O silenciamento de uma rainha: uma leitura feminista da Cléopatra Shakespeariana em Antônio e Cleópatra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Regiane Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2696
Resumo: A presente dissertação aborda questões de gênero discutidas em um estudo da peça Antônio e Cleópatra, produzida por William Shakespeare (1606), com a tradução da estudiosa e crítica de teatro Barbara Heliodora (2001). Esta pesquisa teve como foco central analisar a composição da personagem feminina em Shakespeare: Cleópatra, que se apresentou ora silenciada, ora extremamente sexualizada. Pretendeu-se destacar este silenciamento vivenciado pela rainha, pois se acredita que silenciar não é o mesmo que deixar de falar (Kuhner, 1998), com isso buscou-se compreender qual o espaço destinado a rainha na peça. A escolha deste tema justifica-se por meio de reflexões em que na literatura a personagem feminina foi por muito tempo retratada por autores homens e em uma sociedade patriarcal, o que colaborava para que diversas vezes as personagens femininas fossem subjugadas e colocadas de lado em relação à figura masculina. Para tanto, observa-se que apesar de a maioria das Cenas ocorrerem no Egito, Cleópatra foi apresentada como uma co-protagonista (HELIODORA, 2001) em seu próprio território. Com foco nos estudos voltados para a crítica feminista embasada principalmente na leitura da teoria feminista, buscou-se compreender a Cleópatra shakespeariana, sexualizada e silenciada, refletindo acerca do papel da mulher no Antigo Egito e no Renascimento, como suporte teórico fez-se uso de Heliodora (2001), Branco e Brandão (1989), Culler (1997), Scott (1999), Butler (2016), Bloom (1998), Bradley (2009), entre outros autores.
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Pretendeu-se destacar este silenciamento vivenciado pela rainha, pois se acredita que silenciar não é o mesmo que deixar de falar (Kuhner, 1998), com isso buscou-se compreender qual o espaço destinado a rainha na peça. A escolha deste tema justifica-se por meio de reflexões em que na literatura a personagem feminina foi por muito tempo retratada por autores homens e em uma sociedade patriarcal, o que colaborava para que diversas vezes as personagens femininas fossem subjugadas e colocadas de lado em relação à figura masculina. Para tanto, observa-se que apesar de a maioria das Cenas ocorrerem no Egito, Cleópatra foi apresentada como uma co-protagonista (HELIODORA, 2001) em seu próprio território. Com foco nos estudos voltados para a crítica feminista embasada principalmente na leitura da teoria feminista, buscou-se compreender a Cleópatra shakespeariana, sexualizada e silenciada, refletindo acerca do papel da mulher no Antigo Egito e no Renascimento, como suporte teórico fez-se uso de Heliodora (2001), Branco e Brandão (1989), Culler (1997), Scott (1999), Butler (2016), Bloom (1998), Bradley (2009), entre outros autores.This dissertation approachcs gender issues that discuss in the play Antony and Cleopatra, produced by William Shakespeare (1606), through the translation of the scholar and drama critic Barbara Heliodora (2001). This study focused on analyze the composition of the female character in Shakespeare: Cleopatra, at time silenced, at others extremely sexualized. It is intended to emphasize this silencing process experienced by the queen, because it is believe that silence does not mean the absense of speaking (Kuhner, 1998), based on this aspect to understand what is the space reserved for the queen. The choice of this theme is justified through the reflections according in which in the literature the female character was for a long time portrayed by male authors and in a patriarchal society, factors that collaborated to the recurrent depiction of female characters as subjugated and put in a secondary role in comparison to the male characters. In this specific play, it is observed that although most of the Scenes take place in Egypt, Cleopatra is presented as a co-protagonist (HELIODORA, 2001) in her own territory. Focused on studies presents in the feminist criticism based mainly on feminist reading, of this dissertation is to understand the Shakespearean Cleopatra, sexualized and silenced, reflecting on the role of women in Ancient Egypt and the Renaissance. Theoretical perspections include made use of Heliodora (2001), Branco and Brandão (1989), Culler (1997), Scott (1999), Butler (2016), Bloom (1998) and Bradley (2009) among other authors.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-11-28T18:33:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Regiane Maria Ferreira.pdf: 1382801 bytes, checksum: 6d677e93533da0d290a3fd1ea88e33c3 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-28T18:33:50Z (GMT). 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