Os caminhos das políticas para a população negra no ensino superior: um estudo sobre a organização e a condução das ações afirmativas na Universidade Estadual de Ponta Grossa entre os anos 2013 a 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isis Tomas da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3322
Resumo: Esta pesquisa de dissertação, alicerçada pelos conceitos de racismo e ação afirmativa, apresenta a história das ações afirmativas no Brasil, desdobrando-se nas políticas de reservas de vagas nas universidades públicas brasileiras, tendo como foco a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no período entre 2013 a 2016. O objetivo principal foi analisar como a aplicabilidade da Política de Reserva de Vagas na UEPG influenciou na inserção das pessoas negras da cidade ao corpo discente da instituição. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, dividida em três capítulos, e balizada pelo método do materialismo histórico dialético, por este contemplar, em seu arranjo analítico a estruturação da sociedade em classes sociais, por meio das práxis sociais dos homens, trazendo a história como um ponto fundamental para a compreensão da realidade. O uso dos conceitos de racismo e ação afirmativa incluem-se no presente objeto, pois figuram-se no método utilizado, já que se apresentam na estruturação materialista da sociedade condicionando o lugar do negro na sociedade brasileira. Em suma, o racismo é entendido como uma forma sistemática de “discriminação que tem a raça como fundamento que culminam em desvantagens ou privilégios, a depender ao grupo racial ao qual pertençam”. E ações afirmativas por e essa ser compreendida como “políticas focais que alocam recursos que comtemplam pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica independe do momento histórico.” Como resultado da análise historiográfica observou-se as contradições sociais de Ponta Grossa, seja na construção do discurso da constituição histórica da cidade ou na inserção dos negros no quadro acadêmico da UEPG, que apesar de progressiva, vem ocorrendo de forma tímida. Em um primeiro momento por falta de políticas públicas voltadas para a educação básica. E em um segundo momento, pela forma como é feita a seleção dos alunos inscritos no vestibular. Esses resultados demonstraram a importância da discussão e a implementação de políticas que democratizam o acesso à educação em Ponta Grossa, em todos os seus níveis, como também no Brasil.
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Os caminhos das políticas para a população negra no ensino superior: Um estudo sobre a organização e a condução das Ações Afirmativas na Universidade Estadual de ponta grossa entre os anos 2013 a 2016. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3322Esta pesquisa de dissertação, alicerçada pelos conceitos de racismo e ação afirmativa, apresenta a história das ações afirmativas no Brasil, desdobrando-se nas políticas de reservas de vagas nas universidades públicas brasileiras, tendo como foco a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no período entre 2013 a 2016. O objetivo principal foi analisar como a aplicabilidade da Política de Reserva de Vagas na UEPG influenciou na inserção das pessoas negras da cidade ao corpo discente da instituição. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, dividida em três capítulos, e balizada pelo método do materialismo histórico dialético, por este contemplar, em seu arranjo analítico a estruturação da sociedade em classes sociais, por meio das práxis sociais dos homens, trazendo a história como um ponto fundamental para a compreensão da realidade. O uso dos conceitos de racismo e ação afirmativa incluem-se no presente objeto, pois figuram-se no método utilizado, já que se apresentam na estruturação materialista da sociedade condicionando o lugar do negro na sociedade brasileira. Em suma, o racismo é entendido como uma forma sistemática de “discriminação que tem a raça como fundamento que culminam em desvantagens ou privilégios, a depender ao grupo racial ao qual pertençam”. E ações afirmativas por e essa ser compreendida como “políticas focais que alocam recursos que comtemplam pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica independe do momento histórico.” Como resultado da análise historiográfica observou-se as contradições sociais de Ponta Grossa, seja na construção do discurso da constituição histórica da cidade ou na inserção dos negros no quadro acadêmico da UEPG, que apesar de progressiva, vem ocorrendo de forma tímida. Em um primeiro momento por falta de políticas públicas voltadas para a educação básica. E em um segundo momento, pela forma como é feita a seleção dos alunos inscritos no vestibular. Esses resultados demonstraram a importância da discussão e a implementação de políticas que democratizam o acesso à educação em Ponta Grossa, em todos os seus níveis, como também no Brasil.This research, based on the concepts of racism and affirmative action, presents the history of affirmative action in Brazil, unfolding in the policies of vacancy reservations in Brazilian public universities, focusing on the State University of Ponta Grossa (UEPG) in the period from 2013 to 2016. The main objective was to analyze how the applicability of the UEPG Vacancy Reserve Policy influenced the insertion of black people into the institution's student body. It was quantitative and qualitative research, organized into three chapters and based on the method of dialectical historical materialism, which contemplates, in its analytical arrangement, the structuring of society into social classes through the social practices of men, bringing history as a fundamental point for the understanding of reality.The use of the concepts of racism and affirmative action are included in the present object, as they figure on the materialistic structure of society conditioning the place of black people in Brazilian society. In short, racism is understood as a systematic form of "discrimination that has ‘race’ as its foundation, culminating in disadvantages or privileges, depending on the racial group to which they belong”. And affirmative action is understood as "focal policies that allocate resources to people belonging to groups discriminated against and victimized by socioeconomic exclusion regardless of the historical moment.” As a result of a historiographic analysis, the social contradictions of Ponta Grossa were observed, whether in the construction of the discourse of the historical constitution of the city or in the insertion of black people in the academic framework of the UEPG, which although progressive, has been occurring timidly. In the first moment due to the lack of public policies for basic education and in the second moment to the way the Vestibular exam is selected, through a minimum score. These results indicate the importance of discussion and implementation of policies that democratize access to education in Ponta Grossa, at all levels, as well as in Brazil.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-03-11T23:59:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Isis Tomas da Silva.pdf: 3158852 bytes, checksum: b6c57e2ea3e05cf82122522453a81a99 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-11T23:59:12Z (GMT). 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Oliveira, Rita de Cássia da Silva
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Ação afirmativa
Racismo
UEPG
Movimentos negros
História da Educação
Affirmative action
Racism
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Black Movement
History of Education
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description Esta pesquisa de dissertação, alicerçada pelos conceitos de racismo e ação afirmativa, apresenta a história das ações afirmativas no Brasil, desdobrando-se nas políticas de reservas de vagas nas universidades públicas brasileiras, tendo como foco a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no período entre 2013 a 2016. O objetivo principal foi analisar como a aplicabilidade da Política de Reserva de Vagas na UEPG influenciou na inserção das pessoas negras da cidade ao corpo discente da instituição. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, dividida em três capítulos, e balizada pelo método do materialismo histórico dialético, por este contemplar, em seu arranjo analítico a estruturação da sociedade em classes sociais, por meio das práxis sociais dos homens, trazendo a história como um ponto fundamental para a compreensão da realidade. O uso dos conceitos de racismo e ação afirmativa incluem-se no presente objeto, pois figuram-se no método utilizado, já que se apresentam na estruturação materialista da sociedade condicionando o lugar do negro na sociedade brasileira. Em suma, o racismo é entendido como uma forma sistemática de “discriminação que tem a raça como fundamento que culminam em desvantagens ou privilégios, a depender ao grupo racial ao qual pertençam”. E ações afirmativas por e essa ser compreendida como “políticas focais que alocam recursos que comtemplam pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica independe do momento histórico.” Como resultado da análise historiográfica observou-se as contradições sociais de Ponta Grossa, seja na construção do discurso da constituição histórica da cidade ou na inserção dos negros no quadro acadêmico da UEPG, que apesar de progressiva, vem ocorrendo de forma tímida. Em um primeiro momento por falta de políticas públicas voltadas para a educação básica. E em um segundo momento, pela forma como é feita a seleção dos alunos inscritos no vestibular. Esses resultados demonstraram a importância da discussão e a implementação de políticas que democratizam o acesso à educação em Ponta Grossa, em todos os seus níveis, como também no Brasil.
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