Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Erica Cindra de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: OLIVA, Angela Donato, VITO, Rossana de Vasconcelos Pugliese, VIANA-MEIRELES, Livia Gomes, ROCHA, Chistiane Delúsia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156
Resumo: Este artigo de revisão oferece ao leitor uma síntese do conhecimento produzido, no período 2005-2015, sobre as melhores práticas em Avaliação Cognitiva Assistida, no atendimento de crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral – PC. Essa população infantil frequenta escolas, hospitais e Centros de Reabilitação. O conteúdo aqui proposto nos permite traçar o estado da arte sobre o tópico investigado. Como complemento, são explicitados os instrumentos, técnicas e procedimentos desta forma de avaliação. Quanto ao método, são empregados procedimentos de busca da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), acessando-se bases de dados Psico Info, Cochrane Library, Portal Capes, BVS, Lilacs, Campbell Colaboration. A investigação se estendeu a artigos publicados em periódicos especializados e em relatórios de pesquisas recentes. Para cada base de dados foram detalhados procedimentos rotineiros em pesquisas de revisão, explicitando-se os critérios de inclusão e de exclusão. No total, foram encontrados, aproximadamente, 300 textos, no formato de artigos. Desse total, 10 foram incluídos e criticamente analisados, sustentando-se as hipóteses previamente formuladas. Os dados produzidos contribuem, sobremaneira, para a seleção criteriosa de instrumentos diagnósticos que compõem a Avaliação Cognitiva Assistida. É consolidado o papel das práticas baseadas em evidência, no atendimento de crianças com PC, com possibilidade de servirem de suporte para o pesquisador, na escolha das baterias de testes, dentre outros instrumentos diagnósticos que contemplem critérios de validade, fidedignidade e de padronização. Ações de Políticas Públicas poderão ser subsidiadas e direcionadas para a avaliação da aprendizagem das crianças afetadas.
id UERGS-1_0c1e4c342fe391b2211202304a6bfa0c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1156
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?Criança com Paralisia Cerebral, Avaliação Cognitiva Assistida, evidência cientifica, prática baseada em evidência, educação especialEste artigo de revisão oferece ao leitor uma síntese do conhecimento produzido, no período 2005-2015, sobre as melhores práticas em Avaliação Cognitiva Assistida, no atendimento de crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral – PC. Essa população infantil frequenta escolas, hospitais e Centros de Reabilitação. O conteúdo aqui proposto nos permite traçar o estado da arte sobre o tópico investigado. Como complemento, são explicitados os instrumentos, técnicas e procedimentos desta forma de avaliação. Quanto ao método, são empregados procedimentos de busca da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), acessando-se bases de dados Psico Info, Cochrane Library, Portal Capes, BVS, Lilacs, Campbell Colaboration. A investigação se estendeu a artigos publicados em periódicos especializados e em relatórios de pesquisas recentes. Para cada base de dados foram detalhados procedimentos rotineiros em pesquisas de revisão, explicitando-se os critérios de inclusão e de exclusão. No total, foram encontrados, aproximadamente, 300 textos, no formato de artigos. Desse total, 10 foram incluídos e criticamente analisados, sustentando-se as hipóteses previamente formuladas. Os dados produzidos contribuem, sobremaneira, para a seleção criteriosa de instrumentos diagnósticos que compõem a Avaliação Cognitiva Assistida. É consolidado o papel das práticas baseadas em evidência, no atendimento de crianças com PC, com possibilidade de servirem de suporte para o pesquisador, na escolha das baterias de testes, dentre outros instrumentos diagnósticos que contemplem critérios de validade, fidedignidade e de padronização. Ações de Políticas Públicas poderão ser subsidiadas e direcionadas para a avaliação da aprendizagem das crianças afetadas.Uergs2018-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/115610.21674/2448-0479.43.380-396Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 4 n. 3 (2018): RevUergs; 380-3962448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156/450Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLIMA, Erica Cindra deOLIVA, Angela DonatoVITO, Rossana de Vasconcelos PuglieseVIANA-MEIRELES, Livia GomesROCHA, Chistiane Delúsia de Oliveira2020-10-27T21:51:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1156Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:51:47Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?
title Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?
spellingShingle Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?
LIMA, Erica Cindra de
Criança com Paralisia Cerebral, Avaliação Cognitiva Assistida, evidência cientifica, prática baseada em evidência, educação especial
title_short Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?
title_full Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?
title_fullStr Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?
title_full_unstemmed Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?
title_sort Avaliação cognitiva assistida para crianças com paralisia cerebral: o que informam as pesquisas?
author LIMA, Erica Cindra de
author_facet LIMA, Erica Cindra de
OLIVA, Angela Donato
VITO, Rossana de Vasconcelos Pugliese
VIANA-MEIRELES, Livia Gomes
ROCHA, Chistiane Delúsia de Oliveira
author_role author
author2 OLIVA, Angela Donato
VITO, Rossana de Vasconcelos Pugliese
VIANA-MEIRELES, Livia Gomes
ROCHA, Chistiane Delúsia de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Erica Cindra de
OLIVA, Angela Donato
VITO, Rossana de Vasconcelos Pugliese
VIANA-MEIRELES, Livia Gomes
ROCHA, Chistiane Delúsia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Criança com Paralisia Cerebral, Avaliação Cognitiva Assistida, evidência cientifica, prática baseada em evidência, educação especial
topic Criança com Paralisia Cerebral, Avaliação Cognitiva Assistida, evidência cientifica, prática baseada em evidência, educação especial
description Este artigo de revisão oferece ao leitor uma síntese do conhecimento produzido, no período 2005-2015, sobre as melhores práticas em Avaliação Cognitiva Assistida, no atendimento de crianças diagnosticadas com Paralisia Cerebral – PC. Essa população infantil frequenta escolas, hospitais e Centros de Reabilitação. O conteúdo aqui proposto nos permite traçar o estado da arte sobre o tópico investigado. Como complemento, são explicitados os instrumentos, técnicas e procedimentos desta forma de avaliação. Quanto ao método, são empregados procedimentos de busca da Revisão Sistemática da Literatura (RSL), acessando-se bases de dados Psico Info, Cochrane Library, Portal Capes, BVS, Lilacs, Campbell Colaboration. A investigação se estendeu a artigos publicados em periódicos especializados e em relatórios de pesquisas recentes. Para cada base de dados foram detalhados procedimentos rotineiros em pesquisas de revisão, explicitando-se os critérios de inclusão e de exclusão. No total, foram encontrados, aproximadamente, 300 textos, no formato de artigos. Desse total, 10 foram incluídos e criticamente analisados, sustentando-se as hipóteses previamente formuladas. Os dados produzidos contribuem, sobremaneira, para a seleção criteriosa de instrumentos diagnósticos que compõem a Avaliação Cognitiva Assistida. É consolidado o papel das práticas baseadas em evidência, no atendimento de crianças com PC, com possibilidade de servirem de suporte para o pesquisador, na escolha das baterias de testes, dentre outros instrumentos diagnósticos que contemplem critérios de validade, fidedignidade e de padronização. Ações de Políticas Públicas poderão ser subsidiadas e direcionadas para a avaliação da aprendizagem das crianças afetadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156
10.21674/2448-0479.43.380-396
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.43.380-396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1156/450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 4 n. 3 (2018): RevUergs; 380-396
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092322361606144