Caracterização microestrutural da AA2024-t3 revestida com AA2024-t3 por friction surfacing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Mariano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3039
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo abordar o estudo de uma técnica alternativa para recobrimentos superficiais de componentes ou estruturas fabricadas em ligas de alumínio, utilizando o processo de união por Deposição Superficial por Atrito (Friction Surfacing, FS). Assim, foi avaliada a influência da carga axial que foi um dos parâmetros do processo de deposição. Os demais parâmetros foram velocidade de rotação e velocidade de deslocamento da haste. Os experimentos foram realizados numa máquina FSW do LNNano do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM, Campinas – São Paulo. Foram depositadas hastes de liga de alumínio 2024-T3 sobre substratos da mesma liga de alumínio. Após execução do processo de deposição por atrito, os depósitos obtidos foram caracterizados quanto à sua morfologia, seguido de análises macro e microestruturais por meio das técnicas de microscopia estereoscópica (ME), microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise por espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Para entender melhor o processo de deposição superficial por atrito, foram realizadas análises de tamanho de grão, misorientation, Fator de Schmid, Fator de Taylor, percentual de recristalização e texturas pela técnica de EBSD em microscópio eletrônico de varredura com emissão de campo (FEG-MEV). Com o intuito de avaliar as propriedades mecânicas ao longo da espessura dos depósitos e principalmente a resistência de adesão da interface depósito/substrato foram feitos ensaios de microdureza e ensaios de tração, respectivamente. Foi possível comprovar através das microestruturas e do EDS que a união por friction surfacing ocorre por difusão. As propriedades de tração do substrato com depósito em relação ao material base mostraram que o limite de escoamento e limite de resistência à tração foram menor em 17% e15 %, respectivamente. Os resultados experimentais mostraram que os melhores depósitos foram feitos com cargas de 14 e 13,5 kN.
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Caracterização microestrutural da AA2024-T3 revestida com AA2024-T3 por friction surfacing. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3039O presente trabalho teve como objetivo abordar o estudo de uma técnica alternativa para recobrimentos superficiais de componentes ou estruturas fabricadas em ligas de alumínio, utilizando o processo de união por Deposição Superficial por Atrito (Friction Surfacing, FS). Assim, foi avaliada a influência da carga axial que foi um dos parâmetros do processo de deposição. Os demais parâmetros foram velocidade de rotação e velocidade de deslocamento da haste. Os experimentos foram realizados numa máquina FSW do LNNano do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM, Campinas – São Paulo. Foram depositadas hastes de liga de alumínio 2024-T3 sobre substratos da mesma liga de alumínio. Após execução do processo de deposição por atrito, os depósitos obtidos foram caracterizados quanto à sua morfologia, seguido de análises macro e microestruturais por meio das técnicas de microscopia estereoscópica (ME), microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise por espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Para entender melhor o processo de deposição superficial por atrito, foram realizadas análises de tamanho de grão, misorientation, Fator de Schmid, Fator de Taylor, percentual de recristalização e texturas pela técnica de EBSD em microscópio eletrônico de varredura com emissão de campo (FEG-MEV). Com o intuito de avaliar as propriedades mecânicas ao longo da espessura dos depósitos e principalmente a resistência de adesão da interface depósito/substrato foram feitos ensaios de microdureza e ensaios de tração, respectivamente. Foi possível comprovar através das microestruturas e do EDS que a união por friction surfacing ocorre por difusão. As propriedades de tração do substrato com depósito em relação ao material base mostraram que o limite de escoamento e limite de resistência à tração foram menor em 17% e15 %, respectivamente. Os resultados experimentais mostraram que os melhores depósitos foram feitos com cargas de 14 e 13,5 kN.This work aimed to evaluate a study on advanced technique for coatings in components or structures made aluminum alloys using friction surfacing process. This way, it was investigated influence of axial load variation on the deposition process by Friction Surfacing. All experiments were performed using a FSW machine from the National Center for Energy and Materials Research, CNPEM-LNNano, Campinas - São Paulo. AA2024-T3 Aluminum alloy rods were deposited on substrates of the same alloy. After deposition process by Friction Surfacing, all deposit-substrate interface was characterized with relation to their morphology, as also macro and microstructure analyzes from the stereoscopic microscopy (SM), light microscopy (LM), scanning electron microscopy (SEM) techniques and energy dispersive spectroscopy (EDS) microanalysis. As consequence, can be obtained grain size, misorientation, Schmid Factor, Taylor Factor, recrystallization percentage and microtexture by EBSD technique using a scanning electron microscope with field emission (FEG-SEM). In order to evaluate the mechanical properties along the deposit thickness and especially the adhesion strength from deposit-substrate interface, microhardness tests and tensile tests were performed, respectively. Microstructures and EDS analyses showed that was possible to reveal that the friction surfacing bonding occurs by diffusion. Tensile properties of the substrate with deposit such as Yield Strength and Ultimate Tensile Strength were lower in 17% and 15%, respectively, in relation to base metal. Experimental results showed that the best deposits were produced with 14 and 13.5 kN loads.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-03-11T12:00:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Fernanda Mariano Pereira.pdf: 11840220 bytes, checksum: 5c94bcc8841edf3c5adb9273fc41315c (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-11T12:00:18Z (GMT). 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Martins, Juliana de Paula
Avila Diaz, Julian Arnaldo
Haskel, Hudison Loch
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topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
Deposição superficial por atrito
Friction surfacing
Parâmetro de processo
Microestrutura
Liga de Alumínio 2024 –T3
Técnica de EBSD
Friction Surfacing
Process Parameters
Microstructure
Aluminum alloy 2024 – T3
EBSD technique
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Parâmetro de processo
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Liga de Alumínio 2024 –T3
Técnica de EBSD
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Aluminum alloy 2024 – T3
EBSD technique
description O presente trabalho teve como objetivo abordar o estudo de uma técnica alternativa para recobrimentos superficiais de componentes ou estruturas fabricadas em ligas de alumínio, utilizando o processo de união por Deposição Superficial por Atrito (Friction Surfacing, FS). Assim, foi avaliada a influência da carga axial que foi um dos parâmetros do processo de deposição. Os demais parâmetros foram velocidade de rotação e velocidade de deslocamento da haste. Os experimentos foram realizados numa máquina FSW do LNNano do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, CNPEM, Campinas – São Paulo. Foram depositadas hastes de liga de alumínio 2024-T3 sobre substratos da mesma liga de alumínio. Após execução do processo de deposição por atrito, os depósitos obtidos foram caracterizados quanto à sua morfologia, seguido de análises macro e microestruturais por meio das técnicas de microscopia estereoscópica (ME), microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise por espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Para entender melhor o processo de deposição superficial por atrito, foram realizadas análises de tamanho de grão, misorientation, Fator de Schmid, Fator de Taylor, percentual de recristalização e texturas pela técnica de EBSD em microscópio eletrônico de varredura com emissão de campo (FEG-MEV). Com o intuito de avaliar as propriedades mecânicas ao longo da espessura dos depósitos e principalmente a resistência de adesão da interface depósito/substrato foram feitos ensaios de microdureza e ensaios de tração, respectivamente. Foi possível comprovar através das microestruturas e do EDS que a união por friction surfacing ocorre por difusão. As propriedades de tração do substrato com depósito em relação ao material base mostraram que o limite de escoamento e limite de resistência à tração foram menor em 17% e15 %, respectivamente. Os resultados experimentais mostraram que os melhores depósitos foram feitos com cargas de 14 e 13,5 kN.
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