Ocupação e uso do solo urbano em Curitiba: planejamento, valorização e segregação residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Andre Ambrózio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3371
Resumo: Curitiba representa não apenas uma das maiores cidades do Brasil, mas também uma das áreas metropolitanas mais relevantes do país, papel que aumentou durante a década de 1990, relacionado com uma migração progressiva de pessoas e empresas importantes, ligadas a setores-chave da economia brasileira. Tais fatores contribuíram para consolidar esta região como uma aglomeração urbana e econômica. Além disso, Curitiba é reconhecida mundialmente pelo seu sistema de transporte público, apoiado em eixos de Bus Rapid Transit- BRT, que orientaram o planejamento urbano da cidade desde a aprovação do seu Plano Diretor em 1966. Diante deste cenário, a pesquisa analisou externalidades sociais e econômicas correlacionadas com tais dinâmicas urbanas, com enfoque nas recentes políticas fundiárias e seus efeitos nos padrões residenciais apresentados em Curitiba. Primeiramente, utilizando a metodologia do Pareamento por Diferenças em Diferenças com Escores de Propensão-DDM, o estudo promoveu uma análise de como a densidade habitacional, a expansão da atividade econômica, a presença de equipamentos urbanos e as recentes modificações na portaria de zoneamento da cidade, introduzidas pela Lei municipal n. 9800/2000, afetaram os preços dos lotes urbanos durante o período 2002-2017. Os resultados demonstraram que tais covariadas tiveram impactos diferentes sobre o valor do solo urbano durante o período. Em contraste com outras ordenações de zoneamento residencial, foi observado um efeito de tratamento médio positivo e estatisticamente significativo da proximidade aos eixos de transporte público para elevar o preços dos lotes, compostos principalmente por lotes inseridos no Zoneamento Residencial 4. Além disso, a pesquisa investigou os determinantes contemporâneos da segregação residencial em Curitiba, representados pela presença de ocupações irregulares de terrenos dentro da área urbana da cidade, registrados em 2010. Após uma análise exploratória dos padrões espaciais para compreender este fenômeno na cidade, foi utilizada a metodologia Probit Espacial para estimar o modelo econométrico. Aqui, as covariadas estão relacionadas à renda das famílias, demanda de programas habitacionais populares presentes nos bairros de Curitiba, gênero dos principais responsáveis pela manutenção das famílias, densidade de equipamentos urbanos, presença de portarias de zoneamento habitacional público nas areas censitárias de Curitiba e também, enclaves étnicos. Especificamente, esta última covariada foi analisada pela tipologia Poulsen, na medida em que esta poderia representar melhor um padrão geral de interação ou polarização entre grupos sociais na área urbana, também relacionada com a vulnerabilidade econômica. Os resultados apresentaram evidências de um processo segregacional influenciado pela pobreza, gênero e perfil étnico dos cidadãos de Curitiba. Por outro lado, uma maior renda per capita e ordenações de zoneamento destinadas a resolver questões de habitação pública, foram determinantes para diminuir a probabilidade de existência de ocupações irregulares do solo entre as áreas urbanas da cidade. Finalmente, foi evidenciada uma autocorrelação espacial positiva e um efeito de spillover significativo no processo de segregação residencial entre os trajetos censitários em Curitiba.
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Ocupação e uso do solo urbano em Curitiba: planejamento, valorização e segregação residencial. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3371Curitiba representa não apenas uma das maiores cidades do Brasil, mas também uma das áreas metropolitanas mais relevantes do país, papel que aumentou durante a década de 1990, relacionado com uma migração progressiva de pessoas e empresas importantes, ligadas a setores-chave da economia brasileira. Tais fatores contribuíram para consolidar esta região como uma aglomeração urbana e econômica. Além disso, Curitiba é reconhecida mundialmente pelo seu sistema de transporte público, apoiado em eixos de Bus Rapid Transit- BRT, que orientaram o planejamento urbano da cidade desde a aprovação do seu Plano Diretor em 1966. Diante deste cenário, a pesquisa analisou externalidades sociais e econômicas correlacionadas com tais dinâmicas urbanas, com enfoque nas recentes políticas fundiárias e seus efeitos nos padrões residenciais apresentados em Curitiba. Primeiramente, utilizando a metodologia do Pareamento por Diferenças em Diferenças com Escores de Propensão-DDM, o estudo promoveu uma análise de como a densidade habitacional, a expansão da atividade econômica, a presença de equipamentos urbanos e as recentes modificações na portaria de zoneamento da cidade, introduzidas pela Lei municipal n. 9800/2000, afetaram os preços dos lotes urbanos durante o período 2002-2017. Os resultados demonstraram que tais covariadas tiveram impactos diferentes sobre o valor do solo urbano durante o período. Em contraste com outras ordenações de zoneamento residencial, foi observado um efeito de tratamento médio positivo e estatisticamente significativo da proximidade aos eixos de transporte público para elevar o preços dos lotes, compostos principalmente por lotes inseridos no Zoneamento Residencial 4. Além disso, a pesquisa investigou os determinantes contemporâneos da segregação residencial em Curitiba, representados pela presença de ocupações irregulares de terrenos dentro da área urbana da cidade, registrados em 2010. Após uma análise exploratória dos padrões espaciais para compreender este fenômeno na cidade, foi utilizada a metodologia Probit Espacial para estimar o modelo econométrico. Aqui, as covariadas estão relacionadas à renda das famílias, demanda de programas habitacionais populares presentes nos bairros de Curitiba, gênero dos principais responsáveis pela manutenção das famílias, densidade de equipamentos urbanos, presença de portarias de zoneamento habitacional público nas areas censitárias de Curitiba e também, enclaves étnicos. Especificamente, esta última covariada foi analisada pela tipologia Poulsen, na medida em que esta poderia representar melhor um padrão geral de interação ou polarização entre grupos sociais na área urbana, também relacionada com a vulnerabilidade econômica. Os resultados apresentaram evidências de um processo segregacional influenciado pela pobreza, gênero e perfil étnico dos cidadãos de Curitiba. Por outro lado, uma maior renda per capita e ordenações de zoneamento destinadas a resolver questões de habitação pública, foram determinantes para diminuir a probabilidade de existência de ocupações irregulares do solo entre as áreas urbanas da cidade. Finalmente, foi evidenciada uma autocorrelação espacial positiva e um efeito de spillover significativo no processo de segregação residencial entre os trajetos censitários em Curitiba.Curitiba represents not only one of the greatest cities in Brazil, but also one of the most relevants metropolitan areas in the country, a role that increased during the 1990 decade, related with a progressive migration of people and important corporations, connected with key sectors in brazilian economy. Such factors contributed to consolidate this region as an urban and economic agglomeration. Moreover, Curitiba is worldwide recognized by it’s public transportation system, supported in Bus Rapid Transit- BRT axes, which orientated the city’s urban planning since it’s Master Plan approved in 1966. Given this scenario, the research analyzed social and economic externalities correlated with such urban dynamics, focused over recent land policies and their effects in residential patterns presented in Curitiba. Firstly, using the methodology of Double Difference Matching-DDM, the study promoted an analysis of how housing density, expansion of economic activity, presence of urban equipments and the recent city’s zoning ordinance modifications, introducted by municipal Law n. 9800/2000, affected urban lots prices during the 2002-2017 period. The results demonstrated that such covariates had different impacts over urban soil’s value during the period. In contrast with others residential zoning ordinances, was observed a positive and statistically significant average treatment effect of proximity to public transportation axes to increase lots prices, mainly composed by lots inserted in Residential Zoning 4. Furthermore, the research investigated contemporany determinants of residential segregation in Curitiba, represented by the presence of land’s irregular occupations within the city’s urban area, registered in 2010. After an exploratory analysis of spatial patterns to comprehend this phenomenon in the city, the Spatial Probit methodology was utilized to estimate the econometric model. Here, the covariates are related to household’s wealth, demand of public housing programs present in Curitiba’s neighborhoods, gender of the main responsible for household’s maintenance, density of urban equipments, presence of public housing zoning ordinances in Curitiba’s census tracts and also, ethnic enclaves. Specifically, the latter covariate was analyzed by the Poulsen tipology, as it could represent better an overall pattern of interaction or polarization between social groups in the urban area, also related with their economic vulnerability. The results presented evidences of a segregational process influenced by poverty, gender and ethnic profile of Curitiba’s citizens. On other hand, a greater wealth per capita and zoning ordinances designed to tackle public housing issues, were determinants to decrease the probability of land’s irregular occupations existence among city’s urban areas. Finally, was evidenced a positive spatial autocorrelation and a significative spillover effect in the process of residential segregation between census tracts in Curitiba.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-05-19T18:29:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Andre Ambrózio Dias.pdf: 13656727 bytes, checksum: 71acebc352dd89673f184fc5ffabd28d (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-19T18:29:52Z (GMT). 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description Curitiba representa não apenas uma das maiores cidades do Brasil, mas também uma das áreas metropolitanas mais relevantes do país, papel que aumentou durante a década de 1990, relacionado com uma migração progressiva de pessoas e empresas importantes, ligadas a setores-chave da economia brasileira. Tais fatores contribuíram para consolidar esta região como uma aglomeração urbana e econômica. Além disso, Curitiba é reconhecida mundialmente pelo seu sistema de transporte público, apoiado em eixos de Bus Rapid Transit- BRT, que orientaram o planejamento urbano da cidade desde a aprovação do seu Plano Diretor em 1966. Diante deste cenário, a pesquisa analisou externalidades sociais e econômicas correlacionadas com tais dinâmicas urbanas, com enfoque nas recentes políticas fundiárias e seus efeitos nos padrões residenciais apresentados em Curitiba. Primeiramente, utilizando a metodologia do Pareamento por Diferenças em Diferenças com Escores de Propensão-DDM, o estudo promoveu uma análise de como a densidade habitacional, a expansão da atividade econômica, a presença de equipamentos urbanos e as recentes modificações na portaria de zoneamento da cidade, introduzidas pela Lei municipal n. 9800/2000, afetaram os preços dos lotes urbanos durante o período 2002-2017. Os resultados demonstraram que tais covariadas tiveram impactos diferentes sobre o valor do solo urbano durante o período. Em contraste com outras ordenações de zoneamento residencial, foi observado um efeito de tratamento médio positivo e estatisticamente significativo da proximidade aos eixos de transporte público para elevar o preços dos lotes, compostos principalmente por lotes inseridos no Zoneamento Residencial 4. Além disso, a pesquisa investigou os determinantes contemporâneos da segregação residencial em Curitiba, representados pela presença de ocupações irregulares de terrenos dentro da área urbana da cidade, registrados em 2010. Após uma análise exploratória dos padrões espaciais para compreender este fenômeno na cidade, foi utilizada a metodologia Probit Espacial para estimar o modelo econométrico. Aqui, as covariadas estão relacionadas à renda das famílias, demanda de programas habitacionais populares presentes nos bairros de Curitiba, gênero dos principais responsáveis pela manutenção das famílias, densidade de equipamentos urbanos, presença de portarias de zoneamento habitacional público nas areas censitárias de Curitiba e também, enclaves étnicos. Especificamente, esta última covariada foi analisada pela tipologia Poulsen, na medida em que esta poderia representar melhor um padrão geral de interação ou polarização entre grupos sociais na área urbana, também relacionada com a vulnerabilidade econômica. Os resultados apresentaram evidências de um processo segregacional influenciado pela pobreza, gênero e perfil étnico dos cidadãos de Curitiba. Por outro lado, uma maior renda per capita e ordenações de zoneamento destinadas a resolver questões de habitação pública, foram determinantes para diminuir a probabilidade de existência de ocupações irregulares do solo entre as áreas urbanas da cidade. Finalmente, foi evidenciada uma autocorrelação espacial positiva e um efeito de spillover significativo no processo de segregação residencial entre os trajetos censitários em Curitiba.
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