Representações sociais de lazer e de tempo livre: vivências e sociabilidades de jovens universitárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saber Social |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/19478 |
Resumo: | DOI: 10.12957/psi.saber.soc.2016.19478RESUMO: A pesquisa teve como objetivo conhecer as Representações Sociais (RS) de lazer e de tempo livre compartilhadas por jovens do sexo feminino, estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, com idades entre 17 e 26 anos. A investigação foi realizada a partir de duas questões de livre associação de palavras, respondidas por 111 alunas, e dois grupos focais, realizados com outras sete participantes. As análises dos dados tiveram como embasamento a Teoria das Representações Sociais, conforme proposta por Serge Moscovici, e a Teoria do Núcleo Central, descrita por Jean-Claude Abric. Como resultados, constatou-se que as RS de lazer para as jovens investigadas estão principalmente associadas às sensações resultantes de sua prática e que o tempo livre é essencialmente compreendido como um momento de descanso compensatório. Observou-se também que as representações referentes aos dois fenômenos encontram-se igualmente embasadas nos valores da sociedade ocidental contemporânea, os quais reconhecem a valorização do trabalho e do estudo em detrimento das vivências de lazer no tempo livre. Palavras-chave: lazer; tempo livre; representações sociais; jovens; juventude. ABSTRACT: The research’s objective was understand the social representations of leisure and free time shared by young females students of Universidade Federal do Espírito Santo with varying age from 17 to 26. The investigation was conducted based on two free association questions, answered by 111 students, and two focus group, with other seven participants. The data analysis was based on the Theory of Social Representations, proposed by Serge Moscovici, and the Central Core Theory, described by Jean-Claude Abric. As a result we concluded that the leisure social representations is mainly associated to feelings resulting by its practice and that free time is essentially comprehended as compensatory relaxation moment. It was also observed that representations referent to the two phenomenon are equally based on the western contemporary occidental values, which tends to valorize work and study more than leisure on free time. Keywords: leisure; free time; social representations; youth; youngs. |
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