Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AKWA, João Vicente
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: PETRAGLIA, Gabriel de Oliveira e Souza, LAUFFER, Henrique de Araujo, SOARES, Raiana Schirmer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica da Uergs
Texto Completo: https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/450
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre algumas alternativas de redução de custos energéticos em edificações.  Foi utilizado para as simulações parte da estrutura do prédio da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, localizado no município de Novo Hamburgo, RS, Brasil. A estrutura analisada consiste em uma construção de alvenaria e possui dois andares, apresentando área total de 1919,14 m². Nela, situam-se salas de aula e laboratórios utilizados pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A simulação foi realizada no software de simulação dinâmica de edificações EnergyPlus, criado pelo Departamento de Energia (DOE) e gerenciado pelo NREL (National Renewable Energy Laboratory), ambos situados nos EUA.  Foram estabelecidas como propostas de redução de custos a substituição das lâmpadas fluorescentes tubulares por lâmpadas de LED compatíveis, a troca dos vidros comuns por vidros com menor transmitância e maior refletância, a implementação de um telhado verde e a implementação de um controle de temperatura anual. Levando-se em conta o consumo real de energia elétrica do prédio, através da simulação, foram avaliados os impactos causados por tais alternativas no consumo de energia elétrica do prédio. Os resultados obtidos através das simulações demonstram o significativo impacto causado pela troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, bem como pelo controle do termostato. O telhado verde e a troca dos vidros, por sua vez, não implicaram em grandes reduções de consumo.
id UERGS-1_86dd471f6fa0ba7609bf594ab0e6cf1d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/450
network_acronym_str UERGS-1
network_name_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository_id_str
spelling Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificaçãoEdificaçãoSimulaçãoComportamento Termo-energéticoEficiência EnergéticaEste trabalho apresenta um estudo sobre algumas alternativas de redução de custos energéticos em edificações.  Foi utilizado para as simulações parte da estrutura do prédio da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, localizado no município de Novo Hamburgo, RS, Brasil. A estrutura analisada consiste em uma construção de alvenaria e possui dois andares, apresentando área total de 1919,14 m². Nela, situam-se salas de aula e laboratórios utilizados pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A simulação foi realizada no software de simulação dinâmica de edificações EnergyPlus, criado pelo Departamento de Energia (DOE) e gerenciado pelo NREL (National Renewable Energy Laboratory), ambos situados nos EUA.  Foram estabelecidas como propostas de redução de custos a substituição das lâmpadas fluorescentes tubulares por lâmpadas de LED compatíveis, a troca dos vidros comuns por vidros com menor transmitância e maior refletância, a implementação de um telhado verde e a implementação de um controle de temperatura anual. Levando-se em conta o consumo real de energia elétrica do prédio, através da simulação, foram avaliados os impactos causados por tais alternativas no consumo de energia elétrica do prédio. Os resultados obtidos através das simulações demonstram o significativo impacto causado pela troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, bem como pelo controle do termostato. O telhado verde e a troca dos vidros, por sua vez, não implicaram em grandes reduções de consumo.Uergs2017-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/45010.21674/2448-0479.31.171-193Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 3 n. 1 (2017): RevUergs; 171-1932448-0479reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergsinstname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)instacron:UERGSporhttps://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/450/136Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica da UERGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAKWA, João VicentePETRAGLIA, Gabriel de Oliveira e SouzaLAUFFER, Henrique de AraujoSOARES, Raiana Schirmer2020-10-27T21:48:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/450Revistahttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/indexPUBhttp://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/oai||revista@uergs.edu.br2448-04792448-0479opendoar:2020-10-27T21:48:11Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificação
title Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificação
spellingShingle Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificação
AKWA, João Vicente
Edificação
Simulação
Comportamento Termo-energético
Eficiência Energética
title_short Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificação
title_full Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificação
title_fullStr Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificação
title_full_unstemmed Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificação
title_sort Simulação e análise de métodos para o aumento da eficiência termoenergética de uma edificação
author AKWA, João Vicente
author_facet AKWA, João Vicente
PETRAGLIA, Gabriel de Oliveira e Souza
LAUFFER, Henrique de Araujo
SOARES, Raiana Schirmer
author_role author
author2 PETRAGLIA, Gabriel de Oliveira e Souza
LAUFFER, Henrique de Araujo
SOARES, Raiana Schirmer
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv AKWA, João Vicente
PETRAGLIA, Gabriel de Oliveira e Souza
LAUFFER, Henrique de Araujo
SOARES, Raiana Schirmer
dc.subject.por.fl_str_mv Edificação
Simulação
Comportamento Termo-energético
Eficiência Energética
topic Edificação
Simulação
Comportamento Termo-energético
Eficiência Energética
description Este trabalho apresenta um estudo sobre algumas alternativas de redução de custos energéticos em edificações.  Foi utilizado para as simulações parte da estrutura do prédio da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, localizado no município de Novo Hamburgo, RS, Brasil. A estrutura analisada consiste em uma construção de alvenaria e possui dois andares, apresentando área total de 1919,14 m². Nela, situam-se salas de aula e laboratórios utilizados pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A simulação foi realizada no software de simulação dinâmica de edificações EnergyPlus, criado pelo Departamento de Energia (DOE) e gerenciado pelo NREL (National Renewable Energy Laboratory), ambos situados nos EUA.  Foram estabelecidas como propostas de redução de custos a substituição das lâmpadas fluorescentes tubulares por lâmpadas de LED compatíveis, a troca dos vidros comuns por vidros com menor transmitância e maior refletância, a implementação de um telhado verde e a implementação de um controle de temperatura anual. Levando-se em conta o consumo real de energia elétrica do prédio, através da simulação, foram avaliados os impactos causados por tais alternativas no consumo de energia elétrica do prédio. Os resultados obtidos através das simulações demonstram o significativo impacto causado pela troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, bem como pelo controle do termostato. O telhado verde e a troca dos vidros, por sua vez, não implicaram em grandes reduções de consumo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/450
10.21674/2448-0479.31.171-193
url https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/450
identifier_str_mv 10.21674/2448-0479.31.171-193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/article/view/450/136
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica da UERGS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica da UERGS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Uergs
publisher.none.fl_str_mv Uergs
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da UERGS ; v. 3 n. 1 (2017): RevUergs; 171-193
2448-0479
reponame:Revista Eletrônica Científica da Uergs
instname:Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron:UERGS
instname_str Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
instacron_str UERGS
institution UERGS
reponame_str Revista Eletrônica Científica da Uergs
collection Revista Eletrônica Científica da Uergs
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@uergs.edu.br
_version_ 1809092321956855808