Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saber Social |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16192 |
Resumo: | RESUMO: Este estudo teve por objetivo demonstrar o uso da análise semiótica em fac-símile como documento de pesquisa e resgate da memória social na temática do HIV/Aids. Utilizou-se uma matriz de análise imagética com quatro itens sobre a capa da revista Veja, de 26 de abril de 1989, com a manchete – “Cazuza - uma vítima da Aids agoniza em praça pública”. Os resultados foram contextualizados à imagem símbolo de uma pandemia, por meio de elementos públicos midiáticos correspondentes à década de 1980 no Brasil. As discussões se relacionaram com a atitude pela qual o artista retratado expressa sua posição na mídia frente a síndrome. A reportagem de capa da Veja 1.077, prestes a completar 26 anos, ainda consta no ranking das matérias mais comentadas da história da revista, podendo servir como instrumento para estudos de memória social. Conclui-se que a análise da matriz é ratificada como ferramenta de pesquisa de memória social e documental imagética, podendo ser utilizada em estudos de representação social. Palavras-chave: Cazuza; aids-notícia; imagem eidética; representação social; jornalismo. ABSTRACT: The present study aims to demonstrate the use of semiotic analysis as a research tool in the field of HIV/aids and to draw attention to HIV/Aids in social memory. We used an image analysis matrix with four items on the cover of Veja magazine from the April 26, 1989 that had the following headline: "Cazuza - an AIDS victim agonizes in public". Results were contextualized as a pandemic through midia public elements corresponding to the 1980's in Brazil. The discussion is related to the way the artist expresses his position on the syndrome in the media. The cover story from issue 1,077 of Veja, about to be 26-years-old, still ranks as one of the most talked about in the history of the magazine, which renders it appropriate as a toll in social memory studies. In conclusion, the matrix analyses is confirmed as a tool in social memory and imagetic documental research, and can be used in social representation studies. Keywords: Cazuza; aids-news; eidetic imagery; social representation; journalism. |
id |
UERJ-10_03de8ade0ab5eea88db05d1de7e1c698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/16192 |
network_acronym_str |
UERJ-10 |
network_name_str |
Psicologia e Saber Social |
repository_id_str |
|
spelling |
Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no BrasilRESUMO: Este estudo teve por objetivo demonstrar o uso da análise semiótica em fac-símile como documento de pesquisa e resgate da memória social na temática do HIV/Aids. Utilizou-se uma matriz de análise imagética com quatro itens sobre a capa da revista Veja, de 26 de abril de 1989, com a manchete – “Cazuza - uma vítima da Aids agoniza em praça pública”. Os resultados foram contextualizados à imagem símbolo de uma pandemia, por meio de elementos públicos midiáticos correspondentes à década de 1980 no Brasil. As discussões se relacionaram com a atitude pela qual o artista retratado expressa sua posição na mídia frente a síndrome. A reportagem de capa da Veja 1.077, prestes a completar 26 anos, ainda consta no ranking das matérias mais comentadas da história da revista, podendo servir como instrumento para estudos de memória social. Conclui-se que a análise da matriz é ratificada como ferramenta de pesquisa de memória social e documental imagética, podendo ser utilizada em estudos de representação social. Palavras-chave: Cazuza; aids-notícia; imagem eidética; representação social; jornalismo. ABSTRACT: The present study aims to demonstrate the use of semiotic analysis as a research tool in the field of HIV/aids and to draw attention to HIV/Aids in social memory. We used an image analysis matrix with four items on the cover of Veja magazine from the April 26, 1989 that had the following headline: "Cazuza - an AIDS victim agonizes in public". Results were contextualized as a pandemic through midia public elements corresponding to the 1980's in Brazil. The discussion is related to the way the artist expresses his position on the syndrome in the media. The cover story from issue 1,077 of Veja, about to be 26-years-old, still ranks as one of the most talked about in the history of the magazine, which renders it appropriate as a toll in social memory studies. In conclusion, the matrix analyses is confirmed as a tool in social memory and imagetic documental research, and can be used in social representation studies. Keywords: Cazuza; aids-news; eidetic imagery; social representation; journalism. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1619210.12957/psi.saber.soc.2015.16192Psicologia e Saber Social; v. 4 n. 2 (2015): JUL-DEZ; 183-194Psychology and Social Knowing; Vol. 4 No. 2 (2015): JUL-DEZ; 183-1942238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16192/14429Bernardes, Margarida Maria RochaPorto, Fernando RochaSantos, Érick Igor dosGomes, Antonio Marcos Tosoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-16T14:56:57Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/16192Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2015-12-16T14:56:57Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil |
title |
Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil |
spellingShingle |
Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil Bernardes, Margarida Maria Rocha |
title_short |
Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil |
title_full |
Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil |
title_fullStr |
Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil |
title_full_unstemmed |
Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil |
title_sort |
Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil |
author |
Bernardes, Margarida Maria Rocha |
author_facet |
Bernardes, Margarida Maria Rocha Porto, Fernando Rocha Santos, Érick Igor dos Gomes, Antonio Marcos Tosoli |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Fernando Rocha Santos, Érick Igor dos Gomes, Antonio Marcos Tosoli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Margarida Maria Rocha Porto, Fernando Rocha Santos, Érick Igor dos Gomes, Antonio Marcos Tosoli |
description |
RESUMO: Este estudo teve por objetivo demonstrar o uso da análise semiótica em fac-símile como documento de pesquisa e resgate da memória social na temática do HIV/Aids. Utilizou-se uma matriz de análise imagética com quatro itens sobre a capa da revista Veja, de 26 de abril de 1989, com a manchete – “Cazuza - uma vítima da Aids agoniza em praça pública”. Os resultados foram contextualizados à imagem símbolo de uma pandemia, por meio de elementos públicos midiáticos correspondentes à década de 1980 no Brasil. As discussões se relacionaram com a atitude pela qual o artista retratado expressa sua posição na mídia frente a síndrome. A reportagem de capa da Veja 1.077, prestes a completar 26 anos, ainda consta no ranking das matérias mais comentadas da história da revista, podendo servir como instrumento para estudos de memória social. Conclui-se que a análise da matriz é ratificada como ferramenta de pesquisa de memória social e documental imagética, podendo ser utilizada em estudos de representação social. Palavras-chave: Cazuza; aids-notícia; imagem eidética; representação social; jornalismo. ABSTRACT: The present study aims to demonstrate the use of semiotic analysis as a research tool in the field of HIV/aids and to draw attention to HIV/Aids in social memory. We used an image analysis matrix with four items on the cover of Veja magazine from the April 26, 1989 that had the following headline: "Cazuza - an AIDS victim agonizes in public". Results were contextualized as a pandemic through midia public elements corresponding to the 1980's in Brazil. The discussion is related to the way the artist expresses his position on the syndrome in the media. The cover story from issue 1,077 of Veja, about to be 26-years-old, still ranks as one of the most talked about in the history of the magazine, which renders it appropriate as a toll in social memory studies. In conclusion, the matrix analyses is confirmed as a tool in social memory and imagetic documental research, and can be used in social representation studies. Keywords: Cazuza; aids-news; eidetic imagery; social representation; journalism. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16192 10.12957/psi.saber.soc.2015.16192 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16192 |
identifier_str_mv |
10.12957/psi.saber.soc.2015.16192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16192/14429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social; v. 4 n. 2 (2015): JUL-DEZ; 183-194 Psychology and Social Knowing; Vol. 4 No. 2 (2015): JUL-DEZ; 183-194 2238-779X reponame:Psicologia e Saber Social instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Psicologia e Saber Social |
collection |
Psicologia e Saber Social |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br |
_version_ |
1799318471042924544 |