THE OTHER SACRED ART IN BRAZIL: THE CASE OF THE POMBAJIRA MENINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Tadeu Mourão dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12053
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2010.12053Este artigo pretende levantar questões acerca das manifestações visuais da arte religiosa oriundas da umbanda, especificamente de sua criação escultórica. Há nessa produção, ainda pouco estudada, um vasto e complexo campo a ser explorado, em que as mais diversas e inesperadas relações entre visualidades distanciadas pelo tempo e pelo espaço se apresentam por meio da tridimensionalidade. Quando ouvimos o nome umbanda, pensamos automaticamente em religião afrodescendente, o que de fato é; consecutivamente, o mais lógico seria perceber as ligações formais de sua arte com a produção visual de matriz negra; contudo, não é isso que se apresenta na imagética das esculturas criadas nessa religião.
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spelling THE OTHER SACRED ART IN BRAZIL: THE CASE OF THE POMBAJIRA MENINAA OUTRA ARTE SACRA BRASILEIRA: O CASO DA POMBAJIRA MENINAARTE SACRAUMBANDAPOMBAJIRA.SACRED ARTUMBANDAPOMBAJIRA.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2010.12053Este artigo pretende levantar questões acerca das manifestações visuais da arte religiosa oriundas da umbanda, especificamente de sua criação escultórica. Há nessa produção, ainda pouco estudada, um vasto e complexo campo a ser explorado, em que as mais diversas e inesperadas relações entre visualidades distanciadas pelo tempo e pelo espaço se apresentam por meio da tridimensionalidade. Quando ouvimos o nome umbanda, pensamos automaticamente em religião afrodescendente, o que de fato é; consecutivamente, o mais lógico seria perceber as ligações formais de sua arte com a produção visual de matriz negra; contudo, não é isso que se apresenta na imagética das esculturas criadas nessa religião.This text intends to raise questions about the visual manifestations of the religious art originated in Umbanda, especially in regard to its sculptural creation. This production, which is still an understudied subject, presents a wide and complex field yet to be explored, where the most unexpected and diverse relations among visualities, distant by time and space, come together through tridimensionality. When one hears the name Umbanda, one immediately thinks about afro-descendent religions, as Umbanda is indeed one of them. As consequence, formal connections between its art and the visual production of its African sources should be established. However, this is not the case, as it is made evident by the sculptures of this religion.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2010-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/1205310.12957/tecap.2010.12053Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 7 n. 1 (2010): TECAP 7.11981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12053/9435Lopes, Tadeu Mourão dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T17:19:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12053Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:47.698866Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
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