Mariana Coelho e a educação das mulheres: uma escritora feminista no campo intelectual (1893-1940)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG |
Texto Completo: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3127 |
Resumo: | Esta tese tem por objetivo analisar a trajetória de Mariana Coelho, notadamente o período de 1893 a 1940, a fim de problematizar seu processo de formação como leitora e escritora, bem como sua inserção no campo intelectual. O recorte inicial, 1893, está associado à sua primeira poesia publicada pela Revista Azul, e 1940 demarca o momento em que deixou de atuar na vida pública com a edição da obra Cambiantes e sua última carta escrita à feminista Bertha Lutz. A justificativa desta investigação está associada ao lugar ocupado por esta personagem no cenário literário, intelectual e feminista da história paranaense e brasileira, visto que as posições ocupadas e as tomadas de posições permitem problematizar sua atuação no universo da leitura e da escrita na tentativa de compreender as estratégias que favoreceram o seu ingresso no campo literário e intelectual, possibilitando o seu reconhecimento como intelectual que almejava educar as mulheres para que tivessem maior autonomia e espaço na vida pública e profissional. Apoia-se em fontes como as correspondências ainda inéditas – trocadas com a líder Bertha Lutz, no período de 1923 a 1940 –, notas de leitura, obras publicadas e artigos divulgados em periódicos ao longo de sua trajetória, bem como nas proposições teórico-metodológicas do sociólogo Pierre Bourdieu e nos aportes da história intelectual, os quais permitem compreender os espaços sociais e culturais em que Mariana Coelho transitou, assim como explicar o processo que resultou na transformação de estratégias aplicadas ao mundo social para ingressar no campo literário e intelectual em favor de seu debate em defesa da educação e emancipação feminina. No percurso de análise, discutem-se as origens familiares de Mariana Coelho, tendo em vista sua formação de leitora, no período em que viveu em Portugal, entendido como espaço de prática social e acúmulo de capital cultural, além de descrever o processo de sua saída de Portugal e chegada ao Brasil. Em seguida, é apresentada como se deu sua formação como escritora e inserção ao campo literário paranaense, destacando-se as relações que estabeleceu com outros agentes e as tomadas de posição nesse espaço social. É evidenciado também como sua concepção feminista foi se moldando e se constituindo ao longo dos anos por meio das leituras, das ações e das relações que estabeleceu com outras feministas, particularmente com Bertha Lutz, com quem manteve uma relação marcada por laços de amizade, de intercâmbio de ideias, assim como por desacordos. Enfim, ao mostrar o acúmulo de seu capital cultural (condição de leitora e escritora) e de capital simbólico (vínculo com diversas lideranças culturais), sustenta-se a tese que Mariana Coelho converteu esses elementos em estratégias potencializadoras para defender, no âmbito do campo intelectual paranaense e brasileiro, seu feminismo por convicção, cujo horizonte seria um modelo educacional comprometido com a emancipação das mulheres. |
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Mariana Coelho e a educação das mulheres: uma escritora feminista no campo intelectual (1893-1940). 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3127Esta tese tem por objetivo analisar a trajetória de Mariana Coelho, notadamente o período de 1893 a 1940, a fim de problematizar seu processo de formação como leitora e escritora, bem como sua inserção no campo intelectual. O recorte inicial, 1893, está associado à sua primeira poesia publicada pela Revista Azul, e 1940 demarca o momento em que deixou de atuar na vida pública com a edição da obra Cambiantes e sua última carta escrita à feminista Bertha Lutz. A justificativa desta investigação está associada ao lugar ocupado por esta personagem no cenário literário, intelectual e feminista da história paranaense e brasileira, visto que as posições ocupadas e as tomadas de posições permitem problematizar sua atuação no universo da leitura e da escrita na tentativa de compreender as estratégias que favoreceram o seu ingresso no campo literário e intelectual, possibilitando o seu reconhecimento como intelectual que almejava educar as mulheres para que tivessem maior autonomia e espaço na vida pública e profissional. Apoia-se em fontes como as correspondências ainda inéditas – trocadas com a líder Bertha Lutz, no período de 1923 a 1940 –, notas de leitura, obras publicadas e artigos divulgados em periódicos ao longo de sua trajetória, bem como nas proposições teórico-metodológicas do sociólogo Pierre Bourdieu e nos aportes da história intelectual, os quais permitem compreender os espaços sociais e culturais em que Mariana Coelho transitou, assim como explicar o processo que resultou na transformação de estratégias aplicadas ao mundo social para ingressar no campo literário e intelectual em favor de seu debate em defesa da educação e emancipação feminina. No percurso de análise, discutem-se as origens familiares de Mariana Coelho, tendo em vista sua formação de leitora, no período em que viveu em Portugal, entendido como espaço de prática social e acúmulo de capital cultural, além de descrever o processo de sua saída de Portugal e chegada ao Brasil. Em seguida, é apresentada como se deu sua formação como escritora e inserção ao campo literário paranaense, destacando-se as relações que estabeleceu com outros agentes e as tomadas de posição nesse espaço social. É evidenciado também como sua concepção feminista foi se moldando e se constituindo ao longo dos anos por meio das leituras, das ações e das relações que estabeleceu com outras feministas, particularmente com Bertha Lutz, com quem manteve uma relação marcada por laços de amizade, de intercâmbio de ideias, assim como por desacordos. Enfim, ao mostrar o acúmulo de seu capital cultural (condição de leitora e escritora) e de capital simbólico (vínculo com diversas lideranças culturais), sustenta-se a tese que Mariana Coelho converteu esses elementos em estratégias potencializadoras para defender, no âmbito do campo intelectual paranaense e brasileiro, seu feminismo por convicção, cujo horizonte seria um modelo educacional comprometido com a emancipação das mulheres.This thesis aims to investigate Mariana Coelho’s trajectory, notably the period between 1893 to 1940, with the intent to analyze her formation process as a reader and writer, as well as her presence in the intellectual field. Her initial outline, 1893, is associated to her first poem published by Revista Azul, and 1940 highlights the moment in which she ceased to act on public life with her edition of the work Cambiantes and her last letter written to feminist Bertha Lutz. The justification for this investigation is associated to the place occupied by Coelho in the literary, intellectual and feminist scenario of Brazilian/Paranaense history, since both the occupied and taken positions allow for the problematization of her actions in the reading and writing universe, in an attempt to comprehend the strategies which gave way to her entry in the literary and intellectual field, allowing her acknowledgement as an intellectual who strived to educate women so they would have more autonomy and space in their public and professional lives. This paper is supported by sources, some of which are unprecedented, such as correspondences exchanged with leader Bertha Lutz, between 1923 to 1940, as well as reading notes, articles and works periodically published throughout Coelho’s trajectory, in addition to the theoretical-methodological propositions of the sociologist Pierre Bourdieu and the inputs of intellectual history, which allow the comprehension of the cultural and social spaces where Mariana Coelho has gone through, as well as to explain the process which led to the transformation of strategies applied to the social world in order to enter in the intellectual and literary field, in favor of her debate of defense of the feminist cause. In the course of analysis, topics of discussion include Mariana Coelho’s family origins, focusing on her reading formation, during which time she lived in Portugal, understood as a space of social practice and gathering of cultural capital, in addition to describing the process of her departure from Portugal and her arrival in Brazil. Moreover, it is presented how her writing formation, along with her insertion in the Paranaense literary field occurred, highlighting the relationships established with other agents in addition to the positions taken in this social space. It is also evidenced how her feminist conception was shaped and how it structured itself throughout the years through the reading, along with the actions and the relationships established with other feminists, particularly with Bertha Lutz, with whom Coelho kept a relationship known for its friendship bonds, its constant exchange of ideas, as well as disagreements. Finally, by showing the gathering of her cultural capital (her reader and writer status) and her symbolic capital (her ties with several cultural leaderships), it sustains the idea that Mariana Coelho converted these elements into empowering strategies to defend within the intellectual Brazilian/Paranense field, her feminism by conviction, which would envision an educational standard committed to the emancipation of women.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-06-30T19:07:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dyeinne Cristina Tomé.pdf: 6899548 bytes, checksum: 723c302b7b2883c13e8ba74a6dcae9d2 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-30T19:07:08Z (GMT). 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CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Mariana Coelho Trajetória intelectual Campo literário e intelectual Educação e emancipação feminina Mariana Coelho Intellectual trajectory Literary and intellectual field Female education and emancipation |
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Mariana Coelho Trajetória intelectual Campo literário e intelectual Educação e emancipação feminina Mariana Coelho Intellectual trajectory Literary and intellectual field Female education and emancipation |
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Esta tese tem por objetivo analisar a trajetória de Mariana Coelho, notadamente o período de 1893 a 1940, a fim de problematizar seu processo de formação como leitora e escritora, bem como sua inserção no campo intelectual. O recorte inicial, 1893, está associado à sua primeira poesia publicada pela Revista Azul, e 1940 demarca o momento em que deixou de atuar na vida pública com a edição da obra Cambiantes e sua última carta escrita à feminista Bertha Lutz. A justificativa desta investigação está associada ao lugar ocupado por esta personagem no cenário literário, intelectual e feminista da história paranaense e brasileira, visto que as posições ocupadas e as tomadas de posições permitem problematizar sua atuação no universo da leitura e da escrita na tentativa de compreender as estratégias que favoreceram o seu ingresso no campo literário e intelectual, possibilitando o seu reconhecimento como intelectual que almejava educar as mulheres para que tivessem maior autonomia e espaço na vida pública e profissional. Apoia-se em fontes como as correspondências ainda inéditas – trocadas com a líder Bertha Lutz, no período de 1923 a 1940 –, notas de leitura, obras publicadas e artigos divulgados em periódicos ao longo de sua trajetória, bem como nas proposições teórico-metodológicas do sociólogo Pierre Bourdieu e nos aportes da história intelectual, os quais permitem compreender os espaços sociais e culturais em que Mariana Coelho transitou, assim como explicar o processo que resultou na transformação de estratégias aplicadas ao mundo social para ingressar no campo literário e intelectual em favor de seu debate em defesa da educação e emancipação feminina. No percurso de análise, discutem-se as origens familiares de Mariana Coelho, tendo em vista sua formação de leitora, no período em que viveu em Portugal, entendido como espaço de prática social e acúmulo de capital cultural, além de descrever o processo de sua saída de Portugal e chegada ao Brasil. Em seguida, é apresentada como se deu sua formação como escritora e inserção ao campo literário paranaense, destacando-se as relações que estabeleceu com outros agentes e as tomadas de posição nesse espaço social. É evidenciado também como sua concepção feminista foi se moldando e se constituindo ao longo dos anos por meio das leituras, das ações e das relações que estabeleceu com outras feministas, particularmente com Bertha Lutz, com quem manteve uma relação marcada por laços de amizade, de intercâmbio de ideias, assim como por desacordos. Enfim, ao mostrar o acúmulo de seu capital cultural (condição de leitora e escritora) e de capital simbólico (vínculo com diversas lideranças culturais), sustenta-se a tese que Mariana Coelho converteu esses elementos em estratégias potencializadoras para defender, no âmbito do campo intelectual paranaense e brasileiro, seu feminismo por convicção, cujo horizonte seria um modelo educacional comprometido com a emancipação das mulheres. |
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