As relações entre o território rural e as políticas educacionais de resposta a pandemia por Covid-19 voltadas às escolas públicas localizadas no campo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3587 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o território rural, políticas educacionais e escola pública localizada no campo no contexto de pandemia da Covid-19. Possui como problemática, quais são as relações que se colocam entre o território rural, as políticas educacionais de resposta a pandemia por Covid-19 e as escolas públicas localizadas no campo? Mediante isso, tem-se como objetivo geral analisar as relações que se colocam entre o território rural e as políticas educacionais de resposta à pandemia por Covid-19 voltadas às escolas públicas localizadas no campo. O estudo se fundamenta no pensamento de Paulo Freire, que faz importante diálogo com a educação do campo. Para abordar alguns conceitos e trajetórias da educação do campo recorremos aos estudos de Cardart (2003) e Souza (2018); para debater o conceito de território rural e territorialidades, utilizamos de Milton Santos (2007); para entender o que vem sendo definido como ensino remoto na atual conjuntura, Moreira e Schlemmer (2020) e nos respaldamos em Antunes (2018) sobre os efeitos do uso das tecnologias e da era digital no contexto neoliberal. O estudo possui uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-explicativo, utilizando-se da análise documental, pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. Tem como instrumentos de pesquisa os questionários e rodas de conversa e os sujeitos investigados são 11 professores(as) e 48 alunos de uma escola do campo no município de Palmeira/PR. Os resultados mostram que a produção a respeito da temática analisada se encontra em déficit e precisa de mais atenção das universidades. Constatou que as principais normas legislativas de resposta à Covid19 referente ao setor da educação, no âmbito federal, estadual e municipal, são insuficientes, pois pouco visibilizam o território rural. Em uma relação de homogeneização, contemplam pouco as diferentes realidades presentes em nosso país e quando contemplam é de modo superficial, pois não levam em conta a real aprendizagem do aluno do campo, não partem dessa realidade e não ouvem os profissionais da educação que atuam neste segmento. A empiria mostrou que não estão sendo consideradas as particularidades do território rural nas práticas do ensino remoto, sua organização se mostrou como mecanismo de controle e instrumento de opressão aos professores(as) e alunos(as) pela sobrecarga de atividades e de trabalho. Esse contexto acentuou os processos de exclusão e desigualdades socioterritoriais, devido a ausência de infraestrutura necessária na área rural. O(a) docente teve seu trabalho intensificado e precarizado. É marcante a baixa escolaridade dos pais e responsáveis pelos alunos, apresentam rotinas intensas de trabalho, tendo dificuldade de auxiliar seus filhos. A pandemia contribuiu para ampliar a evasão escolar, visto que os jovens que vivem no campo por vezes, deixaram seus estudos para ajudar no sustento da família. Apesar dos desafios enfrentados no território rural, consideramos que ações são possíveis para a transformação desse cenário, apostamos na educação popular e nas potencialidades que os sujeitos que vivem no campo possuem, para a luta em favor da transformação social. |
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As relações entre o território rural e as políticas educacionais de resposta a pandemia por Covid-19 voltadas às escolas públicas localizadas no campo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3587Esta pesquisa tem como objeto de estudo o território rural, políticas educacionais e escola pública localizada no campo no contexto de pandemia da Covid-19. Possui como problemática, quais são as relações que se colocam entre o território rural, as políticas educacionais de resposta a pandemia por Covid-19 e as escolas públicas localizadas no campo? Mediante isso, tem-se como objetivo geral analisar as relações que se colocam entre o território rural e as políticas educacionais de resposta à pandemia por Covid-19 voltadas às escolas públicas localizadas no campo. O estudo se fundamenta no pensamento de Paulo Freire, que faz importante diálogo com a educação do campo. Para abordar alguns conceitos e trajetórias da educação do campo recorremos aos estudos de Cardart (2003) e Souza (2018); para debater o conceito de território rural e territorialidades, utilizamos de Milton Santos (2007); para entender o que vem sendo definido como ensino remoto na atual conjuntura, Moreira e Schlemmer (2020) e nos respaldamos em Antunes (2018) sobre os efeitos do uso das tecnologias e da era digital no contexto neoliberal. O estudo possui uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-explicativo, utilizando-se da análise documental, pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. Tem como instrumentos de pesquisa os questionários e rodas de conversa e os sujeitos investigados são 11 professores(as) e 48 alunos de uma escola do campo no município de Palmeira/PR. Os resultados mostram que a produção a respeito da temática analisada se encontra em déficit e precisa de mais atenção das universidades. Constatou que as principais normas legislativas de resposta à Covid19 referente ao setor da educação, no âmbito federal, estadual e municipal, são insuficientes, pois pouco visibilizam o território rural. Em uma relação de homogeneização, contemplam pouco as diferentes realidades presentes em nosso país e quando contemplam é de modo superficial, pois não levam em conta a real aprendizagem do aluno do campo, não partem dessa realidade e não ouvem os profissionais da educação que atuam neste segmento. A empiria mostrou que não estão sendo consideradas as particularidades do território rural nas práticas do ensino remoto, sua organização se mostrou como mecanismo de controle e instrumento de opressão aos professores(as) e alunos(as) pela sobrecarga de atividades e de trabalho. Esse contexto acentuou os processos de exclusão e desigualdades socioterritoriais, devido a ausência de infraestrutura necessária na área rural. O(a) docente teve seu trabalho intensificado e precarizado. É marcante a baixa escolaridade dos pais e responsáveis pelos alunos, apresentam rotinas intensas de trabalho, tendo dificuldade de auxiliar seus filhos. A pandemia contribuiu para ampliar a evasão escolar, visto que os jovens que vivem no campo por vezes, deixaram seus estudos para ajudar no sustento da família. Apesar dos desafios enfrentados no território rural, consideramos que ações são possíveis para a transformação desse cenário, apostamos na educação popular e nas potencialidades que os sujeitos que vivem no campo possuem, para a luta em favor da transformação social.This research has as its object of study the rural territory, educational policies and public schools located in the countryside in the context of the Covid-19 pandemic. Its problematic is, what are the relationships between the rural territory, the educational policies to respond to the Covid-19 pandemic and the public schools located in the countryside? Through this, the general objective is to analyze the relationships that arise between the rural territory and educational policies in response to the Covid-19 pandemic aimed at public schools located in the countryside. The study is based on the thought of Paulo Freire, who makes an important dialogue with rural education. To approach some concepts and trajectories of rural education, we resorted to studies by Cardart (2003) and Souza (2018); to debate the concept of rural territory and territorialities, we use Milton Santos (2007); to understand what has been defined as remote learning in the current context, Moreira and Schlemmer (2020) and we rely on Antunes (2018) on the effects of the use of technologies and the digital age in the neoliberal context. The study has a qualitative approach, descriptive-explanatory, using document analysis, bibliographical research and field work. Its research instruments are questionnaires and conversation circles, and the investigated subjects are 11 teachers and 48 students from a rural school in the city of Palmeira/PR. The results show that the production on the analyzed theme is in deficit and needs more attention from universities. It found that the main legislative norms in response to Covid-19 referring to the education sector, at the federal, state and municipal levels, are insufficient, as they do not make the rural territory visible. In a relationship of homogenization, they do not consider the different realities present in our country and when they do, it is superficial, as they do not take into account the real learning of field students, do not start from this reality and do not listen to education professionals who work in this area. segment. The empiricism showed that the particularities of the rural territory are not being considered in the practices of remote teaching, its organization proved to be a control mechanism and an instrument of oppression of teachers and students due to the overload of activities and work. This context accentuated the processes of exclusion and socio-territorial inequalities, due to the lack of necessary infrastructure in the rural area. The teacher had their work intensified and precarious. The low level of education of parents and guardians of students is remarkable, they have intense work routines, having difficulty helping their children. The pandemic contributed to increasing school dropout rates, as young people living in the countryside sometimes left their studies to help support their families. Despite the challenges faced in rural areas, we believe that actions are possible to transform this scenario, we are betting on popular education and on the potential that young people living in the coutryside have, for the struggle in favor of social transformation.Submitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2022-03-16T21:59:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Liliane Pinheiro.pdf: 4366144 bytes, checksum: 0b577e08034463800ee724ebf0634ce0 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-16T21:59:42Z (GMT). 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Pinheiro, Liliane |
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CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Território rural Políticas educacionais Pandemia por Covid-19 Escolas públicas localizadas no campo. Rural territory Educational policies Pandemic by Covid-19 Public schools located in the countryside. |
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Território rural Políticas educacionais Pandemia por Covid-19 Escolas públicas localizadas no campo. Rural territory Educational policies Pandemic by Covid-19 Public schools located in the countryside. |
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo o território rural, políticas educacionais e escola pública localizada no campo no contexto de pandemia da Covid-19. Possui como problemática, quais são as relações que se colocam entre o território rural, as políticas educacionais de resposta a pandemia por Covid-19 e as escolas públicas localizadas no campo? Mediante isso, tem-se como objetivo geral analisar as relações que se colocam entre o território rural e as políticas educacionais de resposta à pandemia por Covid-19 voltadas às escolas públicas localizadas no campo. O estudo se fundamenta no pensamento de Paulo Freire, que faz importante diálogo com a educação do campo. Para abordar alguns conceitos e trajetórias da educação do campo recorremos aos estudos de Cardart (2003) e Souza (2018); para debater o conceito de território rural e territorialidades, utilizamos de Milton Santos (2007); para entender o que vem sendo definido como ensino remoto na atual conjuntura, Moreira e Schlemmer (2020) e nos respaldamos em Antunes (2018) sobre os efeitos do uso das tecnologias e da era digital no contexto neoliberal. O estudo possui uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-explicativo, utilizando-se da análise documental, pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. Tem como instrumentos de pesquisa os questionários e rodas de conversa e os sujeitos investigados são 11 professores(as) e 48 alunos de uma escola do campo no município de Palmeira/PR. Os resultados mostram que a produção a respeito da temática analisada se encontra em déficit e precisa de mais atenção das universidades. Constatou que as principais normas legislativas de resposta à Covid19 referente ao setor da educação, no âmbito federal, estadual e municipal, são insuficientes, pois pouco visibilizam o território rural. Em uma relação de homogeneização, contemplam pouco as diferentes realidades presentes em nosso país e quando contemplam é de modo superficial, pois não levam em conta a real aprendizagem do aluno do campo, não partem dessa realidade e não ouvem os profissionais da educação que atuam neste segmento. A empiria mostrou que não estão sendo consideradas as particularidades do território rural nas práticas do ensino remoto, sua organização se mostrou como mecanismo de controle e instrumento de opressão aos professores(as) e alunos(as) pela sobrecarga de atividades e de trabalho. Esse contexto acentuou os processos de exclusão e desigualdades socioterritoriais, devido a ausência de infraestrutura necessária na área rural. O(a) docente teve seu trabalho intensificado e precarizado. É marcante a baixa escolaridade dos pais e responsáveis pelos alunos, apresentam rotinas intensas de trabalho, tendo dificuldade de auxiliar seus filhos. A pandemia contribuiu para ampliar a evasão escolar, visto que os jovens que vivem no campo por vezes, deixaram seus estudos para ajudar no sustento da família. Apesar dos desafios enfrentados no território rural, consideramos que ações são possíveis para a transformação desse cenário, apostamos na educação popular e nas potencialidades que os sujeitos que vivem no campo possuem, para a luta em favor da transformação social. |
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2021 |
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PINHEIRO, Liliane. As relações entre o território rural e as políticas educacionais de resposta a pandemia por Covid-19 voltadas às escolas públicas localizadas no campo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021. |
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