A opinião da opinião – representações sociais acerca da pesquisa de intenção de votos nas eleições de 2014 / The opinion of the opinion - social representations about the research of intent to vote in the 2014 elections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vetere, Renata
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nogueira, Denize da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14474
Resumo: RESUMO: Tendo em vista as discussões e polêmicas acerca das pesquisas de intenção de votos no período eleitoral, o presente artigo objetivou descrever as representações sociais de estudantes de psicologia de uma faculdade particular de Macaé/RJ acerca das pesquisas de intenção de votos nas eleições de 2014. Participaram da coleta 100 universitários, de ambos os sexos e idade variando entre 19 a 55 anos. A coleta de dados foi realizada por meio eletrônico através de um breve questionário, que em parte focaliza os dados sociodemográficos dos participantes e, em outra, apresenta duas questões fechadas e uma aberta, além de uma tarefa de evocação livre ante o termo indutor “pesquisa de intenção de voto”. Os resultados apontam que trata-se de uma representação envolta por desconfiança, com algum tipo de manipulação que visa interesses relacionados à mídia. Palavras-chave: psicologia social; representações sociais; política; intenção de voto; eleições.ABSTRACT: Leveraging discussions and polemics about the research of intended to vote in elections, this article aims to describe the social representations of psychology students of a private college in Macaé / RJ about the research intention vote in the elections of 2014. The participants collected 100 university students of both sexes aged 19-55 years. Data collection was conducted electronically through a brief questionnaire, part of which focuses on the socio-demographic data of the participants, and other, features two open and closed questions, plus a free recall task before the inducing term "research voting intention ". The results indicate that it is a representation shrouded by suspicion, with some kind of manipulation that aims to media-related interests.Keywords: social psychology; social representations; politics; voting intention; elections.
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spelling A opinião da opinião – representações sociais acerca da pesquisa de intenção de votos nas eleições de 2014 / The opinion of the opinion - social representations about the research of intent to vote in the 2014 electionsRESUMO: Tendo em vista as discussões e polêmicas acerca das pesquisas de intenção de votos no período eleitoral, o presente artigo objetivou descrever as representações sociais de estudantes de psicologia de uma faculdade particular de Macaé/RJ acerca das pesquisas de intenção de votos nas eleições de 2014. Participaram da coleta 100 universitários, de ambos os sexos e idade variando entre 19 a 55 anos. A coleta de dados foi realizada por meio eletrônico através de um breve questionário, que em parte focaliza os dados sociodemográficos dos participantes e, em outra, apresenta duas questões fechadas e uma aberta, além de uma tarefa de evocação livre ante o termo indutor “pesquisa de intenção de voto”. Os resultados apontam que trata-se de uma representação envolta por desconfiança, com algum tipo de manipulação que visa interesses relacionados à mídia. Palavras-chave: psicologia social; representações sociais; política; intenção de voto; eleições.ABSTRACT: Leveraging discussions and polemics about the research of intended to vote in elections, this article aims to describe the social representations of psychology students of a private college in Macaé / RJ about the research intention vote in the elections of 2014. The participants collected 100 university students of both sexes aged 19-55 years. Data collection was conducted electronically through a brief questionnaire, part of which focuses on the socio-demographic data of the participants, and other, features two open and closed questions, plus a free recall task before the inducing term "research voting intention ". The results indicate that it is a representation shrouded by suspicion, with some kind of manipulation that aims to media-related interests.Keywords: social psychology; social representations; politics; voting intention; elections.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1447410.12957/psi.saber.soc.2014.14474Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 2 (2014): Jul-Dez; 253-259Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 2 (2014): Jul-Dez; 253-2592238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14474/10953Vetere, RenataNogueira, Denize da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-22T14:58:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14474Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2015-01-22T14:58:26Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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