LUTANDO PELA INCLUSÃO: SOCIABILIDADE E CIDADANIA ATRAVÉS DO CARNAVAL (DE 1890 AOS TEMPOS DE VARGAS)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12609 |
Resumo: | As manifestações populares na festa carnavalesca dos anos 1890 aos temposde Vargas constituem-se em objeto de minha reflexão. Busco mostrarcomo, limitados em termos de ocupação espacial e excluídos de participaçãopolítica, expressaram os populares seus anseios e necessidades, utilizando-se de formas alternativas de organização vinculadas ao terreno dacultura, elemento de coesão e de construção de sua identidade, por meio daqual edificam uma cidadania alternativa. As escolas de samba, surgidasem fins dos anos 20, assinalam o transbordamento dessa cultura. Os aspectoscomunitários e os vínculos de solidariedade entre a população moradorados morros e de algumas áreas suburbanas marcam suas origens. Aascensão das escolas decorre da convergência de duas ordens de forças. De um lado, o projeto dos grupos que ascendem ao poder com a Revoluçãode 1930, para os quais articular a comunicação entre elite e massa significavaproporcionar a imagem de uma sociedade harmônica. Por outro lado,havia a própria intenção dos populares de alcançar o reconhecimento desuas manifestações. Apresentam-se fortalecidos pela resistência maciçadurante a República Velha, num processo de luta contínua, com marchas econtra-marchas. Garantiram, assim, a persistência de suas formas de expressãocultural, bem como sua difusão e entrelaçamento com a culturados demais segmentos, dando a nota predominante ao carnaval como umtodo. Portanto, os populares, por meio do carnaval, valendo-se de metáforas,tendo o riso como arma, desempenharam um papel ativo na criação desua própria história e na definição de sua identidade cultural |
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