Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saber Social |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561 |
Resumo: | RESUMO: O discurso do líder religioso articula-se como constructo que busca sintetizar a doutrina, a moralidade e a identidade grupal a que se destina a mensagem, assim como pode objetivar congregar novos fiéis ou mesmo neutralizar adversários. Este artigo analisou o discurso de Edir Macedo com o objetivo de compreender as representações sociais de cristão dele derivadas, por meio de duas corpora textuais: O jornal Folha Universal (n=62) e o blog oficial do bispo (n=62). Por intermédio da Teoria das Representações Sociais, da Análise de Conteúdo e com o auxílio dos softwares Alceste e Iramuteq foram analisados períodos e estratégias discursivas diferentes. Percebeu-se, em conclusão, a adequação do discurso religioso às três categorias propostas por Moscovici quando do trânsito das Representações Sociais: Propagação, Difusão e Propaganda.Palavras-chave: representações sociais; religião; Edir Macedo; discurso; Igreja Universal.ABSTRACT: The religious leader speech is articulated as construct that seeks to synthesize the doctrine, morality and the group identity to which the message is addressed, as well as it could be aimed to congregate new faithful or even to counteract opponents. This article analyzed the Edir Macedo’ speech in order to understand the social representations of christian derived from it, through two textual corpora: The Folha Universal newspapper (n=62) and the Bishop’s official blog (n=62). Through the Social Representations Theory, the Content Analysis and with the aid of Alceste and Iramuteq software, different periods and discursive strategies were analyzed. In conclusion, it was realized that the appropriateness of the religious speech to three categories proposed by Moscovici as the transit of the Social Representations: spread, difusion and advertising.Keywords: social representations; religion; Edir Macedo; speech; the Universal Church. |
id |
UERJ-10_813196c15db240b398385f0046cbaf4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33561 |
network_acronym_str |
UERJ-10 |
network_name_str |
Psicologia e Saber Social |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir MacedoRESUMO: O discurso do líder religioso articula-se como constructo que busca sintetizar a doutrina, a moralidade e a identidade grupal a que se destina a mensagem, assim como pode objetivar congregar novos fiéis ou mesmo neutralizar adversários. Este artigo analisou o discurso de Edir Macedo com o objetivo de compreender as representações sociais de cristão dele derivadas, por meio de duas corpora textuais: O jornal Folha Universal (n=62) e o blog oficial do bispo (n=62). Por intermédio da Teoria das Representações Sociais, da Análise de Conteúdo e com o auxílio dos softwares Alceste e Iramuteq foram analisados períodos e estratégias discursivas diferentes. Percebeu-se, em conclusão, a adequação do discurso religioso às três categorias propostas por Moscovici quando do trânsito das Representações Sociais: Propagação, Difusão e Propaganda.Palavras-chave: representações sociais; religião; Edir Macedo; discurso; Igreja Universal.ABSTRACT: The religious leader speech is articulated as construct that seeks to synthesize the doctrine, morality and the group identity to which the message is addressed, as well as it could be aimed to congregate new faithful or even to counteract opponents. This article analyzed the Edir Macedo’ speech in order to understand the social representations of christian derived from it, through two textual corpora: The Folha Universal newspapper (n=62) and the Bishop’s official blog (n=62). Through the Social Representations Theory, the Content Analysis and with the aid of Alceste and Iramuteq software, different periods and discursive strategies were analyzed. In conclusion, it was realized that the appropriateness of the religious speech to three categories proposed by Moscovici as the transit of the Social Representations: spread, difusion and advertising.Keywords: social representations; religion; Edir Macedo; speech; the Universal Church.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/3356110.12957/psi.saber.soc.2017.33561Psicologia e Saber Social; v. 6 n. 2 (2017): JUL-DEZ; 259-273Psychology and Social Knowing; Vol. 6 No. 2 (2017): JUL-DEZ; 259-2732238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561/23871Copyright (c) 2018 Psicologia e Saber Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaquetto, DiemersonTrindade, Zeidi AraujoMenandro, Maria Cristina Smith2024-04-01T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33561Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2024-04-01T19:00:38Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo |
title |
Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo |
spellingShingle |
Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo Saquetto, Diemerson |
title_short |
Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo |
title_full |
Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo |
title_fullStr |
Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo |
title_sort |
Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo |
author |
Saquetto, Diemerson |
author_facet |
Saquetto, Diemerson Trindade, Zeidi Araujo Menandro, Maria Cristina Smith |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Zeidi Araujo Menandro, Maria Cristina Smith |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saquetto, Diemerson Trindade, Zeidi Araujo Menandro, Maria Cristina Smith |
description |
RESUMO: O discurso do líder religioso articula-se como constructo que busca sintetizar a doutrina, a moralidade e a identidade grupal a que se destina a mensagem, assim como pode objetivar congregar novos fiéis ou mesmo neutralizar adversários. Este artigo analisou o discurso de Edir Macedo com o objetivo de compreender as representações sociais de cristão dele derivadas, por meio de duas corpora textuais: O jornal Folha Universal (n=62) e o blog oficial do bispo (n=62). Por intermédio da Teoria das Representações Sociais, da Análise de Conteúdo e com o auxílio dos softwares Alceste e Iramuteq foram analisados períodos e estratégias discursivas diferentes. Percebeu-se, em conclusão, a adequação do discurso religioso às três categorias propostas por Moscovici quando do trânsito das Representações Sociais: Propagação, Difusão e Propaganda.Palavras-chave: representações sociais; religião; Edir Macedo; discurso; Igreja Universal.ABSTRACT: The religious leader speech is articulated as construct that seeks to synthesize the doctrine, morality and the group identity to which the message is addressed, as well as it could be aimed to congregate new faithful or even to counteract opponents. This article analyzed the Edir Macedo’ speech in order to understand the social representations of christian derived from it, through two textual corpora: The Folha Universal newspapper (n=62) and the Bishop’s official blog (n=62). Through the Social Representations Theory, the Content Analysis and with the aid of Alceste and Iramuteq software, different periods and discursive strategies were analyzed. In conclusion, it was realized that the appropriateness of the religious speech to three categories proposed by Moscovici as the transit of the Social Representations: spread, difusion and advertising.Keywords: social representations; religion; Edir Macedo; speech; the Universal Church. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561 10.12957/psi.saber.soc.2017.33561 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561 |
identifier_str_mv |
10.12957/psi.saber.soc.2017.33561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33561/23871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saber Social info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saber Social |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social; v. 6 n. 2 (2017): JUL-DEZ; 259-273 Psychology and Social Knowing; Vol. 6 No. 2 (2017): JUL-DEZ; 259-273 2238-779X reponame:Psicologia e Saber Social instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Psicologia e Saber Social |
collection |
Psicologia e Saber Social |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br |
_version_ |
1799318470460964864 |