Os negros na História do Brasil republicano nos livros didáticos de História - PNLD 2018.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Juliana Aparecida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3597
Resumo: A presente dissertação tem como principal objetivo entender como os negros são representados ao longo do período republicano brasileiro nos livros didáticos de História do ensino médio. Para alcançarmos esse resultado, primeiramente, fizemos um levantamento de todas as dissertações e teses que tem como tema principal os negros nos livros didáticos de história produzidas a partir do início do segundo milênio. Com esse levantamento, conseguimos identificar que a maior parte das pesquisas aborda esses indivíduos através de uma análise qualitativa e em livros destinados ao ensino fundamental. Por esse motivo, optamos por analisar os livros do ensino médio e aliar o método quantitativo ao qualitativo, visto que um pode preencher lacunas deixadas pelo outro, assim promovendo uma análise integral do objeto. A análise qualitativa foi pautada na análise de conteúdo de Bardin e a quantitativa na análise por área. Para compreender a atual situação dos livros didáticos no Brasil na atualidade, traçamos um breve histórico desses livros no país e a importância da criação do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, seu alcance e suas limitações. Os livros escolhidos para essa análise foram os do PNLD de 2018. Essa escolha se deu pelo fato de que no início da realização dessa pesquisa, esses materiais estavam em contato direto com os alunos nas salas de aula de todo o Brasil. A ideia inicial era analisar todas as coleções aprovadas pelo MEC para circularem nas escolas, porém, devido à pandemia da COVID-19 e o fechamento das escolas não foi possível adquirir todas as coleções. Por esse motivo, analisamos apenas as quatro coleções adquiridas a tempo. Com essa pesquisa concluímos que se comparado ao espaço destinado ao Brasil na República nesses materiais, o espaço destinado aos negros ainda é pequeno. Se tratando da forma como aparecem, na maioria das vezes eles são retratados em condição de reivindicação dos direitos, o que consideramos um ponto positivo, porém, é perceptível que é muito pequeno o espaço destinado às situações de opressão sofridas pelos afrodescendentes, o que pode contribuir com a percepção e o discurso que ignoram as desigualdades de oportunidades e condições de vida.
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Os negros na História do Brasil republicano nos livros didáticos de História - PNLD 2018. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3597A presente dissertação tem como principal objetivo entender como os negros são representados ao longo do período republicano brasileiro nos livros didáticos de História do ensino médio. Para alcançarmos esse resultado, primeiramente, fizemos um levantamento de todas as dissertações e teses que tem como tema principal os negros nos livros didáticos de história produzidas a partir do início do segundo milênio. Com esse levantamento, conseguimos identificar que a maior parte das pesquisas aborda esses indivíduos através de uma análise qualitativa e em livros destinados ao ensino fundamental. Por esse motivo, optamos por analisar os livros do ensino médio e aliar o método quantitativo ao qualitativo, visto que um pode preencher lacunas deixadas pelo outro, assim promovendo uma análise integral do objeto. A análise qualitativa foi pautada na análise de conteúdo de Bardin e a quantitativa na análise por área. Para compreender a atual situação dos livros didáticos no Brasil na atualidade, traçamos um breve histórico desses livros no país e a importância da criação do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, seu alcance e suas limitações. Os livros escolhidos para essa análise foram os do PNLD de 2018. Essa escolha se deu pelo fato de que no início da realização dessa pesquisa, esses materiais estavam em contato direto com os alunos nas salas de aula de todo o Brasil. A ideia inicial era analisar todas as coleções aprovadas pelo MEC para circularem nas escolas, porém, devido à pandemia da COVID-19 e o fechamento das escolas não foi possível adquirir todas as coleções. Por esse motivo, analisamos apenas as quatro coleções adquiridas a tempo. Com essa pesquisa concluímos que se comparado ao espaço destinado ao Brasil na República nesses materiais, o espaço destinado aos negros ainda é pequeno. Se tratando da forma como aparecem, na maioria das vezes eles são retratados em condição de reivindicação dos direitos, o que consideramos um ponto positivo, porém, é perceptível que é muito pequeno o espaço destinado às situações de opressão sofridas pelos afrodescendentes, o que pode contribuir com a percepção e o discurso que ignoram as desigualdades de oportunidades e condições de vida.The main objective of the present dissertation is to understand how blacks are represented throughout the Brazilian Republican Period in high school history textbooks. To achieve this result, we first conducted a survey of all the dissertations and theses that have blacks as their main theme in history textbooks produced since the beginning of the second millennium. With this survey, we were able to identify that most of the researches approach these individuals through a qualitative analysis and in textbooks aimed at elementary school. For this reason, we chose to analyse the high school books and combine the quantitative and qualitative methods, since one can fill in the gaps left by the other, thus promoting a comprehensive analysis of the object. The qualitative analysis was based on Bardin's content analysis and the quantitative analysis on the analysis by area. To understand the current situation of textbooks in Brazil today, we traced a brief history of these books in the country and the importance of the creation of the National Textbook Program - NTP, its scope and limitations. The books chosen for this analysis were from the NTP 2018. This choice was because at the beginning of this research, these materials were in direct contact with students in classrooms all over Brazil. The initial idea was to analyse all the collections approved by the MEC to circulate in schools, however, due to the COVID-19 pandemic and the closing of schools it was not possible to acquire all the collections. For this reason, we analysed only the four collections acquired in time. With this research, we concluded that if compared to the space destined to Brazil in the Republic in these materials, the space destined to Blacks is still small. When it comes to the way, they appear most of the time they are portrayed in a condition of claiming rights, which we consider a positive point. However, it is noticeable that there is very little space devoted to situations of oppression suffered by African descendants which may contribute to a perception and discourse that ignore inequalities in opportunities and living conditions.Submitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2022-03-28T21:22:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) dissertação 28-03- Juliana Nunes.pdf: 1550130 bytes, checksum: 3af566881a7f9c59646dc0456f0b61fd (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-28T21:22:58Z (GMT). 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Santo, Janaína de Paula do Espírito
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Negros
Período Republicano
Livros Didáticos
Ensino Médio
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Textbooks
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description A presente dissertação tem como principal objetivo entender como os negros são representados ao longo do período republicano brasileiro nos livros didáticos de História do ensino médio. Para alcançarmos esse resultado, primeiramente, fizemos um levantamento de todas as dissertações e teses que tem como tema principal os negros nos livros didáticos de história produzidas a partir do início do segundo milênio. Com esse levantamento, conseguimos identificar que a maior parte das pesquisas aborda esses indivíduos através de uma análise qualitativa e em livros destinados ao ensino fundamental. Por esse motivo, optamos por analisar os livros do ensino médio e aliar o método quantitativo ao qualitativo, visto que um pode preencher lacunas deixadas pelo outro, assim promovendo uma análise integral do objeto. A análise qualitativa foi pautada na análise de conteúdo de Bardin e a quantitativa na análise por área. Para compreender a atual situação dos livros didáticos no Brasil na atualidade, traçamos um breve histórico desses livros no país e a importância da criação do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, seu alcance e suas limitações. Os livros escolhidos para essa análise foram os do PNLD de 2018. Essa escolha se deu pelo fato de que no início da realização dessa pesquisa, esses materiais estavam em contato direto com os alunos nas salas de aula de todo o Brasil. A ideia inicial era analisar todas as coleções aprovadas pelo MEC para circularem nas escolas, porém, devido à pandemia da COVID-19 e o fechamento das escolas não foi possível adquirir todas as coleções. Por esse motivo, analisamos apenas as quatro coleções adquiridas a tempo. Com essa pesquisa concluímos que se comparado ao espaço destinado ao Brasil na República nesses materiais, o espaço destinado aos negros ainda é pequeno. Se tratando da forma como aparecem, na maioria das vezes eles são retratados em condição de reivindicação dos direitos, o que consideramos um ponto positivo, porém, é perceptível que é muito pequeno o espaço destinado às situações de opressão sofridas pelos afrodescendentes, o que pode contribuir com a percepção e o discurso que ignoram as desigualdades de oportunidades e condições de vida.
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