Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica da Uergs |
Texto Completo: | https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156 |
Resumo: | Este artigo de revisão oferece ao leitor uma síntese do conhecimento produzido, no período 2005-2015, sobre as melhores práticas em Avaliação Cognitiva Assistida, no atendimento de crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral – PC. Essa população infantil frequenta escolas, hospitais e Centros de Reabilitação. O conteúdo aqui proposto nos permite traçar o estado da arte sobre o tópico investigado. Como complemento, são explicitados os instrumentos, técnicas e procedimentos desta forma de avaliação. Quanto ao método, são empregados procedimentos de busca da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), acessando-se bases de dados Psico Info, Cochrane Library, Portal Capes, BVS, Lilacs, Campbell Colaboration. A investigação se estendeu a artigos publicados em periódicos especializados e em relatórios de pesquisas recentes. Para cada base de dados foram detalhados procedimentos rotineiros em pesquisas de revisão, explicitando-se os critérios de inclusão e de exclusão. No total, foram encontrados, aproximadamente, 300 textos, no formato de artigos. Desse total, 10 foram incluídos e criticamente analisados, sustentando-se as hipóteses previamente formuladas. Os dados produzidos contribuem, sobremaneira, para a seleção criteriosa de instrumentos diagnósticos que compõem a Avaliação Cognitiva Assistida. É consolidado o papel das práticas baseadas em evidência, no atendimento de crianças com PC, com possibilidade de servirem de suporte para o pesquisador, na escolha das baterias de testes, dentre outros instrumentos diagnósticos que contemplem critérios de validade, fidedignidade e de padronização. Ações de Políticas Públicas poderão ser subsidiadas e direcionadas para a avaliação da aprendizagem das crianças afetadas. |
id |
UERGS-1_0c1e4c342fe391b2211202304a6bfa0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1156 |
network_acronym_str |
UERGS-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?Criança com Paralisia Cerebral, Avaliação Cognitiva Assistida, evidência cientifica, prática baseada em evidência, educação especialEste artigo de revisão oferece ao leitor uma síntese do conhecimento produzido, no período 2005-2015, sobre as melhores práticas em Avaliação Cognitiva Assistida, no atendimento de crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral – PC. Essa população infantil frequenta escolas, hospitais e Centros de Reabilitação. O conteúdo aqui proposto nos permite traçar o estado da arte sobre o tópico investigado. Como complemento, são explicitados os instrumentos, técnicas e procedimentos desta forma de avaliação. Quanto ao método, são empregados procedimentos de busca da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), acessando-se bases de dados Psico Info, Cochrane Library, Portal Capes, BVS, Lilacs, Campbell Colaboration. A investigação se estendeu a artigos publicados em periódicos especializados e em relatórios de pesquisas recentes. Para cada base de dados foram detalhados procedimentos rotineiros em pesquisas de revisão, explicitando-se os critérios de inclusão e de exclusão. No total, foram encontrados, aproximadamente, 300 textos, no formato de artigos. Desse total, 10 foram incluídos e criticamente analisados, sustentando-se as hipóteses previamente formuladas. Os dados produzidos contribuem, sobremaneira, para a seleção criteriosa de instrumentos diagnósticos que compõem a Avaliação Cognitiva Assistida. É consolidado o papel das práticas baseadas em evidência, no atendimento de crianças com PC, com possibilidade de servirem de suporte para o pesquisador, na escolha das baterias de testes, dentre outros instrumentos diagnósticos que contemplem critérios de validade, fidedignidade e de padronização. Ações de Políticas Públicas poderão ser subsidiadas e direcionadas para a avaliação da aprendizagem das crianças afetadas.Uergs2018-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/115610.21674/2448-0479.43.380-396Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 4 n. 3 (2018): RevUergs; 380-3962448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156/450Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLIMA, Erica Cindra deOLIVA, Angela DonatoVITO, Rossana de Vasconcelos PuglieseVIANA-MEIRELES, Livia GomesROCHA, Chistiane Delúsia de Oliveira2020-10-27T21:51:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1156Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:51:47Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas? |
title |
Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas? |
spellingShingle |
Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas? LIMA, Erica Cindra de Criança com Paralisia Cerebral, Avaliação Cognitiva Assistida, evidência cientifica, prática baseada em evidência, educação especial |
title_short |
Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas? |
title_full |
Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas? |
title_fullStr |
Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas? |
title_full_unstemmed |
Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas? |
title_sort |
Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas? |
author |
LIMA, Erica Cindra de |
author_facet |
LIMA, Erica Cindra de OLIVA, Angela Donato VITO, Rossana de Vasconcelos Pugliese VIANA-MEIRELES, Livia Gomes ROCHA, Chistiane Delúsia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
OLIVA, Angela Donato VITO, Rossana de Vasconcelos Pugliese VIANA-MEIRELES, Livia Gomes ROCHA, Chistiane Delúsia de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Erica Cindra de OLIVA, Angela Donato VITO, Rossana de Vasconcelos Pugliese VIANA-MEIRELES, Livia Gomes ROCHA, Chistiane Delúsia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança com Paralisia Cerebral, Avaliação Cognitiva Assistida, evidência cientifica, prática baseada em evidência, educação especial |
topic |
Criança com Paralisia Cerebral, Avaliação Cognitiva Assistida, evidência cientifica, prática baseada em evidência, educação especial |
description |
Este artigo de revisão oferece ao leitor uma síntese do conhecimento produzido, no período 2005-2015, sobre as melhores práticas em Avaliação Cognitiva Assistida, no atendimento de crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral – PC. Essa população infantil frequenta escolas, hospitais e Centros de Reabilitação. O conteúdo aqui proposto nos permite traçar o estado da arte sobre o tópico investigado. Como complemento, são explicitados os instrumentos, técnicas e procedimentos desta forma de avaliação. Quanto ao método, são empregados procedimentos de busca da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), acessando-se bases de dados Psico Info, Cochrane Library, Portal Capes, BVS, Lilacs, Campbell Colaboration. A investigação se estendeu a artigos publicados em periódicos especializados e em relatórios de pesquisas recentes. Para cada base de dados foram detalhados procedimentos rotineiros em pesquisas de revisão, explicitando-se os critérios de inclusão e de exclusão. No total, foram encontrados, aproximadamente, 300 textos, no formato de artigos. Desse total, 10 foram incluídos e criticamente analisados, sustentando-se as hipóteses previamente formuladas. Os dados produzidos contribuem, sobremaneira, para a seleção criteriosa de instrumentos diagnósticos que compõem a Avaliação Cognitiva Assistida. É consolidado o papel das práticas baseadas em evidência, no atendimento de crianças com PC, com possibilidade de servirem de suporte para o pesquisador, na escolha das baterias de testes, dentre outros instrumentos diagnósticos que contemplem critérios de validade, fidedignidade e de padronização. Ações de Políticas Públicas poderão ser subsidiadas e direcionadas para a avaliação da aprendizagem das crianças afetadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156 10.21674/2448-0479.43.380-396 |
url |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156 |
identifier_str_mv |
10.21674/2448-0479.43.380-396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156/450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica da UERGS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica da UERGS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Uergs |
publisher.none.fl_str_mv |
Uergs |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 4 n. 3 (2018): RevUergs; 380-396 2448-0479 reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) instacron:UERGS |
instname_str |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) |
instacron_str |
UERGS |
institution |
UERGS |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
collection |
Revista Eletrônica Científica da Uergs |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@uergs.edu.br |
_version_ |
1809092322361606144 |