Educação, Gênero e as Mulheres da comunidade Rural do Passo do Barro, no município de Piraí do Sul/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Aline Cássia de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3897
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a educação e gênero, no contexto das mulheres da comunidade rural do Passo do Barro, no município de Piraí do Sul/PR, evidenciando o espaço rural como um lugar de posicionamentos sexistas que reproduzem a supremacia masculina em todos os níveis, que constituem as relações de gênero e de educação que foram detectadas nesta pesquisa. O estudo tem como problemática: como se constituem as relações de gênero, educação e no contexto da mulher da comunidade Passo do Barro, do município de Piraí do Sul/PR? Mediante isto, o objetivo geral é analisar as relações de gênero e educação da mulher da comunidade do Passo do Barro. A pesquisa foi realizada na comunidade rural do Passo do Barro, no município de Piraí do Sul/PR, mediante abordagem qualitativa, fazendo-se uso da metodologia pesquisa participante (STRECK, 2002), pesquisa bibliográfica e trabalho de campo com entrevistas semiestruturadas, o que permitiu flexibilidade durante o processo, além de arquivos fotográficos. O referencial teórico se baseia nos estudos feministas de bell hooks (2013; 2018; 2020), que faz um importante diálogo com a educação freiriana, discutindo o feminismo na perspectiva da educação como prática de liberdade para as mulheres, que só conseguirão ser livres a partir de uma educação feminista que seja capaz de vencer o patriarcado (HOOKS, 2013). Para abordar alguns conceitos da trajetória de gênero e a discussão feminista, nos amparamos em Davis (1981), Scott (1989) e Federici (2017; 2019), entre outros autores, para auxiliar na compreensão de educação. Os resultados mostraram que as mulheres da comunidade do Passo do Barro possuem marcas de uma educação sexista, expressa nos seus modos de vida, em que precisam ser as donas do lar, enquanto os homens são responsáveis pelo sustento da casa. No entanto, elas reconhecem que há tal desigualdade entre homens e mulheres e acreditam na existência do feminismo como uma luta em favor das mulheres. Além disso, que as mudanças sociais tornaram a sociedade menos perversa em relação às mulheres que sofriam no passado, permitindo-lhes que tomem frente das situações e não mais aceitem que apenas os homens as dominem. Apesar de as mulheres apresentarem que há uma nova ordem na comunidade e que elas estão evoluídas socialmente, consideramos que vivem em um processo de contradição, expressada no posicionamento de que ora são mulheres autônomas, ora submissas. Esta realidade é apresentada pela forma de como a educação se relaciona com o gênero, haja vista que está longe de conectar-se às teorias feministas que discutem gênero. Dessa forma, visualiza-se uma educação padronizada nos modos capitalistas sexistas e, portanto, ainda não configura uma educação libertadora, capaz de libertar totalmente as mulheres dos moldes de uma sociedade patriarcal.
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Educação, gênero e as das mulheres da comunidade rural Passo do Barro, no município de Piraí do Sul/PR. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3897Esta pesquisa tem como objeto de estudo a educação e gênero, no contexto das mulheres da comunidade rural do Passo do Barro, no município de Piraí do Sul/PR, evidenciando o espaço rural como um lugar de posicionamentos sexistas que reproduzem a supremacia masculina em todos os níveis, que constituem as relações de gênero e de educação que foram detectadas nesta pesquisa. O estudo tem como problemática: como se constituem as relações de gênero, educação e no contexto da mulher da comunidade Passo do Barro, do município de Piraí do Sul/PR? Mediante isto, o objetivo geral é analisar as relações de gênero e educação da mulher da comunidade do Passo do Barro. A pesquisa foi realizada na comunidade rural do Passo do Barro, no município de Piraí do Sul/PR, mediante abordagem qualitativa, fazendo-se uso da metodologia pesquisa participante (STRECK, 2002), pesquisa bibliográfica e trabalho de campo com entrevistas semiestruturadas, o que permitiu flexibilidade durante o processo, além de arquivos fotográficos. O referencial teórico se baseia nos estudos feministas de bell hooks (2013; 2018; 2020), que faz um importante diálogo com a educação freiriana, discutindo o feminismo na perspectiva da educação como prática de liberdade para as mulheres, que só conseguirão ser livres a partir de uma educação feminista que seja capaz de vencer o patriarcado (HOOKS, 2013). Para abordar alguns conceitos da trajetória de gênero e a discussão feminista, nos amparamos em Davis (1981), Scott (1989) e Federici (2017; 2019), entre outros autores, para auxiliar na compreensão de educação. Os resultados mostraram que as mulheres da comunidade do Passo do Barro possuem marcas de uma educação sexista, expressa nos seus modos de vida, em que precisam ser as donas do lar, enquanto os homens são responsáveis pelo sustento da casa. No entanto, elas reconhecem que há tal desigualdade entre homens e mulheres e acreditam na existência do feminismo como uma luta em favor das mulheres. Além disso, que as mudanças sociais tornaram a sociedade menos perversa em relação às mulheres que sofriam no passado, permitindo-lhes que tomem frente das situações e não mais aceitem que apenas os homens as dominem. Apesar de as mulheres apresentarem que há uma nova ordem na comunidade e que elas estão evoluídas socialmente, consideramos que vivem em um processo de contradição, expressada no posicionamento de que ora são mulheres autônomas, ora submissas. Esta realidade é apresentada pela forma de como a educação se relaciona com o gênero, haja vista que está longe de conectar-se às teorias feministas que discutem gênero. Dessa forma, visualiza-se uma educação padronizada nos modos capitalistas sexistas e, portanto, ainda não configura uma educação libertadora, capaz de libertar totalmente as mulheres dos moldes de uma sociedade patriarcal.This research has as object of study education and gender, in the context of women from the rural community of Passo do Barro, in the municipality of Piraí do Sul/PR, evidencing the rural area as a place of sexist positions that reproduce male supremacy at all levels, which constitute the gender and education relations that were detected in this research. The study has as a problem: how are gender and education relationships constituted and in the context of the woman of the Passo do Barro community, in the municipality of Piraí do Sul/PR? Through this, the general objective is to analyze the gender relations and education of women in the Community of Passo do Barro. The research was carried out in the rural community of Passo do Barro, in the municipality of Piraí do Sul/PR, through a qualitative approach, using the participant research methodology (STRECK, 2002), bibliographic research and fieldwork with semi-structured interviews, which allowed flexibility during the process, in addition to and photographic archives. The theoretical framework is based on the feminist studies of bell hooks (2013; 2018; 2020), which makes an important dialogue with Freiriana education, discussing feminism from the perspective of education as a practice of freedom for women, who will only be able to be free from a feminist education that is able to overcome patriarchy (HOOKS, 2013). To address some concepts of gender trajectory and feminist discussion, we were based on Davis (1981), Scott (1989) and Federici (2017; 2019), among other authors, to assist in the understanding of education. The results showed that the women of the Community of Passo do Barro have marks of a sexist education, expressed in their ways of life, in which they need to be the owners of the home, while men are responsible for the support of the house. However, they recognize that there is such inequality between men and women and believe in the existence of feminism as a struggle for women. Moreover, social changes have made society less perverse towards women who have suffered in the past, allowing them to take care of situations and no longer accept that only men do them. Although women present that there is a new order in the community and that they are socially evolved, we consider that they live in a process of contradiction, expressed in the position that they are now autonomous women, or submissive. This reality is presented by the way education relates to gender, since it is far from connecting to feminist theories that discuss gender. Thus, a standardized education is visualized in sexist capitalist modes and, therefore, it still does not configure a liberating education, capable of totally freeing women from the molds of a patriarchal society.Submitted by Ivani Silva (ivsilva@uepg.br) on 2023-05-05T16:28:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Aline Cássia de Almeida Pinheiro.pdf: 4429576 bytes, checksum: d7fc9f12fc323ef821e88d0c380ea202 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-05T16:28:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Aline Cássia de Almeida Pinheiro.pdf: 4429576 bytes, checksum: d7fc9f12fc323ef821e88d0c380ea202 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27porUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUEPGBrasilDepartamento de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOComunidade ruralMulheresGêneroEducaçãoFeminismoRural communityWomenGenderEducationFeminismEducação, Gênero e as Mulheres da comunidade Rural do Passo do Barro, no município de Piraí do Sul/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3897/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3897/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALAline Cássia de Almeida Pinheiro.pdfAline Cássia de Almeida Pinheiro.pdfDissertação completa em PDFapplication/pdf4429576http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3897/1/Aline%20C%c3%a1ssia%20de%20Almeida%20Pinheiro.pdfd7fc9f12fc323ef821e88d0c380ea202MD51prefix/38972023-05-05 13:28:47.553oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2023-05-05T16:28:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
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Souza, Rodrigo Diego de
Paula, Lucimara Cristina de
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Comunidade rural
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Gênero
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description Esta pesquisa tem como objeto de estudo a educação e gênero, no contexto das mulheres da comunidade rural do Passo do Barro, no município de Piraí do Sul/PR, evidenciando o espaço rural como um lugar de posicionamentos sexistas que reproduzem a supremacia masculina em todos os níveis, que constituem as relações de gênero e de educação que foram detectadas nesta pesquisa. O estudo tem como problemática: como se constituem as relações de gênero, educação e no contexto da mulher da comunidade Passo do Barro, do município de Piraí do Sul/PR? Mediante isto, o objetivo geral é analisar as relações de gênero e educação da mulher da comunidade do Passo do Barro. A pesquisa foi realizada na comunidade rural do Passo do Barro, no município de Piraí do Sul/PR, mediante abordagem qualitativa, fazendo-se uso da metodologia pesquisa participante (STRECK, 2002), pesquisa bibliográfica e trabalho de campo com entrevistas semiestruturadas, o que permitiu flexibilidade durante o processo, além de arquivos fotográficos. O referencial teórico se baseia nos estudos feministas de bell hooks (2013; 2018; 2020), que faz um importante diálogo com a educação freiriana, discutindo o feminismo na perspectiva da educação como prática de liberdade para as mulheres, que só conseguirão ser livres a partir de uma educação feminista que seja capaz de vencer o patriarcado (HOOKS, 2013). Para abordar alguns conceitos da trajetória de gênero e a discussão feminista, nos amparamos em Davis (1981), Scott (1989) e Federici (2017; 2019), entre outros autores, para auxiliar na compreensão de educação. Os resultados mostraram que as mulheres da comunidade do Passo do Barro possuem marcas de uma educação sexista, expressa nos seus modos de vida, em que precisam ser as donas do lar, enquanto os homens são responsáveis pelo sustento da casa. No entanto, elas reconhecem que há tal desigualdade entre homens e mulheres e acreditam na existência do feminismo como uma luta em favor das mulheres. Além disso, que as mudanças sociais tornaram a sociedade menos perversa em relação às mulheres que sofriam no passado, permitindo-lhes que tomem frente das situações e não mais aceitem que apenas os homens as dominem. Apesar de as mulheres apresentarem que há uma nova ordem na comunidade e que elas estão evoluídas socialmente, consideramos que vivem em um processo de contradição, expressada no posicionamento de que ora são mulheres autônomas, ora submissas. Esta realidade é apresentada pela forma de como a educação se relaciona com o gênero, haja vista que está longe de conectar-se às teorias feministas que discutem gênero. Dessa forma, visualiza-se uma educação padronizada nos modos capitalistas sexistas e, portanto, ainda não configura uma educação libertadora, capaz de libertar totalmente as mulheres dos moldes de uma sociedade patriarcal.
publishDate 2023
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