O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633 |
Resumo: | A canção pode ser considerada o núcleo de todas as formas musicais. Sua origem remonta à Antiguidade, quando teria começado como uma forma de onomatopéia, evoluindo ao longo da História. No Brasil, a primeira forma de canção popular evidencia-se com a modinha, em 1775, por intermédio de Domingos Caldas Barbosa, que estrutura a canção de características românticas e sentimentais que vai constituir a base do samba-canção. Esse gênero foi uma criação de compositores ligados ao teatro de revista do Rio de Janeiro e surgiu em 1928, com a composição Ai. Ioiô, de Henrique Vogeler e Luiz Peixoto, interpretada pela atriz Araci Cortes. O sucesso dessa música transformou o samba-canção ou samba de meio de ano – evidência da incompatibilidade do novo gênero com a animação carnavalesca – no maior êxito de vendagem nacional. Firmou-se nos anos 40 e 50 como herdeiro natural da modinha seresteira, desvinculado das “origens africanas”, portanto mais próximo de um model identitário de canção européia. É a partir do samba-canção que, no final dos anos 50, surge a bossa-nova e a sofisticada moderna canção brasileira |
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O SAMBA-CANÇÃO: A ELOQÜÊNCIA DE UM GÊNERO MUSICALSAMBA-CANÇÃOMODINHALINHA MELÓDICAA canção pode ser considerada o núcleo de todas as formas musicais. Sua origem remonta à Antiguidade, quando teria começado como uma forma de onomatopéia, evoluindo ao longo da História. No Brasil, a primeira forma de canção popular evidencia-se com a modinha, em 1775, por intermédio de Domingos Caldas Barbosa, que estrutura a canção de características românticas e sentimentais que vai constituir a base do samba-canção. Esse gênero foi uma criação de compositores ligados ao teatro de revista do Rio de Janeiro e surgiu em 1928, com a composição Ai. Ioiô, de Henrique Vogeler e Luiz Peixoto, interpretada pela atriz Araci Cortes. O sucesso dessa música transformou o samba-canção ou samba de meio de ano – evidência da incompatibilidade do novo gênero com a animação carnavalesca – no maior êxito de vendagem nacional. Firmou-se nos anos 40 e 50 como herdeiro natural da modinha seresteira, desvinculado das “origens africanas”, portanto mais próximo de um model identitário de canção européia. É a partir do samba-canção que, no final dos anos 50, surge a bossa-nova e a sofisticada moderna canção brasileiraUniversidade do Estado do Rio de Janeiro2005-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 2 (2005): TECAP 21981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12633/9809Meirelles, Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-23T18:02:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12633Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:50.825450Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
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A canção pode ser considerada o núcleo de todas as formas musicais. Sua origem remonta à Antiguidade, quando teria começado como uma forma de onomatopéia, evoluindo ao longo da História. No Brasil, a primeira forma de canção popular evidencia-se com a modinha, em 1775, por intermédio de Domingos Caldas Barbosa, que estrutura a canção de características românticas e sentimentais que vai constituir a base do samba-canção. Esse gênero foi uma criação de compositores ligados ao teatro de revista do Rio de Janeiro e surgiu em 1928, com a composição Ai. Ioiô, de Henrique Vogeler e Luiz Peixoto, interpretada pela atriz Araci Cortes. O sucesso dessa música transformou o samba-canção ou samba de meio de ano – evidência da incompatibilidade do novo gênero com a animação carnavalesca – no maior êxito de vendagem nacional. Firmou-se nos anos 40 e 50 como herdeiro natural da modinha seresteira, desvinculado das “origens africanas”, portanto mais próximo de um model identitário de canção européia. É a partir do samba-canção que, no final dos anos 50, surge a bossa-nova e a sofisticada moderna canção brasileira |
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