Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERMINO, Fabiana Schumacher
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, Ingrid Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1664
Resumo: As lagoas Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela fazem parte do complexo de lagoas costeiras do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, estão situadas no município de Osório/RS e pertencem à Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. São classificadas de acordo com a resolução CONAMA nº 430/2011 como sendo Classe 4, Classe 1 e Classe 1, respectivamente. A lagoa Marcelino Ramos, com ligação direta com as demais lagoas deste estudo através de um canal - recebeu carga de esgoto não tratado proveniente do município de Osório até o ano de 2015. Neste sentido o presente trabalho traz uma análise dos dados limnológicos e bacteriológicos das três lagoas costeiras avaliando oito variáveis limnológicas que são: temperatura da água, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, fósforo total, nitrogênio amoniacal, potencial hidrogeniônico e condutividade, e coliformes termotolerantes. O objetivo foi analisar mudanças limnológicas nas lagoas estudadas ao longo de vinte anos – 1993 até 2013, assim como registrar se houve influência da lagoa Marcelino Ramos nas demais lagoas conectadas e as mudanças registradas nas estações inverno e verão considerando os parâmetros estudados. A Análise de Componentes Principais demonstrou que a variabilidade limnológica e de coliformes foi condicionada primeiramente pela sazonalidade separando verão e inverno. Contudo, conclui-se que a conectividade entre as lagoas não foi o suficiente para comprometer a qualidade limnológica nestes vinte anos de estudo.
id UERGS-1_5398e6a3122b97c9f5514372aa1530bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1664
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)lagoas costeirasvariáveis limnológicasqualidade das águas.As lagoas Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela fazem parte do complexo de lagoas costeiras do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, estão situadas no município de Osório/RS e pertencem à Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. São classificadas de acordo com a resolução CONAMA nº 430/2011 como sendo Classe 4, Classe 1 e Classe 1, respectivamente. A lagoa Marcelino Ramos, com ligação direta com as demais lagoas deste estudo através de um canal - recebeu carga de esgoto não tratado proveniente do município de Osório até o ano de 2015. Neste sentido o presente trabalho traz uma análise dos dados limnológicos e bacteriológicos das três lagoas costeiras avaliando oito variáveis limnológicas que são: temperatura da água, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, fósforo total, nitrogênio amoniacal, potencial hidrogeniônico e condutividade, e coliformes termotolerantes. O objetivo foi analisar mudanças limnológicas nas lagoas estudadas ao longo de vinte anos – 1993 até 2013, assim como registrar se houve influência da lagoa Marcelino Ramos nas demais lagoas conectadas e as mudanças registradas nas estações inverno e verão considerando os parâmetros estudados. A Análise de Componentes Principais demonstrou que a variabilidade limnológica e de coliformes foi condicionada primeiramente pela sazonalidade separando verão e inverno. Contudo, conclui-se que a conectividade entre as lagoas não foi o suficiente para comprometer a qualidade limnológica nestes vinte anos de estudo.Uergs2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/166410.21674/2448-0479.51.57-74Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 5 n. 1 (2019): RevUergs; 57-742448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1664/416Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERMINO, Fabiana SchumacherSANTOS, Ingrid Teixeira dos2019-07-31T18:11:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1664Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2019-07-31T18:11:26Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)
title Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)
spellingShingle Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)
FERMINO, Fabiana Schumacher
lagoas costeiras
variáveis limnológicas
qualidade das águas.
title_short Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)
title_full Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)
title_fullStr Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)
title_full_unstemmed Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)
title_sort Análise de vinte anos de dados limnológicos e bacteriológicos nas lagoas costeiras do litoral norte do Rio Grande do Sul - Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela (Osório/RS)
author FERMINO, Fabiana Schumacher
author_facet FERMINO, Fabiana Schumacher
SANTOS, Ingrid Teixeira dos
author_role author
author2 SANTOS, Ingrid Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERMINO, Fabiana Schumacher
SANTOS, Ingrid Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv lagoas costeiras
variáveis limnológicas
qualidade das águas.
topic lagoas costeiras
variáveis limnológicas
qualidade das águas.
description As lagoas Marcelino Ramos, Peixoto e Pinguela fazem parte do complexo de lagoas costeiras do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, estão situadas no município de Osório/RS e pertencem à Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí. São classificadas de acordo com a resolução CONAMA nº 430/2011 como sendo Classe 4, Classe 1 e Classe 1, respectivamente. A lagoa Marcelino Ramos, com ligação direta com as demais lagoas deste estudo através de um canal - recebeu carga de esgoto não tratado proveniente do município de Osório até o ano de 2015. Neste sentido o presente trabalho traz uma análise dos dados limnológicos e bacteriológicos das três lagoas costeiras avaliando oito variáveis limnológicas que são: temperatura da água, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, fósforo total, nitrogênio amoniacal, potencial hidrogeniônico e condutividade, e coliformes termotolerantes. O objetivo foi analisar mudanças limnológicas nas lagoas estudadas ao longo de vinte anos – 1993 até 2013, assim como registrar se houve influência da lagoa Marcelino Ramos nas demais lagoas conectadas e as mudanças registradas nas estações inverno e verão considerando os parâmetros estudados. A Análise de Componentes Principais demonstrou que a variabilidade limnológica e de coliformes foi condicionada primeiramente pela sazonalidade separando verão e inverno. Contudo, conclui-se que a conectividade entre as lagoas não foi o suficiente para comprometer a qualidade limnológica nestes vinte anos de estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1664
10.21674/2448-0479.51.57-74
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1664
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.51.57-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/1664/416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 5 n. 1 (2019): RevUergs; 57-74
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092322426617856