Trajetória intelectual do jesuíta Leonel Franca: educação e catolicismo (1923-1948)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natália Cristina de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2599
Resumo: O objetivo desta tese é discutir a participação e contribuição do Padre Leonel Franca(1893-1948), durante as décadas de 20 a 40 do século XX – especificamente entre 1923 e 1948, enfatizando sua atuação no campo educacional brasileiro. Para tanto, considera-se a trajetória intelectual deste padre, integrante da Companhia de Jesus, particularmente em sua atuação na esfera pública para defender a posição da Igreja Católica nos debates da educação brasileira e do Ensino Religioso. O jesuíta é considerado como orientador de uma geração de intelectuais católicos e mediador das demandas eclesiásticas e imperativos do governo Getúlio Vargas. Os critérios para delimitação temporal são a data de sua ordenação (1923) e o ano em que se efetivou Reitor da Pontifícia Universidade Católica (1948), da qual – também – foi fundador, consonante a isso sua morte, aos 55 anos. Esta tese tem como principais fontes, correspondências, notas de leitura e anotações – localizadas em diário particular – no Arquivo da Província dos Jesuítas no Brasil, com sede no Rio de Janeiro. O acervo documental é composto por pertences e manuscritos de padres jesuítas do país todo, dentre eles Padre Leonel Franca; são mantidos sob responsabilidade dos representantes desta Ordem no país. Além do material citado, considerou-se a obra produzida ao longo de sua trajetória. No que diz respeito às estratégias de análise desta produção, são desenvolvidas considerações com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, particularmente ao compreender este padre jesuíta como um mediador. São utilizados os conceitos de habitus, campo e capital para entender suas ações sociais em favor dos interesses da Igreja Católica. Além disso, discute-se a sua rede de sociabilidade, utilizada pelo integrante da Companhia de Jesus, ao transitar nos mais variados meios sociais e culturais. Demonstra-se, inicialmente, como o jesuíta iniciou sua formação que proporcionou, mais tarde, transitar nos campos políticos e educacionais a fim de atingir conquistas religiosas. Em seguida, é apresentada a projeção do padre na estrutura e os formatos de sua rede de sociabilidade ao alcançar argumentos que justifiquem sua atuação política no que tange à educação brasileira. E, por fim, sua consagração por meio da reverberação de suas produções, no que diz respeito ao Ensino Religioso e à criação de uma universidade católica para atingir a configuração desejada de uma sociedade católica. Franca estabeleceu uma rede ampla de contatos para sistematizar e projetar o programa educativo da Igreja e isso foi possível via relações diretas com o Estado. Este padre jesuíta, considerado pelos críticos literários “o polemista” do século XX, consolidou sua trajetória intelectual trilhando o caminho da racionalidade jesuítica, travando embates e alianças com o Estado e firmando seu legado nas conquistas em favor da Igreja Católica, em diferentes esferas do mundo social.
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Para tanto, considera-se a trajetória intelectual deste padre, integrante da Companhia de Jesus, particularmente em sua atuação na esfera pública para defender a posição da Igreja Católica nos debates da educação brasileira e do Ensino Religioso. O jesuíta é considerado como orientador de uma geração de intelectuais católicos e mediador das demandas eclesiásticas e imperativos do governo Getúlio Vargas. Os critérios para delimitação temporal são a data de sua ordenação (1923) e o ano em que se efetivou Reitor da Pontifícia Universidade Católica (1948), da qual – também – foi fundador, consonante a isso sua morte, aos 55 anos. Esta tese tem como principais fontes, correspondências, notas de leitura e anotações – localizadas em diário particular – no Arquivo da Província dos Jesuítas no Brasil, com sede no Rio de Janeiro. O acervo documental é composto por pertences e manuscritos de padres jesuítas do país todo, dentre eles Padre Leonel Franca; são mantidos sob responsabilidade dos representantes desta Ordem no país. Além do material citado, considerou-se a obra produzida ao longo de sua trajetória. No que diz respeito às estratégias de análise desta produção, são desenvolvidas considerações com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, particularmente ao compreender este padre jesuíta como um mediador. São utilizados os conceitos de habitus, campo e capital para entender suas ações sociais em favor dos interesses da Igreja Católica. Além disso, discute-se a sua rede de sociabilidade, utilizada pelo integrante da Companhia de Jesus, ao transitar nos mais variados meios sociais e culturais. Demonstra-se, inicialmente, como o jesuíta iniciou sua formação que proporcionou, mais tarde, transitar nos campos políticos e educacionais a fim de atingir conquistas religiosas. Em seguida, é apresentada a projeção do padre na estrutura e os formatos de sua rede de sociabilidade ao alcançar argumentos que justifiquem sua atuação política no que tange à educação brasileira. E, por fim, sua consagração por meio da reverberação de suas produções, no que diz respeito ao Ensino Religioso e à criação de uma universidade católica para atingir a configuração desejada de uma sociedade católica. Franca estabeleceu uma rede ampla de contatos para sistematizar e projetar o programa educativo da Igreja e isso foi possível via relações diretas com o Estado. Este padre jesuíta, considerado pelos críticos literários “o polemista” do século XX, consolidou sua trajetória intelectual trilhando o caminho da racionalidade jesuítica, travando embates e alianças com o Estado e firmando seu legado nas conquistas em favor da Igreja Católica, em diferentes esferas do mundo social.The aim of this thesis is to discuss the participation and contribution of Father Leonel Franca (1893-1948), during the XX century - specifically between 1923 and 1948, emphasizing his performance in the Brazilian educational field. For doing so, it is taken into consideration his intellectual trajectory, as a member of the Society of Jesus, particularly in his performance in the public sphere to defend the Catholic Church’s position in the debates of the Brazilian education and the Religious Teaching. The Jesuit is considered the guide of a Catholic intellectuals generation and the mediator of the ecclesiastical demands and imperatives of Getúlio Vargas’ government. The criteria for the temporal delimitation are the date of his ordination (1923) and the year he became the Pontifícia Universidade Católica’s Chancellor (1948), of which - also - was a founder, consonant to this his death, at the age of 55. This thesis has as its main sources correspondences, reading notes and annotations - localised in his journal - in Arquivo da Província dos Jesuítas no Brasil, whose head office is in Rio de Janeiro. The documental collection is composed by belongings and manuscripts of Jesuit priests from the whole country, among whom is Father Leonel Franca; and also are kept under responsibility of the representants of this Order in the country. As well as the mentioned material, what was also considered was his work over his trajectory. Concerning the analytical strategies of this production, considerations are developed based on Pierre Bourdieu’s sociological perspective, particularly in order to comprehend this Jesuit priest as a mediator. Herein concepts such as habitus, field and capital are used to understand his social actions in favour of the Catholic Church’s interests. Furthermore, it is discussed Franca’s sociability web, used by any member of the Society of Jesus transiting in the most various social and cultural environments. It is demonstrated, initially, how the Jesuit started his education which proportioned to him, later, transit in the political and educational fields in order to reach religious accomplishments. Thereafter, it is presented the Father’s projection in the structure and the formats of his sociability web reaching arguments which justify his political acting concerning Brazilian Education. Lastly, his consecration through the reverberation of his works, concerning the Religious Teaching and the creation of a Catholic university to reach the desired configuration of a Catholic society. Franca established a wide contacts web to systematize and project the Church’s educative program and that was made possible through direct relations with the State. This Jesuit Father, considered by the literary critics “the polemicist” of the XX century, consolidated his intellectual journey treading the Jesuitical rationality path, engaging war and alliances with the State and firming his legacy in the conquest in favour of the Catholic Church, in different social spheres of the social world.Submitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2018-08-20T23:36:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) NataliaOliveira.pdf: 20124319 bytes, checksum: 866c1e23eda49a8741f1a48221f4f92c (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-20T23:36:22Z (GMT). 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