Dança e ancestralidade: (re) descoberta nos percursos identitários de mulheres negras professoras de dança afro-brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ayodellê Abionná Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ressureição, Sueli Barros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83388
Resumo: O presente estudo centra-se no tema da dança afro-brasileira e seus atravessamentos na vida de mulheres negras ao investigar seu saber ancestral e entender a potência das artes nos seus percursos identitários. Ancora-se nos demarcadores sociais de raça e gênero. Levanta-se a questão de como a dança afro-brasileira se insere na construção da identidade das mulheres negras da cidade de Salvador, Bahia. A pesquisa descritiva de abordagem qualitativa teve como objetivos específicos, descrever desdobramentos da experiência das interlocutoras quando em sua trajetória tiveram contato com a dança afrobrasileira, analisar possíveis atravessamentos desta dança na construção da identidade de gênero e raça das professoras negras de dança afro-brasileira e compreender a relação das interlocutoras com a ancestralidade na sua prática cotidiana de dança afro-brasileira. Foi realizada através de três entrevistas, incluindo a entrevista piloto. Para a produção dos dados, recorreu-se ao Método das Narrativas no qual foi escolhida a técnica de Entrevista Episódica, considerada uma das modalidades de entrevista narrativa. Aspectos que se destacam nas narrativas das interlocutoras: possíveis caminhos para se autoafirmarem frente ao racismo, reflexão sobre o dançar como possibilidade de subversão ao ódio que a sociedade tem diante aos corpos negros e como a dança afro pode conectar o corpo à identidade. Abordando o papel da psicologia nessa temática, insere-se sua importância social na análise e intervenção nas reverberações subjetivas dos efeitos do racismo no psicológico da pessoa negra, com o propósito de abrir possibilidades de buscar referenciais teórico-técnicos que favoreçam a compreensão e afirmação da identidade negra.
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