AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Ana Cláudia Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/466
Resumo: This study aims to describe the structure of school libraries in high schools in Ponta Grossa –PR, to understand their functioning and the role they have (if any) in promoting reading, mainly of literature. It presents the results of a qualitative investigation with a descriptive approach, developed throughout the year 2013. Data was collected in five State schools in Ponta Grossa – PR and the analysis was carried out based on the reflections of Ezequiel Theodoro da Silva, Luís Milanesi, Rovilson da Silva, Bernadete Campello, Ana Maria Machado, Michele Pètit, Teresa Colomer and others. The places which were called libraries in each institution taking part in the research were investigated, and the people responsible for these spaces, as well as Portuguese teachers and the high school students, provided the researcher with information. In addition to highlighting the libraries profile, some alternatives such as partnerships are proposed for the transformation of the current scenery aiming at its improvement.
id UEPG_7fa251601317be3238bceda33899b01b
oai_identifier_str oai:tede2.uepg.br:prefix/466
network_acronym_str UEPG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
repository_id_str
spelling Sanches Neto, MiguelCPF:58157107920http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731796Y7Saveli, Esméria de LourdesCPF:886756http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777630P6Lima, Siumara Aparecida deCPF:53170601920http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776693U9Correa, Djane AntonucciCPF:37778579120http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778073H2CPF:01592357903http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256793E1Fontana, Ana Cláudia Costa2017-07-21T14:54:09Z2014-10-092017-07-21T14:54:09Z2014-09-03FONTANA, Ana Cláudia Costa. AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/466This study aims to describe the structure of school libraries in high schools in Ponta Grossa –PR, to understand their functioning and the role they have (if any) in promoting reading, mainly of literature. It presents the results of a qualitative investigation with a descriptive approach, developed throughout the year 2013. Data was collected in five State schools in Ponta Grossa – PR and the analysis was carried out based on the reflections of Ezequiel Theodoro da Silva, Luís Milanesi, Rovilson da Silva, Bernadete Campello, Ana Maria Machado, Michele Pètit, Teresa Colomer and others. The places which were called libraries in each institution taking part in the research were investigated, and the people responsible for these spaces, as well as Portuguese teachers and the high school students, provided the researcher with information. In addition to highlighting the libraries profile, some alternatives such as partnerships are proposed for the transformation of the current scenery aiming at its improvement.O presente trabalho tem o objetivo de descrever como se estruturam e como funcionam as bibliotecas escolares do Ensino Médio da cidade de Ponta Grossa e qual é o papel que têm desempenhado (e se têm desempenhado) para a promoção da leitura, sobretudo a literária. Trata-se do resultado de uma investigação qualitativa de caráter descritivo, desenvolvida ao longo do ano de 2013, a partir da coleta de dados em cinco colégios público-estaduais da cidade de Ponta Grossa, tendo como base as reflexões de Ezequiel Theodoro da Silva, Luís Milanesi, Rovilson da Silva, Bernadete Campello, Ana Maria Machado, Michele Pètit, Teresa Colomer e outros. Foi feita uma investigação nos locais denominados bibliotecas em cada instituição escolar pesquisada, contando como sujeitos informantes os profissionais que são responsáveis pelo seu funcionamento, os professores de Língua Portuguesa e os alunos de EM. Além de traçar o perfil das bibliotecas, apresentam-se também algumas possibilidades para a transformação do quadro com vistas a sua melhoria a partir de um trabalho em parcerias.Made available in DSpace on 2017-07-21T14:54:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Claudia Costa Fontana.pdf: 1053994 bytes, checksum: b6eb11ba48d1135ae3ad9c5468605c7f (MD5) Previous issue date: 2014-09-03application/pdfporUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSAPrograma de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e SubjetividadeUEPGBRLinguagem, Identidade e Subjetividadebibliotecas escolaresformação de leitoresmediadores de leituraschoollibrariesreader developmentreading mediatorsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGORIGINALAna Claudia Costa Fontana.pdfapplication/pdf1053994http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/466/1/Ana%20Claudia%20Costa%20Fontana.pdfb6eb11ba48d1135ae3ad9c5468605c7fMD51prefix/4662017-07-21 11:54:09.461oai:tede2.uepg.br:prefix/466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2017-07-21T14:54:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.por.fl_str_mv AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
title AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
spellingShingle AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
Fontana, Ana Cláudia Costa
bibliotecas escolares
formação de leitores
mediadores de leitura
schoollibraries
reader development
reading mediators
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
title_full AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
title_fullStr AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
title_full_unstemmed AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
title_sort AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
author Fontana, Ana Cláudia Costa
author_facet Fontana, Ana Cláudia Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanches Neto, Miguel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:58157107920
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731796Y7
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Saveli, Esméria de Lourdes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:886756
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777630P6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Siumara Aparecida de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:53170601920
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776693U9
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Correa, Djane Antonucci
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:37778579120
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778073H2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01592357903
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256793E1
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Ana Cláudia Costa
contributor_str_mv Sanches Neto, Miguel
Saveli, Esméria de Lourdes
Lima, Siumara Aparecida de
Correa, Djane Antonucci
dc.subject.por.fl_str_mv bibliotecas escolares
formação de leitores
mediadores de leitura
topic bibliotecas escolares
formação de leitores
mediadores de leitura
schoollibraries
reader development
reading mediators
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv schoollibraries
reader development
reading mediators
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This study aims to describe the structure of school libraries in high schools in Ponta Grossa –PR, to understand their functioning and the role they have (if any) in promoting reading, mainly of literature. It presents the results of a qualitative investigation with a descriptive approach, developed throughout the year 2013. Data was collected in five State schools in Ponta Grossa – PR and the analysis was carried out based on the reflections of Ezequiel Theodoro da Silva, Luís Milanesi, Rovilson da Silva, Bernadete Campello, Ana Maria Machado, Michele Pètit, Teresa Colomer and others. The places which were called libraries in each institution taking part in the research were investigated, and the people responsible for these spaces, as well as Portuguese teachers and the high school students, provided the researcher with information. In addition to highlighting the libraries profile, some alternatives such as partnerships are proposed for the transformation of the current scenery aiming at its improvement.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-09
2017-07-21T14:54:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-21T14:54:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONTANA, Ana Cláudia Costa. AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/466
identifier_str_mv FONTANA, Ana Cláudia Costa. AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
url http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Linguagem, Identidade e Subjetividade
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/466/1/Ana%20Claudia%20Costa%20Fontana.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6eb11ba48d1135ae3ad9c5468605c7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br
_version_ 1809460449517764608