Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Lima, Marcus Eugenio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva, Patrícia, Carvalho, Nayara Chagas, Monteiro Farias, Ludmila Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33557
Resumo: RESUMO: Com o objetivo de analisar a identidade nacional e a confiança nas instituições do Brasil no contexto da crise econômica e política realizamos uma pesquisa junto a uma amostra de 595 pessoas de 16 estados da federação. A identidade nacional é entendida como conteúdo e como processo; sendo construída no contexto das relações sociais e consubstanciada por valores, crenças e representações sociais. Os participantes responderam a um questionário online entre outubro de 2015 e março de 2016, suas idades variaram de 16 a 78 anos (M = 31.9, DP = 12.1 anos), 56.6% eram do sexo feminino. Os resultados indicaram um elevado nível de identificação com o Brasil: eles se sentem brasileiros, gostam muito de ser e sentem relativo orgulho desse pertencimento. Em relação ao conteúdo ou os significados da identidade nacional, observamos que se estruturam em três representações sociais ambivalentes, estando a mais consensual delas carregada de conotação política negativa e sendo objetivada, sobretudo, pela palavra “corrupção”. No que concerne ao nível de confiança nas instituições, verificamos que os participantes confiam apenas na instituição “Família” e desconfiam, principalmente, do poder executivo e dos partidos políticos. Observamos ainda que a identidade nacional se correlaciona positivamente com a confiança em todas as instituições políticas. Os resultados apontam para desafios à democracia representativa e para os efeitos dos processos de difusão, propagação e propaganda da mídia na construção das identidades e da confiança nas instituições nacionais.Palavras-chave: Brasil; representações sociais; identidade nacional; crise; confiança nas instituições.ABSTRACT: National identity and the confidence in the institutions of Brazil in the context of the economic and political crisis were analyzed in this study. National identity is understood as content and as process; being constructed in the context of social relations and embodied by values, beliefs and social representations. The data were collected with a sample of 595 people from 16 states of the federation. Participants answered a questionnaire online between October 2015 and March 2016, their ages ranged from 16 to 78 years (M = 31.9, SD = 12.1 years), 56.6% were female. The results indicated a high level of identification with Brazil: they feel Brazilian, like to be and feel relatively proud of their belonging. The contents or meanings of the national identity were structured in three ambivalent social representations, the strongest of them being loaded with negative political connotations and objectified, above all, by the word "corruption". Concerning the level of trust in the institutions, we find that the participants trust only in the "Family" and distrust, mainly, the executive power and the political parties. We also note that national identity correlates positively with trust in all political institutions. The results point to challenges to representative democracy and to the effects of media diffusion, propagation and propaganda processes in the construction of identities and trust in national institutions.Keywords: Brazil; social representations; national identity; crisis; trust in institutions.
id UERJ-10_e774d41c15fcf4003a9b8b860aef8741
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33557
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no BrasilRESUMO: Com o objetivo de analisar a identidade nacional e a confiança nas instituições do Brasil no contexto da crise econômica e política realizamos uma pesquisa junto a uma amostra de 595 pessoas de 16 estados da federação. A identidade nacional é entendida como conteúdo e como processo; sendo construída no contexto das relações sociais e consubstanciada por valores, crenças e representações sociais. Os participantes responderam a um questionário online entre outubro de 2015 e março de 2016, suas idades variaram de 16 a 78 anos (M = 31.9, DP = 12.1 anos), 56.6% eram do sexo feminino. Os resultados indicaram um elevado nível de identificação com o Brasil: eles se sentem brasileiros, gostam muito de ser e sentem relativo orgulho desse pertencimento. Em relação ao conteúdo ou os significados da identidade nacional, observamos que se estruturam em três representações sociais ambivalentes, estando a mais consensual delas carregada de conotação política negativa e sendo objetivada, sobretudo, pela palavra “corrupção”. No que concerne ao nível de confiança nas instituições, verificamos que os participantes confiam apenas na instituição “Família” e desconfiam, principalmente, do poder executivo e dos partidos políticos. Observamos ainda que a identidade nacional se correlaciona positivamente com a confiança em todas as instituições políticas. Os resultados apontam para desafios à democracia representativa e para os efeitos dos processos de difusão, propagação e propaganda da mídia na construção das identidades e da confiança nas instituições nacionais.Palavras-chave: Brasil; representações sociais; identidade nacional; crise; confiança nas instituições.ABSTRACT: National identity and the confidence in the institutions of Brazil in the context of the economic and political crisis were analyzed in this study. National identity is understood as content and as process; being constructed in the context of social relations and embodied by values, beliefs and social representations. The data were collected with a sample of 595 people from 16 states of the federation. Participants answered a questionnaire online between October 2015 and March 2016, their ages ranged from 16 to 78 years (M = 31.9, SD = 12.1 years), 56.6% were female. The results indicated a high level of identification with Brazil: they feel Brazilian, like to be and feel relatively proud of their belonging. The contents or meanings of the national identity were structured in three ambivalent social representations, the strongest of them being loaded with negative political connotations and objectified, above all, by the word "corruption". Concerning the level of trust in the institutions, we find that the participants trust only in the "Family" and distrust, mainly, the executive power and the political parties. We also note that national identity correlates positively with trust in all political institutions. The results point to challenges to representative democracy and to the effects of media diffusion, propagation and propaganda processes in the construction of identities and trust in national institutions.Keywords: Brazil; social representations; national identity; crisis; trust in institutions.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/3355710.12957/psi.saber.soc.2017.33557Psicologia e Saber Social; v. 6 n. 2 (2017): JUL-DEZ; 205-222Psychology and Social Knowing; Vol. 6 No. 2 (2017): JUL-DEZ; 205-2222238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33557/23868Copyright (c) 2018 Psicologia e Saber Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Lima, Marcus Eugenioda Silva, PatríciaCarvalho, Nayara ChagasMonteiro Farias, Ludmila Chagas2024-04-01T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/33557Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2024-04-01T19:00:38Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no Brasil
title Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no Brasil
spellingShingle Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no Brasil
Oliveira Lima, Marcus Eugenio
title_short Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no Brasil
title_full Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no Brasil
title_fullStr Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no Brasil
title_full_unstemmed Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no Brasil
title_sort Identidade nacional e confiança nas instituições em contexto de crise no Brasil
author Oliveira Lima, Marcus Eugenio
author_facet Oliveira Lima, Marcus Eugenio
da Silva, Patrícia
Carvalho, Nayara Chagas
Monteiro Farias, Ludmila Chagas
author_role author
author2 da Silva, Patrícia
Carvalho, Nayara Chagas
Monteiro Farias, Ludmila Chagas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Lima, Marcus Eugenio
da Silva, Patrícia
Carvalho, Nayara Chagas
Monteiro Farias, Ludmila Chagas
description RESUMO: Com o objetivo de analisar a identidade nacional e a confiança nas instituições do Brasil no contexto da crise econômica e política realizamos uma pesquisa junto a uma amostra de 595 pessoas de 16 estados da federação. A identidade nacional é entendida como conteúdo e como processo; sendo construída no contexto das relações sociais e consubstanciada por valores, crenças e representações sociais. Os participantes responderam a um questionário online entre outubro de 2015 e março de 2016, suas idades variaram de 16 a 78 anos (M = 31.9, DP = 12.1 anos), 56.6% eram do sexo feminino. Os resultados indicaram um elevado nível de identificação com o Brasil: eles se sentem brasileiros, gostam muito de ser e sentem relativo orgulho desse pertencimento. Em relação ao conteúdo ou os significados da identidade nacional, observamos que se estruturam em três representações sociais ambivalentes, estando a mais consensual delas carregada de conotação política negativa e sendo objetivada, sobretudo, pela palavra “corrupção”. No que concerne ao nível de confiança nas instituições, verificamos que os participantes confiam apenas na instituição “Família” e desconfiam, principalmente, do poder executivo e dos partidos políticos. Observamos ainda que a identidade nacional se correlaciona positivamente com a confiança em todas as instituições políticas. Os resultados apontam para desafios à democracia representativa e para os efeitos dos processos de difusão, propagação e propaganda da mídia na construção das identidades e da confiança nas instituições nacionais.Palavras-chave: Brasil; representações sociais; identidade nacional; crise; confiança nas instituições.ABSTRACT: National identity and the confidence in the institutions of Brazil in the context of the economic and political crisis were analyzed in this study. National identity is understood as content and as process; being constructed in the context of social relations and embodied by values, beliefs and social representations. The data were collected with a sample of 595 people from 16 states of the federation. Participants answered a questionnaire online between October 2015 and March 2016, their ages ranged from 16 to 78 years (M = 31.9, SD = 12.1 years), 56.6% were female. The results indicated a high level of identification with Brazil: they feel Brazilian, like to be and feel relatively proud of their belonging. The contents or meanings of the national identity were structured in three ambivalent social representations, the strongest of them being loaded with negative political connotations and objectified, above all, by the word "corruption". Concerning the level of trust in the institutions, we find that the participants trust only in the "Family" and distrust, mainly, the executive power and the political parties. We also note that national identity correlates positively with trust in all political institutions. The results point to challenges to representative democracy and to the effects of media diffusion, propagation and propaganda processes in the construction of identities and trust in national institutions.Keywords: Brazil; social representations; national identity; crisis; trust in institutions.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33557
10.12957/psi.saber.soc.2017.33557
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33557
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2017.33557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/33557/23868
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saber Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Psicologia e Saber Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 6 n. 2 (2017): JUL-DEZ; 205-222
Psychology and Social Knowing; Vol. 6 No. 2 (2017): JUL-DEZ; 205-222
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318470454673408