Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saquetto, Diemerson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Trindade, Zeidi Araujo, Menandro, Maria Cristina Smith
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561
Resumo: RESUMO: O discurso do líder religioso articula-se como constructo que busca sintetizar a doutrina, a moralidade e a identidade grupal a que se destina a mensagem, assim como pode objetivar congregar novos fiéis ou mesmo neutralizar adversários. Este artigo analisou o discurso de Edir Macedo com o objetivo de compreender as representações sociais de cristão dele derivadas, por meio de duas corpora textuais: O jornal Folha Universal (n=62) e o blog oficial do bispo (n=62). Por intermédio da Teoria das Representações Sociais, da Análise de Conteúdo e com o auxílio dos softwares Alceste e Iramuteq foram analisados períodos e estratégias discursivas diferentes. Percebeu-se, em conclusão, a adequação do discurso religioso às três categorias propostas por Moscovici quando do trânsito das Representações Sociais: Propagação, Difusão e Propaganda.Palavras-chave: representações sociais; religião; Edir Macedo; discurso; Igreja Universal.ABSTRACT: The religious leader speech is articulated as construct that seeks to synthesize the doctrine, morality and the group identity to which the message is addressed, as well as it could be aimed to congregate new faithful or even to counteract opponents. This article analyzed the Edir Macedo’ speech in order to understand the social representations of christian derived from it, through two textual corpora: The Folha Universal newspapper (n=62) and the Bishop’s official blog (n=62). Through the Social Representations Theory, the Content Analysis and with the aid of Alceste and Iramuteq software, different periods and discursive strategies were analyzed. In conclusion, it was realized that the appropriateness of the religious speech to three categories proposed by Moscovici as the transit of the Social Representations: spread, difusion and advertising.Keywords: social representations; religion; Edir Macedo; speech; the Universal Church.
id UERJ-10_813196c15db240b398385f0046cbaf4d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33561
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir MacedoRESUMO: O discurso do líder religioso articula-se como constructo que busca sintetizar a doutrina, a moralidade e a identidade grupal a que se destina a mensagem, assim como pode objetivar congregar novos fiéis ou mesmo neutralizar adversários. Este artigo analisou o discurso de Edir Macedo com o objetivo de compreender as representações sociais de cristão dele derivadas, por meio de duas corpora textuais: O jornal Folha Universal (n=62) e o blog oficial do bispo (n=62). Por intermédio da Teoria das Representações Sociais, da Análise de Conteúdo e com o auxílio dos softwares Alceste e Iramuteq foram analisados períodos e estratégias discursivas diferentes. Percebeu-se, em conclusão, a adequação do discurso religioso às três categorias propostas por Moscovici quando do trânsito das Representações Sociais: Propagação, Difusão e Propaganda.Palavras-chave: representações sociais; religião; Edir Macedo; discurso; Igreja Universal.ABSTRACT: The religious leader speech is articulated as construct that seeks to synthesize the doctrine, morality and the group identity to which the message is addressed, as well as it could be aimed to congregate new faithful or even to counteract opponents. This article analyzed the Edir Macedo’ speech in order to understand the social representations of christian derived from it, through two textual corpora: The Folha Universal newspapper (n=62) and the Bishop’s official blog (n=62). Through the Social Representations Theory, the Content Analysis and with the aid of Alceste and Iramuteq software, different periods and discursive strategies were analyzed. In conclusion, it was realized that the appropriateness of the religious speech to three categories proposed by Moscovici as the transit of the Social Representations: spread, difusion and advertising.Keywords: social representations; religion; Edir Macedo; speech; the Universal Church.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/3356110.12957/psi.saber.soc.2017.33561Psicologia e Saber Social; v. 6 n. 2 (2017): JUL-DEZ; 259-273Psychology and Social Knowing; Vol. 6 No. 2 (2017): JUL-DEZ; 259-2732238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561/23871Copyright (c) 2018 Psicologia e Saber Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaquetto, DiemersonTrindade, Zeidi AraujoMenandro, Maria Cristina Smith2024-04-01T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33561Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2024-04-01T19:00:38Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo
title Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo
spellingShingle Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo
Saquetto, Diemerson
title_short Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo
title_full Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo
title_fullStr Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo
title_full_unstemmed Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo
title_sort Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo
author Saquetto, Diemerson
author_facet Saquetto, Diemerson
Trindade, Zeidi Araujo
Menandro, Maria Cristina Smith
author_role author
author2 Trindade, Zeidi Araujo
Menandro, Maria Cristina Smith
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saquetto, Diemerson
Trindade, Zeidi Araujo
Menandro, Maria Cristina Smith
description RESUMO: O discurso do líder religioso articula-se como constructo que busca sintetizar a doutrina, a moralidade e a identidade grupal a que se destina a mensagem, assim como pode objetivar congregar novos fiéis ou mesmo neutralizar adversários. Este artigo analisou o discurso de Edir Macedo com o objetivo de compreender as representações sociais de cristão dele derivadas, por meio de duas corpora textuais: O jornal Folha Universal (n=62) e o blog oficial do bispo (n=62). Por intermédio da Teoria das Representações Sociais, da Análise de Conteúdo e com o auxílio dos softwares Alceste e Iramuteq foram analisados períodos e estratégias discursivas diferentes. Percebeu-se, em conclusão, a adequação do discurso religioso às três categorias propostas por Moscovici quando do trânsito das Representações Sociais: Propagação, Difusão e Propaganda.Palavras-chave: representações sociais; religião; Edir Macedo; discurso; Igreja Universal.ABSTRACT: The religious leader speech is articulated as construct that seeks to synthesize the doctrine, morality and the group identity to which the message is addressed, as well as it could be aimed to congregate new faithful or even to counteract opponents. This article analyzed the Edir Macedo’ speech in order to understand the social representations of christian derived from it, through two textual corpora: The Folha Universal newspapper (n=62) and the Bishop’s official blog (n=62). Through the Social Representations Theory, the Content Analysis and with the aid of Alceste and Iramuteq software, different periods and discursive strategies were analyzed. In conclusion, it was realized that the appropriateness of the religious speech to three categories proposed by Moscovici as the transit of the Social Representations: spread, difusion and advertising.Keywords: social representations; religion; Edir Macedo; speech; the Universal Church.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561
10.12957/psi.saber.soc.2017.33561
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2017.33561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561/23871
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saber Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saber Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 6 n. 2 (2017): JUL-DEZ; 259-273
Psychology and Social Knowing; Vol. 6 No. 2 (2017): JUL-DEZ; 259-273
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318470460964864