Mobilidade para fins turísticos: um estudo de caso do município de Ponta Grossa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2791 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura espacial da mobilidade turística do município de Ponta Grossa- Paraná, no âmbito rural e urbano, a partir dos seguintes atrativos: Abadia da Ressurreição, Adega Porto Brazos, Museu dos Campos Gerais, Museu de Arqueologia e Parque Estadual de Vila Velha. A mobilidade passa a ser um aspecto imprescindível no cotidiano das pessoas e também em práticas relacionadas ao lazer, como é o caso do turismo. A escolha dos atrativos turísticos, se deu conforme as categorias do método geográfico − forma, função, estrutura e o processo, pois os atrativos mencionados possuem uma forma, bem como funções turísticas diferenciadas, assim como dependem de uma estrutura interna e externa e todos os atrativos passam pelo processo de turistificação. O uso de tais variáveis que incluem os agentes sociais, as firmas, as instituições, as infraestruturas e o meio ecológico, permite compreender a organização espacial. Enquanto variável técnica foram aplicadas entrevistas estruturadas com a finalidade de dar voz aos agentes sociais como o poder público, inciativa privada e os moradores locais, além de observações em campo e consultas de documentos, sites e redes sociais. Pois, o deslocamento é subjacente à atividade econômica do turismo, que envolve pessoas e que, para tanto, necessita de meios de infraestrutura. Conforme o estudo realizado, a cidade de Ponta Grossa apresenta o uso de novas mídias na divulgação, porém ainda necessitam serem trabalhadas para que se tornem efetivas no processo de divulgação. Por outro lado, a infraestrutura de transporte com suas respectivas parcerias público e privadas necessita de maiores investimentos a fim de facilitar o acesso principalmente ao espaço rural e seus respectivos atrativos turísticos, tal qual a necessidade de pavimentação das vias que ligam os atrativos turísticos e a inserção da infraestrutura cicloviária nesses lugares. A respeito da sinalização também são consideradas insuficientes devido as poucas placas indicativas quando existentes dos atrativos que poderiam indicar a existência dos atrativos e estar em outros idiomas. A acessibilidade é insuficiente no que diz respeito, as poucas opções de atrativos que possuem uma infraestrutura que atenda ao público com dificuldade de locomoção. Dito isso, cabe então mencionar a importância da inter-relação de todos os elementos do espaço turístico, em que a mobilidade é parte integrante desse espaço, pois, para a sua perfeita funcionalidade, cada elemento, embora atue separadamente, relacionase com cada integrante, compondo um circuito, assim como o espaço turístico de Ponta Grossa. |
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Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2791A presente pesquisa tem como objetivo analisar a estrutura espacial da mobilidade turística do município de Ponta Grossa- Paraná, no âmbito rural e urbano, a partir dos seguintes atrativos: Abadia da Ressurreição, Adega Porto Brazos, Museu dos Campos Gerais, Museu de Arqueologia e Parque Estadual de Vila Velha. A mobilidade passa a ser um aspecto imprescindível no cotidiano das pessoas e também em práticas relacionadas ao lazer, como é o caso do turismo. A escolha dos atrativos turísticos, se deu conforme as categorias do método geográfico − forma, função, estrutura e o processo, pois os atrativos mencionados possuem uma forma, bem como funções turísticas diferenciadas, assim como dependem de uma estrutura interna e externa e todos os atrativos passam pelo processo de turistificação. O uso de tais variáveis que incluem os agentes sociais, as firmas, as instituições, as infraestruturas e o meio ecológico, permite compreender a organização espacial. Enquanto variável técnica foram aplicadas entrevistas estruturadas com a finalidade de dar voz aos agentes sociais como o poder público, inciativa privada e os moradores locais, além de observações em campo e consultas de documentos, sites e redes sociais. Pois, o deslocamento é subjacente à atividade econômica do turismo, que envolve pessoas e que, para tanto, necessita de meios de infraestrutura. Conforme o estudo realizado, a cidade de Ponta Grossa apresenta o uso de novas mídias na divulgação, porém ainda necessitam serem trabalhadas para que se tornem efetivas no processo de divulgação. Por outro lado, a infraestrutura de transporte com suas respectivas parcerias público e privadas necessita de maiores investimentos a fim de facilitar o acesso principalmente ao espaço rural e seus respectivos atrativos turísticos, tal qual a necessidade de pavimentação das vias que ligam os atrativos turísticos e a inserção da infraestrutura cicloviária nesses lugares. A respeito da sinalização também são consideradas insuficientes devido as poucas placas indicativas quando existentes dos atrativos que poderiam indicar a existência dos atrativos e estar em outros idiomas. A acessibilidade é insuficiente no que diz respeito, as poucas opções de atrativos que possuem uma infraestrutura que atenda ao público com dificuldade de locomoção. Dito isso, cabe então mencionar a importância da inter-relação de todos os elementos do espaço turístico, em que a mobilidade é parte integrante desse espaço, pois, para a sua perfeita funcionalidade, cada elemento, embora atue separadamente, relacionase com cada integrante, compondo um circuito, assim como o espaço turístico de Ponta Grossa.The current research aims to analyze the spatial structure of the tourist mobility of the municipality of Ponta Grossa, in the rural and urban areas, from the following attractions: Resurrection Abbey, Porto Brazos Winery, Campos Gerais Museum, Archeology Museum and State Park of Vila Velha. Mobility becomes an essential aspect of people's daily lives and also of leisure-related practices, such as tourism. The choice of tourist attractions, relevant to location, visitation and nature in cultural terms, is based on the categories of the geographical method - categories such as form, function, structure and process - because the mentioned attractions have a form as well as distinguished tourist functions, depending on an internal and external structure and all the attractions go through the touristification process. The use of such variables that include the social agents, the firms, the institutions, the infrastructures and the ecological environment. It was verified the importance of mobility for tourism purposes, both in the urban space and in the rural area.While technical variable, structured interviews were applied with the purpose of giving voice to social agents of public power, private initiative and local residents, as well as field observations, documents' consultations, websites and social networks. According to the study, the city of Ponta Grossa presents the use of new media in disclosure, but they still need to be worked on so that they become effective in the dissemination process. On the other hand, the transport infrastructure with its respective public and private partnerships needs more investments in order to facilitate access mainly to the rural area and its respective tourist attractions, such as the need of pavement the roads that connect tourist attractions and the insertion of bicycle path infrastructure in these places. Regarding signage, they are also considered insufficient due to the few indicative signs when there are attractions that could indicate their existence and be in other languages. Accessibility is insufficient with regard, to the few options of attractions that have an infrastructure that attends the public with locomotion difficulty. That said, it is essential to mention the importance of the interrelation of all the tourist space elements, where mobility is an integral part of this space, because, for its perfect functionality, each element, although acting separately, relates to each member, composing a circuit, as well as the tourist space of Ponta Grossa.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-04-26T19:03:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ana Cristina Costa Siqueira.pdf: 6279054 bytes, checksum: 10e53d43abb44d7ba324427a3e5be227 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-26T19:03:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Ana Cristina Costa Siqueira.pdf: 6279054 bytes, checksum: 10e53d43abb44d7ba324427a3e5be227 (MD5) Previous issue date: 2019-03-14Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Gestão do TerritórioUEPGBrasilDepartamento de GeociênciasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIALugar turísticoAtrativos turísticosRedes geográficasTourist placeTourist attractionsGeographic networksMobilidade para fins turísticos: um estudo de caso do município de Ponta Grossainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2791/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2791/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALAna Cristina Costa Siqueira.pdfAna Cristina Costa Siqueira.pdfdissertação completa em pdfapplication/pdf6279054http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2791/1/Ana%20Cristina%20Costa%20Siqueira.pdf10e53d43abb44d7ba324427a3e5be227MD51prefix/27912019-04-26 16:03:37.614oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2019-04-26T19:03:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
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