O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirelles, Regina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633
Resumo: A canção pode ser considerada o núcleo de todas as formas musicais. Sua origem remonta à Antiguidade, quando teria começado como uma forma de onomatopéia, evoluindo ao longo da História. No Brasil, a primeira forma de canção popular evidencia-se com a modinha, em 1775, por intermédio de Domingos Caldas Barbosa, que estrutura a canção de características românticas e sentimentais que vai constituir a base do samba-canção. Esse gênero foi uma criação de compositores ligados ao teatro de revista do Rio de Janeiro e surgiu em 1928, com a composição Ai. Ioiô, de Henrique Vogeler e Luiz Peixoto, interpretada pela atriz Araci Cortes. O sucesso dessa música transformou o samba-canção ou samba de meio de ano – evidência da incompatibilidade do novo gênero com a animação carnavalesca – no maior êxito de vendagem nacional. Firmou-se nos anos 40 e 50 como herdeiro natural da modinha seresteira, desvinculado das “origens africanas”, portanto mais próximo de um model identitário de canção européia. É a partir do samba-canção que, no final dos anos 50, surge a bossa-nova e a sofisticada moderna canção brasileira
id UERJ-11_086cd861c091b4e77dbd1035aeec7468
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12633
network_acronym_str UERJ-11
network_name_str Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
repository_id_str
spelling O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICALSAMBA-CANÇÃOMODINHALINHA MELÓDICAA canção pode ser considerada o núcleo de todas as formas musicais. Sua origem remonta à Antiguidade, quando teria começado como uma forma de onomatopéia, evoluindo ao longo da História. No Brasil, a primeira forma de canção popular evidencia-se com a modinha, em 1775, por intermédio de Domingos Caldas Barbosa, que estrutura a canção de características românticas e sentimentais que vai constituir a base do samba-canção. Esse gênero foi uma criação de compositores ligados ao teatro de revista do Rio de Janeiro e surgiu em 1928, com a composição Ai. Ioiô, de Henrique Vogeler e Luiz Peixoto, interpretada pela atriz Araci Cortes. O sucesso dessa música transformou o samba-canção ou samba de meio de ano – evidência da incompatibilidade do novo gênero com a animação carnavalesca – no maior êxito de vendagem nacional. Firmou-se nos anos 40 e 50 como herdeiro natural da modinha seresteira, desvinculado das “origens africanas”, portanto mais próximo de um model identitário de canção européia. É a partir do samba-canção que, no final dos anos 50, surge a bossa-nova e a sofisticada moderna canção brasileiraUniversidade do Estado do Rio de Janeiro2005-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 2 (2005): TECAP 21981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633/9809Meirelles, Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-23T18:02:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12633Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:50.825450Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL
title O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL
spellingShingle O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL
Meirelles, Regina
SAMBA-CANÇÃO
MODINHA
LINHA MELÓDICA
title_short O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL
title_full O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL
title_fullStr O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL
title_full_unstemmed O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL
title_sort O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL
author Meirelles, Regina
author_facet Meirelles, Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirelles, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv SAMBA-CANÇÃO
MODINHA
LINHA MELÓDICA
topic SAMBA-CANÇÃO
MODINHA
LINHA MELÓDICA
description A canção pode ser considerada o núcleo de todas as formas musicais. Sua origem remonta à Antiguidade, quando teria começado como uma forma de onomatopéia, evoluindo ao longo da História. No Brasil, a primeira forma de canção popular evidencia-se com a modinha, em 1775, por intermédio de Domingos Caldas Barbosa, que estrutura a canção de características românticas e sentimentais que vai constituir a base do samba-canção. Esse gênero foi uma criação de compositores ligados ao teatro de revista do Rio de Janeiro e surgiu em 1928, com a composição Ai. Ioiô, de Henrique Vogeler e Luiz Peixoto, interpretada pela atriz Araci Cortes. O sucesso dessa música transformou o samba-canção ou samba de meio de ano – evidência da incompatibilidade do novo gênero com a animação carnavalesca – no maior êxito de vendagem nacional. Firmou-se nos anos 40 e 50 como herdeiro natural da modinha seresteira, desvinculado das “origens africanas”, portanto mais próximo de um model identitário de canção européia. É a partir do samba-canção que, no final dos anos 50, surge a bossa-nova e a sofisticada moderna canção brasileira
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633/9809
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 2 (2005): TECAP 2
1981-9935
1980-3281
reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
collection Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
repository.name.fl_str_mv Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ppeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com
_version_ 1799319120891609088