AVALIAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA CAPACITAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA REALIZAÇÃO DE RESTAURAÇÕES ATRAUMÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gevert, Mayara Vitorino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2584
Resumo: Alternativas menos invasivas de tratamento da doença cárie vem sendo propostas, como o tratamento restaurador atraumático (ART). Porém, tem sido identificadas barreiras à aceitação da técnica, normalmente vinculadas à deficiência de formação profissional. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência de diferentes estratégias pedagógicas na qualificação e treinamento de acadêmicos de Odontologia para realização de restaurações atraumáticas (RAs). Para tanto, delineou-se um estudo experimental autocontrolado, com amostra composta por acadêmicos do 2º ano de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa que nunca haviam entrado em contato com a técnica. Os sujeitos de pesquisa receberam capacitação por meio de diferentes estratégias pedagógicas, na seguinte ordem: aula expositiva dialogada, ensino socializado-individualizante com cartilha desenvolvida para este fim e aula prática (workshop). As estratégias foram avaliadas por meio de um questionário pré-testado, desenvolvido para detectar mudanças no aprendizado ao longo das etapas a partir de 4 domínios: conceitos gerais, protocolo clínico, indicações e instrumentais/materiais. O questionário foi aplicado no momento inicial e 30 dias após cada intervenção pedagógica. Paralelamente, grupos focais foram realizados para se conhecer a percepção dos sujeitos de pesquisa em relação ao método. Os dados qualitativos obtidos foram apresentados por meio da estatística descritiva; comparações entre as intervenções foram realizadas com o teste Kruskall-Wallis (pós teste de Tukey) com nível de significância de 5%. Os dados qualitativos foram transcritos e verificados os padrões e tendências das concepções manifestadas pelos sujeitos. Os resultados demonstraram uma melhor assimilação dos conteúdos após a realização da aula prática em todos os domínios, em índices superiores a 80%. Todavia, houve conceitos bem assimilados logo após a primeira intervenção, como o conceito do tratamento ser minimamente invasivo, a indicação para restauração de cavidades de classe I e a utilização de colheres de dentina para remoção do tecido cariado. Tópicos que não foram bem assimilados imediatamente obtiveram melhora após a estratégia socializado-individualizante como a boa aceitação da técnica entre pacientes e a utilização do cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. Os sujeitos de pesquisa afirmaram que a aula prática foi a estratégia que mais os estimulou, todavia veem as outras duas intervenções como fundamentais para seu aprendizado. Concluiu-se que as três estratégias pedagógicas testadas se mostraram eficazes para a qualificação de acadêmicos de Odontologia à realização de restaurações atraumáticas; conceitos teóricos tendem a ser bem assimilados em aulas expositivas-dialogadas, todavia questões de caráter mais prático como indicações, instrumentais/materiais e protocolo técnico precisam de abordagens metodológicas que estimulem a participação ativa dos acadêmicos, como o ensino socializado-individualizante e aulas práticas; a melhor situação alcançada na capacitação dos acadêmicos se deu com a associação de diferentes métodos pedagógicos.
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Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência de diferentes estratégias pedagógicas na qualificação e treinamento de acadêmicos de Odontologia para realização de restaurações atraumáticas (RAs). Para tanto, delineou-se um estudo experimental autocontrolado, com amostra composta por acadêmicos do 2º ano de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa que nunca haviam entrado em contato com a técnica. Os sujeitos de pesquisa receberam capacitação por meio de diferentes estratégias pedagógicas, na seguinte ordem: aula expositiva dialogada, ensino socializado-individualizante com cartilha desenvolvida para este fim e aula prática (workshop). As estratégias foram avaliadas por meio de um questionário pré-testado, desenvolvido para detectar mudanças no aprendizado ao longo das etapas a partir de 4 domínios: conceitos gerais, protocolo clínico, indicações e instrumentais/materiais. O questionário foi aplicado no momento inicial e 30 dias após cada intervenção pedagógica. Paralelamente, grupos focais foram realizados para se conhecer a percepção dos sujeitos de pesquisa em relação ao método. Os dados qualitativos obtidos foram apresentados por meio da estatística descritiva; comparações entre as intervenções foram realizadas com o teste Kruskall-Wallis (pós teste de Tukey) com nível de significância de 5%. Os dados qualitativos foram transcritos e verificados os padrões e tendências das concepções manifestadas pelos sujeitos. Os resultados demonstraram uma melhor assimilação dos conteúdos após a realização da aula prática em todos os domínios, em índices superiores a 80%. Todavia, houve conceitos bem assimilados logo após a primeira intervenção, como o conceito do tratamento ser minimamente invasivo, a indicação para restauração de cavidades de classe I e a utilização de colheres de dentina para remoção do tecido cariado. Tópicos que não foram bem assimilados imediatamente obtiveram melhora após a estratégia socializado-individualizante como a boa aceitação da técnica entre pacientes e a utilização do cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. Os sujeitos de pesquisa afirmaram que a aula prática foi a estratégia que mais os estimulou, todavia veem as outras duas intervenções como fundamentais para seu aprendizado. Concluiu-se que as três estratégias pedagógicas testadas se mostraram eficazes para a qualificação de acadêmicos de Odontologia à realização de restaurações atraumáticas; conceitos teóricos tendem a ser bem assimilados em aulas expositivas-dialogadas, todavia questões de caráter mais prático como indicações, instrumentais/materiais e protocolo técnico precisam de abordagens metodológicas que estimulem a participação ativa dos acadêmicos, como o ensino socializado-individualizante e aulas práticas; a melhor situação alcançada na capacitação dos acadêmicos se deu com a associação de diferentes métodos pedagógicos.Less invasive approaches to treating caries disease have been proposed, such as atraumatic restorative treatment (ART). However, barriers to acceptance of the technique have been identified, usually linked to the lack of professional training. Thus, the objective of this research was to evaluate the influence of different teaching strategies in thequalification and training of dental academics for performing atraumatic restorations (RAs). For that, a self-controlled experimental study was drawn up, with a sample composed of 2nd year undergraduate dentistry students from the Ponta Grossa State University who had never come into contact with the technique. The research subjects received training through different pedagogical strategies, in the following order: expository-dialogue class, socialized-individualized teaching with a booklet developed for this purpose and a practical class (workshop). The strategies were evaluated through a pre-tested questionnaire, developed to detect changes in learning along the stages from 4 domains: general concepts, clinical protocol, indications and instrumental / materials. The questionnaire was applied at the initial moment and 30 days after each pedagogical intervention. At the same time, focus groups were held to know the perception of the research subjects regarding the method. The qualitative data obtained were presented through descriptive statistics; comparisons between the interventions were performed using the Kruskall-Wallis test (post Tukey test) with a significance level of 5%. The qualitative data were transcribed and verified the patterns and tendencies of the conceptions manifested by the subjects. The results showed a better assimilation of the contents after the practical class in all domains, in indexes above 80%. However, there were concepts well assimilated shortly after the first intervention, as the concept of the treatment was minimally invasive, the indication for restoration of class I cavities and the use of dentine spoons to remove the carious tissue. Topics that were not well assimilated immediately obtained improvement after the socializedindividualizing strategy such as the good acceptance of the technique between patients and the use of high viscosity glass ionomer cement. The research subjects affirmed that the practical class was the strategy that most stimulated them, nevertheless they see the other two interventions as fundamental for their learning. It is concluded that the three pedagogical strategies tested proved effective for the qualification of dental academics to perform atraumatic restorations; theoretical concepts tend to be well assimilated in expository-dialogue classes, however, questions of a more practical nature such as indications, instrumental / material and technical protocol need methodological approaches that stimulate the active participation of academics, such as socialized-individualizing teaching and practical classes; the best situation achieved in the training of academics was the association of different pedagogical methods.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-07-31T13:54:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Mayara Vitorino Gevert.pdf: 10710918 bytes, checksum: 0a9ab86c4ed010941fdd105c8b55404e (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-31T13:54:36Z (GMT). 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