História, a espinha dorsal do pensamento político de Dante Alighieri (1265-1321).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Eduardo Leite
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3628
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar o papel da história no pensamento político de Dante Alighieri (1265-1321). As fontes utilizadas na análise foram aquelas em que o autor mais se manifesta politicamente, a saber, o opúsculo filosófico Convívio (1304-1308), as Epístolas V, VI e VII (1311-1312), o tratado escolástico Sobre a Monarquia (1316-1321) e os três poemas da Divina Comédia: Inferno (1304-1308), Purgatório (1308-1312) e o Paraíso (1316-1321). A pesquisa alicerçou-se nos pressupostos teórico-metodológicos do contextualismo linguístico de Quentin Skinner (2009) e nas categorias meta-históricas “espaço de experiência” e “horizonte de expectativa” propostas por Reinhart Koselleck (2006). Após reconstruir os axiomas da sociedade política do tempo de Dante e inseri-lo organicamente no transcurso dos eventos, isto é, depois de perscrutar a milenar disputa entre Império e Papado acerca dos limites de atuação do poder temporal e espiritual e examinar os efeitos disso na Península Itália, verificou-se as teorias com as quais o autor se defronta na sua apologia imperial. Alighieri identifica na ausência do imperador a falta de paz e justiça do seu tempo, ausência essa que existe por querer da Sé Apostólica, de algumas comunas italianas e dos reinos da França e de Nápoles. Em seus escritos do exílio, o poeta florentino procura demonstrar a necessidade do rei dos romanos e a sua independência face ao pontífice a partir do fim natural/racional do gênero humano. Os resultados do estudo revelaram que Dante Alighieri estrutura sua argumentação na história do Império Romano, instrumentalizada para solucionar os problemas de seu presente.
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História, a espinha dorsal do pensamento político de Dante Alighieri (1265-1321). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3628Esta dissertação teve por objetivo investigar o papel da história no pensamento político de Dante Alighieri (1265-1321). As fontes utilizadas na análise foram aquelas em que o autor mais se manifesta politicamente, a saber, o opúsculo filosófico Convívio (1304-1308), as Epístolas V, VI e VII (1311-1312), o tratado escolástico Sobre a Monarquia (1316-1321) e os três poemas da Divina Comédia: Inferno (1304-1308), Purgatório (1308-1312) e o Paraíso (1316-1321). A pesquisa alicerçou-se nos pressupostos teórico-metodológicos do contextualismo linguístico de Quentin Skinner (2009) e nas categorias meta-históricas “espaço de experiência” e “horizonte de expectativa” propostas por Reinhart Koselleck (2006). Após reconstruir os axiomas da sociedade política do tempo de Dante e inseri-lo organicamente no transcurso dos eventos, isto é, depois de perscrutar a milenar disputa entre Império e Papado acerca dos limites de atuação do poder temporal e espiritual e examinar os efeitos disso na Península Itália, verificou-se as teorias com as quais o autor se defronta na sua apologia imperial. Alighieri identifica na ausência do imperador a falta de paz e justiça do seu tempo, ausência essa que existe por querer da Sé Apostólica, de algumas comunas italianas e dos reinos da França e de Nápoles. Em seus escritos do exílio, o poeta florentino procura demonstrar a necessidade do rei dos romanos e a sua independência face ao pontífice a partir do fim natural/racional do gênero humano. Os resultados do estudo revelaram que Dante Alighieri estrutura sua argumentação na história do Império Romano, instrumentalizada para solucionar os problemas de seu presente.Questa dissertazione intendeva indagare il ruolo della storia nel pensiero politico di Dante Alighieri (1265-1321). Le fonti utilizzate nell’analisi sono quelle in cui l’autore si manifesta più politicamente, ovvero l’opuscolo filosofico Il Convivio (1304-1308), le Epistole V, VI e VII (1311-1312), il trattato scolastico De Monarchia (1316- 1312) e le tre poesie della Divina Commedia: Inferno (1304-1308), Purgatorio (1308-1312) e Paradiso (1316-1321). La ricerca si è basata sui presupposti teorico-metodologici del contestualismo linguistico di Quentin Skinner (2009) e sulle categorie metastoriche “spazio dell’esperienza” e “orizzonte dell’aspettativa” proposte da Reinhart Koselleck (2006). Dopo aver ricostruito gli assiomi della società politica al tempo di Dante e averli inseriti organicamente nel corso degli eventi, cioè dopo aver scrutato l’annosa contesa tra Impero e Papato sui limiti del potere temporale e spirituale e averne esaminato gli effetti sulla Penisola Italiana, le teorie che l’autore deve affrontare nelle sue scuse imperiali sono state verificate. Alighieri individua nell’assenza dell’imperatore la mancanza di pace e giustizia del suo tempo, assenza che esiste per volontà della Sede Apostolica, di alcuni comuni italiani e dei regni di Francia e di Napoli. Nei suoi scritti in esilio, il poeta fiorentino cerca di dimostrare la necessità del re dei romani e la sua indipendenza dal pontefice dalla fine naturale/razionale del genere umano. I risultati dello studio hanno rivelato che Dante Alighieri struttura la sua argomentazione nella storia dell'Impero Romano, strumentalizzata per risolvere i problemi del suo presente. 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Zanotto, Gizele
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Dante Alighieri
Pensamento político
História
Historiografia medieval
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Pensiero politico
Storia
Storiografia medievale
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Pensiero politico
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description Esta dissertação teve por objetivo investigar o papel da história no pensamento político de Dante Alighieri (1265-1321). As fontes utilizadas na análise foram aquelas em que o autor mais se manifesta politicamente, a saber, o opúsculo filosófico Convívio (1304-1308), as Epístolas V, VI e VII (1311-1312), o tratado escolástico Sobre a Monarquia (1316-1321) e os três poemas da Divina Comédia: Inferno (1304-1308), Purgatório (1308-1312) e o Paraíso (1316-1321). A pesquisa alicerçou-se nos pressupostos teórico-metodológicos do contextualismo linguístico de Quentin Skinner (2009) e nas categorias meta-históricas “espaço de experiência” e “horizonte de expectativa” propostas por Reinhart Koselleck (2006). Após reconstruir os axiomas da sociedade política do tempo de Dante e inseri-lo organicamente no transcurso dos eventos, isto é, depois de perscrutar a milenar disputa entre Império e Papado acerca dos limites de atuação do poder temporal e espiritual e examinar os efeitos disso na Península Itália, verificou-se as teorias com as quais o autor se defronta na sua apologia imperial. Alighieri identifica na ausência do imperador a falta de paz e justiça do seu tempo, ausência essa que existe por querer da Sé Apostólica, de algumas comunas italianas e dos reinos da França e de Nápoles. Em seus escritos do exílio, o poeta florentino procura demonstrar a necessidade do rei dos romanos e a sua independência face ao pontífice a partir do fim natural/racional do gênero humano. Os resultados do estudo revelaram que Dante Alighieri estrutura sua argumentação na história do Império Romano, instrumentalizada para solucionar os problemas de seu presente.
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