O poeta romântico na prosa do século XIX em dois contos machadianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Bianca Meira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
Texto Completo: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2777
Resumo: Refletindo sobre as diversas personagens escritoras ficcionais presentes na obra de Machado de Assis, este trabalho propõe uma compreensão a respeito da funcionalidade dessas figurações no âmbito do contexto literário do século XIX. Como a temática é muito ampla na literatura do escritor, restringimo-nos a tratar neste estudo mais especificamente dos poetas românticos da ficção, assunto que será aprofundado com a análise de dois contos machadianos: ―Aurora sem dia‖ (1870) e ―Vênus! Divina Vênus!‖ (1893). Na primeira narrativa temos como protagonista Luís Tinoco e na segunda, Ricardo, ambos escritores de uma poesia açucarada, que estava em degradação no final daquele século. Para entendermos a insistência do Bruxo do Cosme Velho em criar esse tipo de personagem, discutiremos sobre seu coerente projeto literário, que consistiu em contribuir para a formação de uma nova literatura e de um leitorado para ela. Isso será visualizado através da crítica literária machadiana bem fundamentada que se expandiu na própria ficção do autor, visto que os dois trabalhos de Machado se relacionam. Aquilo que ele defende em sua crítica aparece em suas narrativas, dando continuidade às suas ideologias enquanto um pensador de sua época e sobretudo, da literatura do século XIX. Sendo assim, a presença de personagens poetas românticos nos diz muito sobre a atmosfera literária em que Machado estava inserido.
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Como a temática é muito ampla na literatura do escritor, restringimo-nos a tratar neste estudo mais especificamente dos poetas românticos da ficção, assunto que será aprofundado com a análise de dois contos machadianos: ―Aurora sem dia‖ (1870) e ―Vênus! Divina Vênus!‖ (1893). Na primeira narrativa temos como protagonista Luís Tinoco e na segunda, Ricardo, ambos escritores de uma poesia açucarada, que estava em degradação no final daquele século. Para entendermos a insistência do Bruxo do Cosme Velho em criar esse tipo de personagem, discutiremos sobre seu coerente projeto literário, que consistiu em contribuir para a formação de uma nova literatura e de um leitorado para ela. Isso será visualizado através da crítica literária machadiana bem fundamentada que se expandiu na própria ficção do autor, visto que os dois trabalhos de Machado se relacionam. Aquilo que ele defende em sua crítica aparece em suas narrativas, dando continuidade às suas ideologias enquanto um pensador de sua época e sobretudo, da literatura do século XIX. Sendo assim, a presença de personagens poetas românticos nos diz muito sobre a atmosfera literária em que Machado estava inserido.Reflexionando acerca de las diversas personajes escritoras fictícias presentes en la obra de Machado de Assis, este trabajo propone una comprensión a respecto de la funcionalidad de estas figuraciones en el marco del contexto literário del siglo XIX. Como la temática es muy amplia en la literatura del escritor, trataremos en este estudio específicamente de los poetas románticos de la ficción, cuestión que será profundizada con el análisis de dos cuentos machadianos: ―Aurora sem dia‖ (1870) e ―Vênus! Divina Vênus!‖ (1893). En la primeira narrativa tenemos como protagonista Luís Tinoco y en la segunda, Ricardo, ambos escritores de una poesia azucarada, que estaba en degradación al final de aquel siglo. Para comprender la insistencia del Bruxo do Cosme Velho en crear ese tipo de personaje, discutiremos acerca de su proyecto literário, que consistió en contribuir para la formación de una nueva literatura y de lectores para ella. Esto será visualisado a través de la crítica literária machadiana bien fundamentada que se amplió en la própia ficción del autor, visto que los dos trabajos de Machado se relacionan. Aquello que él defiende en su crítica aparece en sus narrativas, dando continuidad a sus ideologías como un pensador de su época y sobre todo, de la literatura del siglo XIX. Así, la presencia de personajes poetas románticos dice mucho acerca de la atmósfera literária en que Machado estaba incluido.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-04-10T20:24:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Bianca Meira.pdf: 877865 bytes, checksum: 132e8b5c017afb33c9a84928c17eadcd (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-10T20:24:23Z (GMT). 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Divina Vênus!‖O poeta romântico na prosa do século XIX em dois contos machadianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2777/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2777/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALBianca Meira.pdfBianca Meira.pdfdissertação completa em pdfapplication/pdf877865http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2777/1/Bianca%20Meira.pdf132e8b5c017afb33c9a84928c17eadcdMD51prefix/27772019-04-10 17:24:23.942oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2019-04-10T20:24:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
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