Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saber Social |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/6927 |
Resumo: | RESUMO: A globalização é um grande tema da atualidade. A controversa que gera entre especialistas incide sobre todas as dimensões do fenómeno e suscita atitudes antagónicas sobretudo em relação às suas consequências. O presente estudo procura compreender a opinião do cidadão comum sobre a globalização, nomeadamente respeitante às consequências positivas e negativas do fenómeno em diferentes áreas da vida social. Foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas com estudantes e profissionais do Norte de Portugal, que foram analisadas com o programa de análise textual ALCESTE. O programa classificou 79.05% do material recolhido em quatro classes, evidenciando quatro dimensões importantes da globalização: Mercado e Cultura, Ciência e Tecnologia, Ambiente, e Política e Abertura, dimensões que integram aspetos positivos e negativos. No que respeita às diferenças entre estudantes e profissionais, a análise indica que os estudantes destacam particularmente as consequências da globalização sobre a tecnologia e o ambiente, enquanto os ativos salientam sobretudo as suas consequências políticas ou económicas. De forma mais geral, os resultados evidenciam que existem diferentes processos de globalização com repercussões múltiplas e consequências desiguais sobre a vida social. Palavras-chave: globalização; consequências; desigualdades sociais; representações sociais; Portugal. ABSTRACT: Globalization is a major present-day issue. The controversy that it creates among experts bears on all the dimensions of the phenomenon and it raises antagonistic attitudes especially in relation to its consequences. The present study aims at understanding lay people’s opinions on globalization, namely with regard to the positive and negative consequences of the phenomenon on different areas of social life. Thirty semi-structured interviews were conducted with students and professionals from northern Portugal, which were analyzed by means of the program for textual data analysis ALCESTE. The program classified 79.05% of the gathered material into four classes, evidencing four important dimensions of globalization: Market and Culture, Science and Technology, Environment, and Politics and Openness, dimensions that integrate positive and negative aspects. With regard to the differences between students and professionals, the analysis indicates that students particularly stress the consequences of globalization on technology and the environment, while professionals emphasize, above all, its political or economic consequences. More generally, the results highlight that there are different processes of globalization with multiple repercussions and unequal consequences on social life. Keywords: globalization; consequences; social inequalities; social representations; Portugal. |
id |
UERJ-10_f5ff83976b30ccd42b11469187786cf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/6927 |
network_acronym_str |
UERJ-10 |
network_name_str |
Psicologia e Saber Social |
repository_id_str |
|
spelling |
Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionalsRESUMO: A globalização é um grande tema da atualidade. A controversa que gera entre especialistas incide sobre todas as dimensões do fenómeno e suscita atitudes antagónicas sobretudo em relação às suas consequências. O presente estudo procura compreender a opinião do cidadão comum sobre a globalização, nomeadamente respeitante às consequências positivas e negativas do fenómeno em diferentes áreas da vida social. Foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas com estudantes e profissionais do Norte de Portugal, que foram analisadas com o programa de análise textual ALCESTE. O programa classificou 79.05% do material recolhido em quatro classes, evidenciando quatro dimensões importantes da globalização: Mercado e Cultura, Ciência e Tecnologia, Ambiente, e Política e Abertura, dimensões que integram aspetos positivos e negativos. No que respeita às diferenças entre estudantes e profissionais, a análise indica que os estudantes destacam particularmente as consequências da globalização sobre a tecnologia e o ambiente, enquanto os ativos salientam sobretudo as suas consequências políticas ou económicas. De forma mais geral, os resultados evidenciam que existem diferentes processos de globalização com repercussões múltiplas e consequências desiguais sobre a vida social. Palavras-chave: globalização; consequências; desigualdades sociais; representações sociais; Portugal. ABSTRACT: Globalization is a major present-day issue. The controversy that it creates among experts bears on all the dimensions of the phenomenon and it raises antagonistic attitudes especially in relation to its consequences. The present study aims at understanding lay people’s opinions on globalization, namely with regard to the positive and negative consequences of the phenomenon on different areas of social life. Thirty semi-structured interviews were conducted with students and professionals from northern Portugal, which were analyzed by means of the program for textual data analysis ALCESTE. The program classified 79.05% of the gathered material into four classes, evidencing four important dimensions of globalization: Market and Culture, Science and Technology, Environment, and Politics and Openness, dimensions that integrate positive and negative aspects. With regard to the differences between students and professionals, the analysis indicates that students particularly stress the consequences of globalization on technology and the environment, while professionals emphasize, above all, its political or economic consequences. More generally, the results highlight that there are different processes of globalization with multiple repercussions and unequal consequences on social life. Keywords: globalization; consequences; social inequalities; social representations; Portugal.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/692710.12957/psi.saber.soc.2013.6927Psicologia e Saber Social; v. 2 n. 1 (2013): JAN-JUN; 51-71Psychology and Social Knowing; Vol. 2 No. 1 (2013): JAN-JUN; 51-712238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/6927/4901Ribeiro, RaquelPoeschl, Gabrielleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-25T13:33:10Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/6927Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2013-08-25T13:33:10Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionals |
title |
Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionals |
spellingShingle |
Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionals Ribeiro, Raquel |
title_short |
Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionals |
title_full |
Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionals |
title_fullStr |
Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionals |
title_full_unstemmed |
Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionals |
title_sort |
Globalização e suas consequências: representações de estudantes e profissionais portugueses / Globalization and its consequences: representations of portuguese students and professionals |
author |
Ribeiro, Raquel |
author_facet |
Ribeiro, Raquel Poeschl, Gabrielle |
author_role |
author |
author2 |
Poeschl, Gabrielle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Raquel Poeschl, Gabrielle |
description |
RESUMO: A globalização é um grande tema da atualidade. A controversa que gera entre especialistas incide sobre todas as dimensões do fenómeno e suscita atitudes antagónicas sobretudo em relação às suas consequências. O presente estudo procura compreender a opinião do cidadão comum sobre a globalização, nomeadamente respeitante às consequências positivas e negativas do fenómeno em diferentes áreas da vida social. Foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas com estudantes e profissionais do Norte de Portugal, que foram analisadas com o programa de análise textual ALCESTE. O programa classificou 79.05% do material recolhido em quatro classes, evidenciando quatro dimensões importantes da globalização: Mercado e Cultura, Ciência e Tecnologia, Ambiente, e Política e Abertura, dimensões que integram aspetos positivos e negativos. No que respeita às diferenças entre estudantes e profissionais, a análise indica que os estudantes destacam particularmente as consequências da globalização sobre a tecnologia e o ambiente, enquanto os ativos salientam sobretudo as suas consequências políticas ou económicas. De forma mais geral, os resultados evidenciam que existem diferentes processos de globalização com repercussões múltiplas e consequências desiguais sobre a vida social. Palavras-chave: globalização; consequências; desigualdades sociais; representações sociais; Portugal. ABSTRACT: Globalization is a major present-day issue. The controversy that it creates among experts bears on all the dimensions of the phenomenon and it raises antagonistic attitudes especially in relation to its consequences. The present study aims at understanding lay people’s opinions on globalization, namely with regard to the positive and negative consequences of the phenomenon on different areas of social life. Thirty semi-structured interviews were conducted with students and professionals from northern Portugal, which were analyzed by means of the program for textual data analysis ALCESTE. The program classified 79.05% of the gathered material into four classes, evidencing four important dimensions of globalization: Market and Culture, Science and Technology, Environment, and Politics and Openness, dimensions that integrate positive and negative aspects. With regard to the differences between students and professionals, the analysis indicates that students particularly stress the consequences of globalization on technology and the environment, while professionals emphasize, above all, its political or economic consequences. More generally, the results highlight that there are different processes of globalization with multiple repercussions and unequal consequences on social life. Keywords: globalization; consequences; social inequalities; social representations; Portugal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/6927 10.12957/psi.saber.soc.2013.6927 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/6927 |
identifier_str_mv |
10.12957/psi.saber.soc.2013.6927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/6927/4901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social; v. 2 n. 1 (2013): JAN-JUN; 51-71 Psychology and Social Knowing; Vol. 2 No. 1 (2013): JAN-JUN; 51-71 2238-779X reponame:Psicologia e Saber Social instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Psicologia e Saber Social |
collection |
Psicologia e Saber Social |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br |
_version_ |
1799318470631882752 |