O ESTADO NOVO DA PORTELA: CIRCULARIDADE CULTURAL NA ERA VARGAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Guilherme José Motta
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12161
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2009.12161As escolas de samba, criadas no final dos anos 1920, alcançaram o posto máximo do carnaval brasileiro. As agremiações e especialmente a Portela, durante o Estado Novo deram destaque à visão ufanista de Brasil, afinando seu discurso com o do Governo. A escolha dos enredos, a representação em fantasias e a composição dos sambas demonstram a apropriação da Portela dos discursos nacionalistas. O contato dos sambistas com as cartilhas escolares, produzidas pelo Ministério da Educação e pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), permitia uma circularidade cultural, onde as “verdades históricas” e o caráter de exaltação se transformavam em samba.
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