Potencial geoturístico e geoeducativo do patrimônio geológico da região de Piraí da Serra - Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krüger, Geovani Henrique Barth
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3989
Resumo: Piraí da Serra tem a sua localização no Segundo Planalto Paranaense, na borda da Escarpa Devoniana, inserida na região fitogeográfica conhecida como Campos Gerais do Paraná. Com cerca de 513 km2 e integrando parte dos municípios de Tibagi, Piraí do Sul e Castro. Sua geodiversidade é marcada por paisagens resultantes da evolução da Formação Furnas, predominante, somada aos processos ligados ao Arco de Ponta Grossa, que promoveu um forte controle estrutural. Produzindo uma paisagem única com diversos cânions alinhados no sentido SE-NW, com vertentes abruptas de cuesta da Escarpa Devoniana, relevo ruiniforme, cachoeiras, dentre outras formas. Uma parcela dessas paisagens detém grande potencial geoturístico e geoeducativo, em parte utilizado. A pesquisa se concentrou em identificar e quantificar os geossítios, elaborar sugestões de roteiros geológicos tendo em vista os usos geoturístico e geoeducativo, que tragam a possibilidade de ilustrar o máximo de aspectos da geodiversidade do local, ou seja, o seu patrimônio geológico, contribuindo dessa forma para a sua geoconservação. Adaptou-se a metodologia de Brilha (2016), alterando-se os critérios dos valores turístico e educativo de acessibilidade, densidade demográfica e nível econômico. Para tanto, primeiramente foi realizada a caracterização física da área, onde foram constatados diversos aspectos da rica geodiversidade local. Ocorrem diversas feições geológicas e geomorfológicas nas diferentes escalas (macro, meso e micro) e que podem ser melhor estudadas e utilizadas turística e didaticamente. Nesta etapa foi identificado, tanto no mapeamento, quanto em campo, um grande e preocupante avanço da silvicultura de pinus sobre os campos naturais, modificando assim a originalidade da paisagem da região. Constatou-se também durante a etapa de campo a necessidade de investimentos na atualização e/ou instalação de painéis ou mesmo de outros meios interpretativos. Após a consulta bibliográfica e a alguns especialistas, foram analisados dezoito geossítios, destes dezesseis foram selecionados de acordo com a quantificação e a localização, buscando facilitar a logística. Elaborou-se dois roteiros denominados de: “Piraí do Sul” e “RPPN Itáytyba”. Foi realizada a descrição das trilhas e dos pontos de parada de cada roteiro. Para facilitar mais seu uso educativo, foi elaborado ainda um quadro síntese geoeducativo, contendo as feições que podem ser identificadas, as habilidades que podem ser abordadas de acordo com a BNCC e os conteúdos que podem ser trabalhados conforme os currículos regionais do estado do Paraná para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, para a disciplina de geografia, além de uma caderneta de campo adaptada. Espera-se com a presente pesquisa contribuir com a divulgação geocientífica e a educação patrimonial, buscando com uma maior sensibilização do público leigo, a valorização do patrimônio geológico, considerando estas como etapas inerentes da geoconservação.
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Potencial geoturístico e geoeducativo do patrimônio geológico da região de Piraí da Serra - Paraná. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão do Território) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3989Piraí da Serra tem a sua localização no Segundo Planalto Paranaense, na borda da Escarpa Devoniana, inserida na região fitogeográfica conhecida como Campos Gerais do Paraná. Com cerca de 513 km2 e integrando parte dos municípios de Tibagi, Piraí do Sul e Castro. Sua geodiversidade é marcada por paisagens resultantes da evolução da Formação Furnas, predominante, somada aos processos ligados ao Arco de Ponta Grossa, que promoveu um forte controle estrutural. Produzindo uma paisagem única com diversos cânions alinhados no sentido SE-NW, com vertentes abruptas de cuesta da Escarpa Devoniana, relevo ruiniforme, cachoeiras, dentre outras formas. Uma parcela dessas paisagens detém grande potencial geoturístico e geoeducativo, em parte utilizado. A pesquisa se concentrou em identificar e quantificar os geossítios, elaborar sugestões de roteiros geológicos tendo em vista os usos geoturístico e geoeducativo, que tragam a possibilidade de ilustrar o máximo de aspectos da geodiversidade do local, ou seja, o seu patrimônio geológico, contribuindo dessa forma para a sua geoconservação. Adaptou-se a metodologia de Brilha (2016), alterando-se os critérios dos valores turístico e educativo de acessibilidade, densidade demográfica e nível econômico. Para tanto, primeiramente foi realizada a caracterização física da área, onde foram constatados diversos aspectos da rica geodiversidade local. Ocorrem diversas feições geológicas e geomorfológicas nas diferentes escalas (macro, meso e micro) e que podem ser melhor estudadas e utilizadas turística e didaticamente. Nesta etapa foi identificado, tanto no mapeamento, quanto em campo, um grande e preocupante avanço da silvicultura de pinus sobre os campos naturais, modificando assim a originalidade da paisagem da região. Constatou-se também durante a etapa de campo a necessidade de investimentos na atualização e/ou instalação de painéis ou mesmo de outros meios interpretativos. Após a consulta bibliográfica e a alguns especialistas, foram analisados dezoito geossítios, destes dezesseis foram selecionados de acordo com a quantificação e a localização, buscando facilitar a logística. Elaborou-se dois roteiros denominados de: “Piraí do Sul” e “RPPN Itáytyba”. Foi realizada a descrição das trilhas e dos pontos de parada de cada roteiro. Para facilitar mais seu uso educativo, foi elaborado ainda um quadro síntese geoeducativo, contendo as feições que podem ser identificadas, as habilidades que podem ser abordadas de acordo com a BNCC e os conteúdos que podem ser trabalhados conforme os currículos regionais do estado do Paraná para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, para a disciplina de geografia, além de uma caderneta de campo adaptada. Espera-se com a presente pesquisa contribuir com a divulgação geocientífica e a educação patrimonial, buscando com uma maior sensibilização do público leigo, a valorização do patrimônio geológico, considerando estas como etapas inerentes da geoconservação.Piraí da Serra is located on the Second Plateau of Paraná, on the edge of the Devonian Escarpment, inserted in the phytogeographic region known as Campos Gerais do Paraná. With about 513 km2 and integrating part of the municipalities of Tibagi, Piraí do Sul and Castro. Its geodiversity is marked by landscapes resulting mostly from the evolution of the Furnas Formation added to the processes linked to the Ponta Grossa Arch, which promoted a strong structural control. Creating a unique landscape with several canyons aligned in the SE-NW direction, with abrupt cuesta slopes of the Devonian Escarpment, uniform relief, waterfalls, among other forms. A portion of these landscapes holds great geotourism and geoeducational potential, partly utilized. The research focused on identifying and quantifying geosites, developing suggestions for geological itineraries with focus on geotourism and geoeducational uses, which brings the possibility of illustrating the maximum aspects of the geodiversity of the place, that is, its geoheritage, thus contributing to its geoconservation. The methodology of Brilha (2016) was adapted, changing the criteria of touristic and educational values of accessibility, demographic density and economic level. Initially, the physical characterization of the area was carried out, where several aspects of the rich local geodiversity were found. There are several geological and geomorphological features at different scales (macro, meso and micro) that can be better studied and used for tourism and didactics. At this stage it was identified, during both the mapping and the field work, a great and worrying spread of pine forestry over the natural fields, thus modifying the originality of the landscape of the region. It was also noted during the field stage the need for investments in updating and/or installing signs or even other interpretive media. After consulting the literature and some specialists, eighteen geosites were analyzed, of which sixteen were selected according to their quantification and location, in order to facilitate logistics. Two itineraries were elaborated and named: "Piraí do Sul" and "RPPN Itáytyba". A description of the trails and stopping points of each route was carried out. To further facilitate its educational use, a geoeducational summary table was also prepared, containing the features that can be identified, the skills that can be addressed according to the BNCC and the content that can be worked according to the regional curriculum of the state of Paraná for Middle School and High School, for the geography course, in addition to an adapted field booklet. This research is expected to contribute to the geoscientific dissemination and heritage education, seeking a greater sensitization of the lay public, resulting in the valorization of the geoheritage, which is considered an important stage of geoconservation.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2023-09-11T20:58:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Geovani Henrique Barth Kruger.pdf: 11629927 bytes, checksum: e00f2ed051f064b2922530f1a8d72c9c (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-11T20:58:57Z (GMT). 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Geodiversidade
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Piraí da Serra
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description Piraí da Serra tem a sua localização no Segundo Planalto Paranaense, na borda da Escarpa Devoniana, inserida na região fitogeográfica conhecida como Campos Gerais do Paraná. Com cerca de 513 km2 e integrando parte dos municípios de Tibagi, Piraí do Sul e Castro. Sua geodiversidade é marcada por paisagens resultantes da evolução da Formação Furnas, predominante, somada aos processos ligados ao Arco de Ponta Grossa, que promoveu um forte controle estrutural. Produzindo uma paisagem única com diversos cânions alinhados no sentido SE-NW, com vertentes abruptas de cuesta da Escarpa Devoniana, relevo ruiniforme, cachoeiras, dentre outras formas. Uma parcela dessas paisagens detém grande potencial geoturístico e geoeducativo, em parte utilizado. A pesquisa se concentrou em identificar e quantificar os geossítios, elaborar sugestões de roteiros geológicos tendo em vista os usos geoturístico e geoeducativo, que tragam a possibilidade de ilustrar o máximo de aspectos da geodiversidade do local, ou seja, o seu patrimônio geológico, contribuindo dessa forma para a sua geoconservação. Adaptou-se a metodologia de Brilha (2016), alterando-se os critérios dos valores turístico e educativo de acessibilidade, densidade demográfica e nível econômico. Para tanto, primeiramente foi realizada a caracterização física da área, onde foram constatados diversos aspectos da rica geodiversidade local. Ocorrem diversas feições geológicas e geomorfológicas nas diferentes escalas (macro, meso e micro) e que podem ser melhor estudadas e utilizadas turística e didaticamente. Nesta etapa foi identificado, tanto no mapeamento, quanto em campo, um grande e preocupante avanço da silvicultura de pinus sobre os campos naturais, modificando assim a originalidade da paisagem da região. Constatou-se também durante a etapa de campo a necessidade de investimentos na atualização e/ou instalação de painéis ou mesmo de outros meios interpretativos. Após a consulta bibliográfica e a alguns especialistas, foram analisados dezoito geossítios, destes dezesseis foram selecionados de acordo com a quantificação e a localização, buscando facilitar a logística. Elaborou-se dois roteiros denominados de: “Piraí do Sul” e “RPPN Itáytyba”. Foi realizada a descrição das trilhas e dos pontos de parada de cada roteiro. Para facilitar mais seu uso educativo, foi elaborado ainda um quadro síntese geoeducativo, contendo as feições que podem ser identificadas, as habilidades que podem ser abordadas de acordo com a BNCC e os conteúdos que podem ser trabalhados conforme os currículos regionais do estado do Paraná para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, para a disciplina de geografia, além de uma caderneta de campo adaptada. Espera-se com a presente pesquisa contribuir com a divulgação geocientífica e a educação patrimonial, buscando com uma maior sensibilização do público leigo, a valorização do patrimônio geológico, considerando estas como etapas inerentes da geoconservação.
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