OS BATE-BOLAS DO CARNAVAL CONTEMPORÂNEO DO RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12160 |
Resumo: | DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12160Neste artigo tratamos de apresentar e analisar as turmas contemporâneas de bate-bolas. As informações contidas neste texto são organizadas sob dois focos: um que contempla as fantasias e outro que se volta para as performances das turmas observadas. Tais informações são tratadas de modo a ressaltar que, entre as turmas de bate-bolas atuais, as características da heterogeneidade, do hibridismo e da dinâmica têm se mostrado como predominantes. Finalizamos o texto propondo a revisão e atualização das teorias e descrições anteriores ao nosso estudo. Esta proposta se deve ao fato de grande parte destas teorias e descrições, realizadas principalmente entre as décadas de 1970 e 1980, empreenderem formas de compreender as práticas dos bate-bolas baseadas nas suas características mais homogêneas e constantes. Com este feito, apontamos para a necessidade de se rever também a própria conceituação de Cultura, uma vez que, nos tempos atuais, as manifestações culturais, em geral, parecem tender a apresentar elementos materiais e simbólicos cada vez mais híbridos e instáveis. |
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OS BATE-BOLAS DO CARNAVAL CONTEMPORÂNEO DO RIO DE JANEIROBATE-BOLASCARNAVALRIO DE JANEIROCULTURAESTUDOS CULTURAIS.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12160Neste artigo tratamos de apresentar e analisar as turmas contemporâneas de bate-bolas. As informações contidas neste texto são organizadas sob dois focos: um que contempla as fantasias e outro que se volta para as performances das turmas observadas. Tais informações são tratadas de modo a ressaltar que, entre as turmas de bate-bolas atuais, as características da heterogeneidade, do hibridismo e da dinâmica têm se mostrado como predominantes. Finalizamos o texto propondo a revisão e atualização das teorias e descrições anteriores ao nosso estudo. Esta proposta se deve ao fato de grande parte destas teorias e descrições, realizadas principalmente entre as décadas de 1970 e 1980, empreenderem formas de compreender as práticas dos bate-bolas baseadas nas suas características mais homogêneas e constantes. Com este feito, apontamos para a necessidade de se rever também a própria conceituação de Cultura, uma vez que, nos tempos atuais, as manifestações culturais, em geral, parecem tender a apresentar elementos materiais e simbólicos cada vez mais híbridos e instáveis.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/1216010.12957/tecap.2009.12160Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 6 (2009): TECAP 61981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12160/9475Pereira, Aline Valadão Vieira Gualdainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T16:56:36Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12160Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:48.665590Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
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