pedagogical manuals. He was a member of the Brazilian Association until 1932, and after leaving he was one of the founders of the Brazilian Catholic Confederation of Education in 1933. For Backheuser, the teachers should be educators, contributing then to the integral education of students. The integral formation was understood from the Structuralism by Spranger, what made his appropriation of the New School very particular. Among the characteristics that were desirable in teachers were the authority, the continuous study, optimism, “being an example” and the spirit of cooperation and initiative. Among his appropriations from the New School methodes the recommendations for the work with the excursions and the investment in the production of scholar museums stood out.Submitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2019-08-28T19:55:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Bianca Neves Prachum.pdf: 4208321 bytes, checksum: a0492f0382c9855e02a909107483ee4a (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-28T19:55:54Z (GMT). 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História da Educação
Everardo Backheuser
Pedagogia católica
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Everardo Backheuser
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Everardo Backheuser
Pedagogia católica
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Everardo Backheuser
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description O objetivo desta dissertação é analisar os manuais pedagógicos escritos por Everardo Backheuser (1879-1951), a fim de identificar o modelo desejável de professor católico neles expressos, bem como as apropriações católicas da Escola Nova neles sistematizadas. Em termos específicos, apresenta-se a trajetória desse intelectual católico, bem como suas contribuições para a renovação da Pedagogia católica no Brasil. Foi delimitado para estudo o período entre 1928 e 1946, respectivamente, ano de sua conversão ao catolicismo e ano de publicação do último manual aqui analisado. Os manuais utilizados como fontes primárias foram: Aritmética na Escola Nova (1933), Técnica da Pedagogia Moderna (teoria e prática da Escola Nova) (1934), Ensaio de Biotipologia Educacional (1941), e O Professor (1946). Esses manuais foram os principais escritos do autor em questão na área da Pedagogia, aqui analisados como parte da estratégia política da intelectualidade católica no campo educacional. Para interpretar o modo como Backheuser, a partir de sua apropriação da Escola Nova, atuou como intelectual mediador, ao produzir seus manuais pedagógicos em contato com outros intelectuais ligados à Igreja, empregam-se dois conceitos-chave, a saber: o conceito de estratégia, a partir de Michel de Certeau; e o conceito de apropriação, a partir de Roger Chartier. Os manuais foram concebidos e direcionados para a formação inicial e continuada de professores do ensino primário, foram muito efetivos em seu alcance, inclusive, ultrapassando a seara exclusiva dos professores católicos. Utilizamos como referencial teórico metodológico a análise de conteúdo de Laurence Bardin; e, ainda, complementarmente, para discutir a trajetória intelectual, a conversão ao catolicismo e a atuação de Backheuser nos diferentes campos sociais, especialmente no campo educacional, lançamos mão de conceitos cunhados por Pierre Bourdieu, notadamente os de campo, de habitus e dos diferentes tipos de capital – econômico, cultural, social e simbólico. Como resultados da investigação verificou-se que Everardo Backheuser foi um renovador da Pedagogia católica no Brasil, por meio de suas contribuições para a formação de professores, especialmente a partir dos seus manuais pedagógicos. Foi membro da Associação Brasileira de Educação até 1932, e, após ter saído, foi um dos fundadores da Confederação Católica Brasileira de Educação, em 1933. Para Backheuser, os professores deveriam ser educadores, contribuindo assim para a educação integral dos alunos. A formação integral era compreendida a partir do estruturalismo de Spranger, o que tornava sua apropriação da Escola Nova muito particular. Entre as características desejáveis aos professores estavam a autoridade, o estudo contínuo, o otimismo, o “ser exemplo” e o espírito de cooperação e iniciativa. Destacam-se dentre suas apropriações dos métodos da Escola Nova as recomendações para o trabalho com as excursões e o investimento na produção de museus escolares.
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