Homo Machina: a inteligência artificial humana em Detroit: Become Human

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borgato, Henrique Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3354
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a presença do conceito de humanidade latente nos androides do jogo Detroit: Become Human (2018). Inicialmente, a pesquisa levantou a história do videogame, apontando de onde ele veio e para onde ele possivelmente vai. Em seguida, considerou-se um cabedal teórico da área de Game Studies que discutisse principalmente noções de narrativa e gameplay, como por exemplo Ribeiro (2011) e Sodré (1988), e de Literatura Ergódica, como Aarseth (1997). A seguir, levantou-se diversas teorias sobre o que torna o ser humano no que ele de fato é, chegando à concepção de humanidade. A partir daí, foram definidas dez características advindas das capacidades cognitivas do cérebro humano necessárias para arquitetar a humanidade. Além disso, buscou-se definir e distinguir máquina e androide, a fim de chegar na definição de ciborgue de Tomaz Tadeu (2009). Após essa preleção conceitual, durante uma resenha do primeiro ao último capítulo do jogo, foram elencados aspectos que caracterizam a humanidade nos androides de Detroit, tornando possível suas evoluções para o estado de ciborgues (chamados de divergentes na diegese): uma nova criatura híbrida, resultado de um corpo sintético e uma mente genuinamente humana. Por fim, concluiu-se que dentro da diegese ramificada, dentre os vários possíveis caminhos, o escolhido pelo jogador foi o que mais permitiu este estudo a considerar os divergentes como uma nova forma de vida, cujo os direitos devem ser garantidos. Assim, este estudo manteve duas perspectivas de contribuição acadêmica em seu horizonte de discussão: a primeira seria mapear o conceito de humanidade, servindo como possível sugestão de como lidar com a inteligência artificial no futuro, e a segunda seria estimular o cultivo da humanidade do indivíduo.
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Em seguida, considerou-se um cabedal teórico da área de Game Studies que discutisse principalmente noções de narrativa e gameplay, como por exemplo Ribeiro (2011) e Sodré (1988), e de Literatura Ergódica, como Aarseth (1997). A seguir, levantou-se diversas teorias sobre o que torna o ser humano no que ele de fato é, chegando à concepção de humanidade. A partir daí, foram definidas dez características advindas das capacidades cognitivas do cérebro humano necessárias para arquitetar a humanidade. Além disso, buscou-se definir e distinguir máquina e androide, a fim de chegar na definição de ciborgue de Tomaz Tadeu (2009). Após essa preleção conceitual, durante uma resenha do primeiro ao último capítulo do jogo, foram elencados aspectos que caracterizam a humanidade nos androides de Detroit, tornando possível suas evoluções para o estado de ciborgues (chamados de divergentes na diegese): uma nova criatura híbrida, resultado de um corpo sintético e uma mente genuinamente humana. Por fim, concluiu-se que dentro da diegese ramificada, dentre os vários possíveis caminhos, o escolhido pelo jogador foi o que mais permitiu este estudo a considerar os divergentes como uma nova forma de vida, cujo os direitos devem ser garantidos. Assim, este estudo manteve duas perspectivas de contribuição acadêmica em seu horizonte de discussão: a primeira seria mapear o conceito de humanidade, servindo como possível sugestão de como lidar com a inteligência artificial no futuro, e a segunda seria estimular o cultivo da humanidade do indivíduo.This work aimed to analyze the presence of the concept of latent humanity in the androids of the game Detroit: Become Human (2018). Initially, this dissertation discussed the history of the video game by pointing out where it came from and where it possibly goes. Then, it was considered a theoretical capital of the Game Studies that discussed mainly notions of narrative and gameplay, as for example Ribeiro (2011) and Sodré (1988), and Ergodic Literature, as Aarseth (1997). Next, several theories were raised to think about what makes human beings what they really are, reaching the conception of humanity. From there, ten characteristics were defined, resulting from the cognitive capacities of the human brain necessary to architect humanity. In addition, we sought to define and distinguish machine and android in order to get at Tomaz Tadeu's definition of cyborg (2009). After this conceptual summary, during a review from the first to the last chapter of the game, aspects that build humanity in Detroit's androids were listed, making possible their evolution to the cyborgs’ state (called deviants in diegesis): a new hybrid creature, result of a synthetic body and a genuinely human mind. Finally, it was concluded that within the branched diegesis, among the several possible paths, the one chosen by the player was the one that most allowed this study to consider the divergent as a new way of life, whose rights must be guaranteed. Thus, this study maintained two perspectives of academic contribution in its discussion horizon: the first would be to map the concept of humanity, serving as a possible suggestion of how to deal with artificial intelligence in the future, and the second would be to stimulate the cultivation of the individual's humanity.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-04-23T00:10:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Henrique Barbosa Borgato.pdf: 5686288 bytes, checksum: 17c641db30efe7942390217fedc18df9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-23T00:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Henrique Barbosa Borgato.pdf: 5686288 bytes, checksum: 17c641db30efe7942390217fedc18df9 (MD5) Previous issue date: 2021-03-24porUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós - Graduação em Estudos de LinguagemUEPGBrasilDepartamento de Estudos da LinguagemAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDetroitBecome HumanHumanidadeAndroideInteligência ArtificialDetroitBecome HumanHumanityAndroidArtificial IntelligenceHomo Machina: a inteligência artificial humana em Detroit: Become Humaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3354/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3354/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALHenrique Barbosa Borgato.pdfHenrique Barbosa Borgato.pdfdissertação completa em pdfapplication/pdf5686288http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3354/1/Henrique%20Barbosa%20Borgato.pdf17c641db30efe7942390217fedc18df9MD51prefix/33542021-04-22 21:10:24.325oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2021-04-23T00:10:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
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