As línguas em Witmarsum: atitudes linguísticas de alunos em um colégio de campo no contexto multilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Mariano Jeferson
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3007
Resumo: A presente pesquisa foi realizada em um Colégio Estadual do Campo, instituição pública de ensino localizada na cidade de Palmeira – PR, tendo como participantes seis alunos do 3º ano do Ensino Médio (EM). O objetivo geral foi analisar e discutir as interações estabelecidas pelos alunos e seus usos linguísticos em diferentes contextos/situações, bem como identificar relações entre suas impressões linguísticas, suas identidades e o contexto em estudo. Buscamos identificar e discutir as atitudes dos informantes, diante do contexto em que vivem e estudam: a colônia Witmarsum, e os graus de importância que atribuem às línguas que estudam ou com as quais têm contato. Para tanto delimitamos nosso problema de pesquisa, a saber: Quais são as impressões, crenças e atitudes linguísticas de alunos de um colégio do campo em contexto multilíngue no interior do Paraná, acerca das línguas estrangeiras ensinadas na instituição e no contexto em que estão inseridos? Como referencial teórico, para discutirmos os conceitos sobre identidade, cultura e políticas linguísticas, pautamos nossas discussões nos estudos de Hall (2000), Woodward (2000) e Calvet (2002). Destacamos os postulados por Coseriu (1982) e Bagno (2007), para discutirmos os conceitos sobre língua. Além disso, discutimos noções como: bilinguismo (CROCI, 2011), (RASO, MELLO; ALTENHOFEN, 2011) e (AGUILERA; BUSSE, 2008); multilinguismo (OLIVEIRA, 2000); diglossia (FERGUSON, 1972) e alternância de códigos (GUMPERZ, 1982), (SILVACORVALÁN, 1989) e (MOZZILLO, 2009). Sobre crenças e atitudes pautamos nossa discussão nos estudos apresentados por Lambert e Lambert (1981) entre outros. Consideramos que nossa pesquisa se enquadra no caráter qualitativo, de cunho etnográfico por analisar fenômenos sociais e processos em determinado contexto, percebendo comportamentos e interpretações dos indivíduos em relação a esses fenômenos (BORTONI-RICARDO, 2008) seguindo os postulados da Sociolinguística. Como instrumento para coletas de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada (LÜDKE, 2008) sob os parâmetros pré-estabelecidos por meio de roteiros de entrevista. Os dados evidenciaram que, além de reconhecer a realidade social e multilíngue em que vivem, os informantes possuem diferentes pontos de vista sobre a importância não do ensino da língua alemã, mas da diferente abordagem do colégio em relação às línguas que a instituição oferta. A variável “sexo”, que condicionou a formação de nossos grupos de informantes, não destacou qualquer distinção de postura dos alunos. Dentre as línguas, as que recebem maior prestígio são de fato a alemã, o que é naturalmente justificável, por todo o contexto da pesquisa, e a inglesa, o que possivelmente se dá pela efetivação de políticas linguísticas de valorização e hegemonia dessa língua. Percebemos a importância do papel da instituição e de suas políticas de ensino de línguas, no entanto ressaltamos a necessidade de se reformular o currículo, já que, como prescreve o PPP do colégio, a rica e efetiva formação de seus alunos como sujeitos ativos e socialmente desenvolvidos, é uma preocupação primordial.
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As línguas em Witmarsum: atitudes linguísticas de alunos em um colégio de campo no contexto multilíngue. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Ponta Gorssa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3007A presente pesquisa foi realizada em um Colégio Estadual do Campo, instituição pública de ensino localizada na cidade de Palmeira – PR, tendo como participantes seis alunos do 3º ano do Ensino Médio (EM). O objetivo geral foi analisar e discutir as interações estabelecidas pelos alunos e seus usos linguísticos em diferentes contextos/situações, bem como identificar relações entre suas impressões linguísticas, suas identidades e o contexto em estudo. Buscamos identificar e discutir as atitudes dos informantes, diante do contexto em que vivem e estudam: a colônia Witmarsum, e os graus de importância que atribuem às línguas que estudam ou com as quais têm contato. Para tanto delimitamos nosso problema de pesquisa, a saber: Quais são as impressões, crenças e atitudes linguísticas de alunos de um colégio do campo em contexto multilíngue no interior do Paraná, acerca das línguas estrangeiras ensinadas na instituição e no contexto em que estão inseridos? Como referencial teórico, para discutirmos os conceitos sobre identidade, cultura e políticas linguísticas, pautamos nossas discussões nos estudos de Hall (2000), Woodward (2000) e Calvet (2002). Destacamos os postulados por Coseriu (1982) e Bagno (2007), para discutirmos os conceitos sobre língua. Além disso, discutimos noções como: bilinguismo (CROCI, 2011), (RASO, MELLO; ALTENHOFEN, 2011) e (AGUILERA; BUSSE, 2008); multilinguismo (OLIVEIRA, 2000); diglossia (FERGUSON, 1972) e alternância de códigos (GUMPERZ, 1982), (SILVACORVALÁN, 1989) e (MOZZILLO, 2009). Sobre crenças e atitudes pautamos nossa discussão nos estudos apresentados por Lambert e Lambert (1981) entre outros. Consideramos que nossa pesquisa se enquadra no caráter qualitativo, de cunho etnográfico por analisar fenômenos sociais e processos em determinado contexto, percebendo comportamentos e interpretações dos indivíduos em relação a esses fenômenos (BORTONI-RICARDO, 2008) seguindo os postulados da Sociolinguística. Como instrumento para coletas de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada (LÜDKE, 2008) sob os parâmetros pré-estabelecidos por meio de roteiros de entrevista. Os dados evidenciaram que, além de reconhecer a realidade social e multilíngue em que vivem, os informantes possuem diferentes pontos de vista sobre a importância não do ensino da língua alemã, mas da diferente abordagem do colégio em relação às línguas que a instituição oferta. A variável “sexo”, que condicionou a formação de nossos grupos de informantes, não destacou qualquer distinção de postura dos alunos. Dentre as línguas, as que recebem maior prestígio são de fato a alemã, o que é naturalmente justificável, por todo o contexto da pesquisa, e a inglesa, o que possivelmente se dá pela efetivação de políticas linguísticas de valorização e hegemonia dessa língua. Percebemos a importância do papel da instituição e de suas políticas de ensino de línguas, no entanto ressaltamos a necessidade de se reformular o currículo, já que, como prescreve o PPP do colégio, a rica e efetiva formação de seus alunos como sujeitos ativos e socialmente desenvolvidos, é uma preocupação primordial.The present research was carried out in a State College of the Field, a public educational institution located in the city of Palmeira - PR, having as participants six students from the 3rd year of high school (EM). The general objective was to analyze and discuss the interactions established by the students and their linguistic uses in different contexts/situations, as well as to identify relationships between their linguistic impressions, their identities and the context under study. We sought to identify and discuss the attitudes of informants towards the context in which they live and study: the Witmarsum colony, and the degrees of importance they attach to the languages they study or with which they have contact. To this end, we have defined our research problem, namely: What are the impressions, beliefs and linguistic attitudes of students of a college in the countryside in a multilingual context in the interior of Paraná, about the foreign languages taught in the institution and in the context in which they are inserted? As a theoretical reference, in order to discuss the concepts of identity, culture and language policies, we based our discussions on the studies of Hall (2000), Woodward (2000) and Calvet (2002). We highlight the postulates of Coseriu (1982) and Bagno (2007), to discuss the concepts of language. In addition, we discussed notions such as: bilingualism (CROCI, 2011), (RASO, MELLO; ALTENHOFEN, 2011) and (AGUILERA; BUSSE, 2008); multilingualism (OLIVEIRA, 2000); diglossia (FERGUSON, 1972) and code alternation (GUMPERZ, 1982), (SILVA-CORVALÁN, 1989) and (MOZZILLO, 2009). Our discussion of beliefs and attitudes is based on the studies presented by Lambert and Lambert (1981), among others. We consider that our research fits the qualitative character, ethnographic in nature for analyzing social phenomena and processes in a given context, perceiving behaviors and interpretations of individuals in relation to these phenomena (BORTONI-RICARDO, 2008) following the postulates of Sociolinguistics. As an instrument for data collection, we used the semi-structured interview (LÜDKE, 2008) under the parameters pre-established through interview scripts. The data showed that, in addition to recognizing the social and multilingual reality in which they live, the informants have different views on the importance not of teaching German, but of the different approach of the college in relation to the languages that the institution offers. The variable "gender", which conditioned the training of our groups of informants, did not highlight any distinction in the attitude of the students. Among the languages that receive greater prestige are, in fact, German, which is naturally justified by the entire research context, and English, which is possibly due to the implementation of language policies that value and hegemony of this language. We realize the importance of the role of the institution and its language teaching policies, however we emphasize the need to reformulate the curriculum, since, as prescribed by the PPP of the college, the rich and effective training of its students as active and socially developed subjects, is a primary concern.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-12-19T18:32:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Mariano Jeferson Teixeira.pdf: 1025496 bytes, checksum: 1b5e5220c9cd369be2ba09d07190959a (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-19T18:32:57Z (GMT). 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Sociolinguística
Atitudes linguísticas de alunos
Multilinguismo
Sociolinguistics
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Atitudes linguísticas de alunos
Multilinguismo
Sociolinguistics
Linguistic attitudes of students
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description A presente pesquisa foi realizada em um Colégio Estadual do Campo, instituição pública de ensino localizada na cidade de Palmeira – PR, tendo como participantes seis alunos do 3º ano do Ensino Médio (EM). O objetivo geral foi analisar e discutir as interações estabelecidas pelos alunos e seus usos linguísticos em diferentes contextos/situações, bem como identificar relações entre suas impressões linguísticas, suas identidades e o contexto em estudo. Buscamos identificar e discutir as atitudes dos informantes, diante do contexto em que vivem e estudam: a colônia Witmarsum, e os graus de importância que atribuem às línguas que estudam ou com as quais têm contato. Para tanto delimitamos nosso problema de pesquisa, a saber: Quais são as impressões, crenças e atitudes linguísticas de alunos de um colégio do campo em contexto multilíngue no interior do Paraná, acerca das línguas estrangeiras ensinadas na instituição e no contexto em que estão inseridos? Como referencial teórico, para discutirmos os conceitos sobre identidade, cultura e políticas linguísticas, pautamos nossas discussões nos estudos de Hall (2000), Woodward (2000) e Calvet (2002). Destacamos os postulados por Coseriu (1982) e Bagno (2007), para discutirmos os conceitos sobre língua. Além disso, discutimos noções como: bilinguismo (CROCI, 2011), (RASO, MELLO; ALTENHOFEN, 2011) e (AGUILERA; BUSSE, 2008); multilinguismo (OLIVEIRA, 2000); diglossia (FERGUSON, 1972) e alternância de códigos (GUMPERZ, 1982), (SILVACORVALÁN, 1989) e (MOZZILLO, 2009). Sobre crenças e atitudes pautamos nossa discussão nos estudos apresentados por Lambert e Lambert (1981) entre outros. Consideramos que nossa pesquisa se enquadra no caráter qualitativo, de cunho etnográfico por analisar fenômenos sociais e processos em determinado contexto, percebendo comportamentos e interpretações dos indivíduos em relação a esses fenômenos (BORTONI-RICARDO, 2008) seguindo os postulados da Sociolinguística. Como instrumento para coletas de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada (LÜDKE, 2008) sob os parâmetros pré-estabelecidos por meio de roteiros de entrevista. Os dados evidenciaram que, além de reconhecer a realidade social e multilíngue em que vivem, os informantes possuem diferentes pontos de vista sobre a importância não do ensino da língua alemã, mas da diferente abordagem do colégio em relação às línguas que a instituição oferta. A variável “sexo”, que condicionou a formação de nossos grupos de informantes, não destacou qualquer distinção de postura dos alunos. Dentre as línguas, as que recebem maior prestígio são de fato a alemã, o que é naturalmente justificável, por todo o contexto da pesquisa, e a inglesa, o que possivelmente se dá pela efetivação de políticas linguísticas de valorização e hegemonia dessa língua. Percebemos a importância do papel da instituição e de suas políticas de ensino de línguas, no entanto ressaltamos a necessidade de se reformular o currículo, já que, como prescreve o PPP do colégio, a rica e efetiva formação de seus alunos como sujeitos ativos e socialmente desenvolvidos, é uma preocupação primordial.
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