O RIO NEGRO NO CARNAVAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Haroldo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12167
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12167O carnaval é uma festa de origem brasileira? Senão, quais foram os seus primórdios? Além de responder estas duas questões iniciais, tenho a intenção de buscar a origem da participação da população negra, inicialmente escrava, nesta manifestação absolutamente popular e que hoje tem na sua base a integração racial e social, transformando-a para os olhos do mundo numa inequívoca demonstração de tolerância e convivência democrática. Além disto, destaco como parte importante do processo o sincretismo religioso, a influência da Igreja Católica e suas consequências. Acredito que esta convivência entre o sagrado e o profano, aliás, mais que convivência, diria mesmo o diálogo que se foi tornando uma marca brasileira, deu contornos definitivos a muitas das nossas manifestações folclóricas, à práxis carnavalesca e a sua mutação permanente. A inserção de pessoas e episódios da história não-oficial do Brasil é um importante trabalho que o carnaval tem desenvolvido ao longo do tempo, através de suas agremiações, sejam as chamadas grandes sociedades, ranchos, blocos ou escolas de samba, constituindo um fator de conhecimento e reconhecimento. Tal como um rio cujo volume aumenta à medida que avança, a contribuição da matriz negra da nossa nacionalidade vem acrescentando ao carnaval originalidade e vigor.
id UERJ-11_daa7a93a73a5bbbdf52795a91e19b88e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12167
network_acronym_str UERJ-11
network_name_str Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
repository_id_str
spelling O RIO NEGRO NO CARNAVALESCOLAS DE SAMBACARNAVALAFOXÉCUCUMBISCAIAPÓSSAMBANEGRITUDERELIGIOSIDADE.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12167O carnaval é uma festa de origem brasileira? Senão, quais foram os seus primórdios? Além de responder estas duas questões iniciais, tenho a intenção de buscar a origem da participação da população negra, inicialmente escrava, nesta manifestação absolutamente popular e que hoje tem na sua base a integração racial e social, transformando-a para os olhos do mundo numa inequívoca demonstração de tolerância e convivência democrática. Além disto, destaco como parte importante do processo o sincretismo religioso, a influência da Igreja Católica e suas consequências. Acredito que esta convivência entre o sagrado e o profano, aliás, mais que convivência, diria mesmo o diálogo que se foi tornando uma marca brasileira, deu contornos definitivos a muitas das nossas manifestações folclóricas, à práxis carnavalesca e a sua mutação permanente. A inserção de pessoas e episódios da história não-oficial do Brasil é um importante trabalho que o carnaval tem desenvolvido ao longo do tempo, através de suas agremiações, sejam as chamadas grandes sociedades, ranchos, blocos ou escolas de samba, constituindo um fator de conhecimento e reconhecimento. Tal como um rio cujo volume aumenta à medida que avança, a contribuição da matriz negra da nossa nacionalidade vem acrescentando ao carnaval originalidade e vigor.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/1216710.12957/tecap.2009.12167Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 6 (2009): TECAP 61981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12167/9482Costa, Haroldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T16:56:37Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12167Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:48.986770Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv O RIO NEGRO NO CARNAVAL
title O RIO NEGRO NO CARNAVAL
spellingShingle O RIO NEGRO NO CARNAVAL
Costa, Haroldo
ESCOLAS DE SAMBA
CARNAVAL
AFOXÉ
CUCUMBIS
CAIAPÓS
SAMBA
NEGRITUDE
RELIGIOSIDADE.
title_short O RIO NEGRO NO CARNAVAL
title_full O RIO NEGRO NO CARNAVAL
title_fullStr O RIO NEGRO NO CARNAVAL
title_full_unstemmed O RIO NEGRO NO CARNAVAL
title_sort O RIO NEGRO NO CARNAVAL
author Costa, Haroldo
author_facet Costa, Haroldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Haroldo
dc.subject.por.fl_str_mv ESCOLAS DE SAMBA
CARNAVAL
AFOXÉ
CUCUMBIS
CAIAPÓS
SAMBA
NEGRITUDE
RELIGIOSIDADE.
topic ESCOLAS DE SAMBA
CARNAVAL
AFOXÉ
CUCUMBIS
CAIAPÓS
SAMBA
NEGRITUDE
RELIGIOSIDADE.
description DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12167O carnaval é uma festa de origem brasileira? Senão, quais foram os seus primórdios? Além de responder estas duas questões iniciais, tenho a intenção de buscar a origem da participação da população negra, inicialmente escrava, nesta manifestação absolutamente popular e que hoje tem na sua base a integração racial e social, transformando-a para os olhos do mundo numa inequívoca demonstração de tolerância e convivência democrática. Além disto, destaco como parte importante do processo o sincretismo religioso, a influência da Igreja Católica e suas consequências. Acredito que esta convivência entre o sagrado e o profano, aliás, mais que convivência, diria mesmo o diálogo que se foi tornando uma marca brasileira, deu contornos definitivos a muitas das nossas manifestações folclóricas, à práxis carnavalesca e a sua mutação permanente. A inserção de pessoas e episódios da história não-oficial do Brasil é um importante trabalho que o carnaval tem desenvolvido ao longo do tempo, através de suas agremiações, sejam as chamadas grandes sociedades, ranchos, blocos ou escolas de samba, constituindo um fator de conhecimento e reconhecimento. Tal como um rio cujo volume aumenta à medida que avança, a contribuição da matriz negra da nossa nacionalidade vem acrescentando ao carnaval originalidade e vigor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12167
10.12957/tecap.2009.12167
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12167
identifier_str_mv 10.12957/tecap.2009.12167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12167/9482
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 6 (2009): TECAP 6
1981-9935
1980-3281
reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
collection Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
repository.name.fl_str_mv Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ppeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com
_version_ 1799319120845471744