Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scamparini, Julia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Italiano UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48762
Resumo: RESUMO: Este ensaio sobre o filme La rabbia (1962), de Pasolini, dialoga com um momento histórico de muita produtividade de documentários ensaísticos e de análises e teorias a respeito. O olhar direcionado ao passado procura, então, atualizar-se por meio de escritos contemporâneos, e promove um encontro com o recente gesto de restauração e redescoberta de um filme desejado, mas não finalizado décadas atrás. Todo este contexto de análise e revisitação deixa claro que o filme La rabbia tem a raiva como sua espinha dorsal, antes, durante e depois: o sentimento poético-político da raiva que impulsiona o gesto artístico, como é de costume a Pasolini; a raiva pela matéria-prima, as imagens-inimigas, parte da metodologia de trabalho; e, finalmente, a raiva pela imposição do produtor e pelo embate indesejado com um opositor ideológico, após ter em mãos o filme pronto.Palavras-chave: Cinema italiano. Filme-ensaio. Documentário. Pier Paolo Pasolini. ABSTRACT: Questo saggio sul film La rabbia (1962), di Pier Paolo Pasolini, dialoga con i tanti documentari saggistici prodotti negli ultimi decenni, comprese le teorie e le analisi su di essi. Lo sguardo rivolto al passato cerca di aggiornarsi attraverso scritti contemporanei, e promuove un incontro con il recente gesto di restauro e riscoperta di un film desiderato, ma non finalizzato decenni fa. Tutto questo contesto di analisi e rivisitazione rende chiaro che il film ha la rabbia come spina dorsale, prima, durante e dopo: il sentimento poetico-politico di rabbia che guida il gesto artistico, come è consuetudine a Pasolini; rabbia per le materie prime, "immagini nemiche", parte della metodologia di lavoro; e infine rabbia per l'imposizione del produttore e lo scontro indesiderato con un avversario ideologico, dopo aver avuto a portata di mano il film pronto.Parole chiave: Cinema italiano. Documentario saggistico. Pier Paolo Pasolini. ABSTRACT: This essay about La rabbia (1962) a film by Pier Paolo Pasolini, belongs to a historical moment in which the production of essay documentaries is fruitful, as well as theories and analysis about them. This review intends to dialogue with contemporary writings and also with the re-production of La rabbia decades later, a restoration of what Pasolini would have wanted. Our choices have shown a structure in which anger is the vertebral column of the film before, during its creation, and after: the poetic and political feeling that made the film possible; the enemy-images and Pasolini’s hate towards them; and finally a possible feeling of anger after the imposition of the producer of La rabbia, who included another author – an ideological opponent – for the second part of the film.Keywords: Italian cinema. Essay film. Documentary. Pier Paolo Pasolini.
id UERJ-12_4784a76a2f1cdd8c38b5267cfc60d43e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48762
network_acronym_str UERJ-12
network_name_str Revista Italiano UERJ
repository_id_str
spelling Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo PasoliniCinema italiano. Filme-ensaio. Documentário. Pier Paolo Pasolini.RESUMO: Este ensaio sobre o filme La rabbia (1962), de Pasolini, dialoga com um momento histórico de muita produtividade de documentários ensaísticos e de análises e teorias a respeito. O olhar direcionado ao passado procura, então, atualizar-se por meio de escritos contemporâneos, e promove um encontro com o recente gesto de restauração e redescoberta de um filme desejado, mas não finalizado décadas atrás. Todo este contexto de análise e revisitação deixa claro que o filme La rabbia tem a raiva como sua espinha dorsal, antes, durante e depois: o sentimento poético-político da raiva que impulsiona o gesto artístico, como é de costume a Pasolini; a raiva pela matéria-prima, as imagens-inimigas, parte da metodologia de trabalho; e, finalmente, a raiva pela imposição do produtor e pelo embate indesejado com um opositor ideológico, após ter em mãos o filme pronto.Palavras-chave: Cinema italiano. Filme-ensaio. Documentário. Pier Paolo Pasolini. ABSTRACT: Questo saggio sul film La rabbia (1962), di Pier Paolo Pasolini, dialoga con i tanti documentari saggistici prodotti negli ultimi decenni, comprese le teorie e le analisi su di essi. Lo sguardo rivolto al passato cerca di aggiornarsi attraverso scritti contemporanei, e promuove un incontro con il recente gesto di restauro e riscoperta di un film desiderato, ma non finalizzato decenni fa. Tutto questo contesto di analisi e rivisitazione rende chiaro che il film ha la rabbia come spina dorsale, prima, durante e dopo: il sentimento poetico-politico di rabbia che guida il gesto artistico, come è consuetudine a Pasolini; rabbia per le materie prime, "immagini nemiche", parte della metodologia di lavoro; e infine rabbia per l'imposizione del produttore e lo scontro indesiderato con un avversario ideologico, dopo aver avuto a portata di mano il film pronto.Parole chiave: Cinema italiano. Documentario saggistico. Pier Paolo Pasolini. ABSTRACT: This essay about La rabbia (1962) a film by Pier Paolo Pasolini, belongs to a historical moment in which the production of essay documentaries is fruitful, as well as theories and analysis about them. This review intends to dialogue with contemporary writings and also with the re-production of La rabbia decades later, a restoration of what Pasolini would have wanted. Our choices have shown a structure in which anger is the vertebral column of the film before, during its creation, and after: the poetic and political feeling that made the film possible; the enemy-images and Pasolini’s hate towards them; and finally a possible feeling of anger after the imposition of the producer of La rabbia, who included another author – an ideological opponent – for the second part of the film.Keywords: Italian cinema. Essay film. Documentary. Pier Paolo Pasolini.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48762Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 122236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48762/32613Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessScamparini, Julia2021-03-26T00:16:09Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48762Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2021-03-26T00:16:09Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini
title Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini
spellingShingle Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini
Scamparini, Julia
Cinema italiano. Filme-ensaio. Documentário. Pier Paolo Pasolini.
title_short Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini
title_full Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini
title_fullStr Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini
title_full_unstemmed Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini
title_sort Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini
author Scamparini, Julia
author_facet Scamparini, Julia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scamparini, Julia
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema italiano. Filme-ensaio. Documentário. Pier Paolo Pasolini.
topic Cinema italiano. Filme-ensaio. Documentário. Pier Paolo Pasolini.
description RESUMO: Este ensaio sobre o filme La rabbia (1962), de Pasolini, dialoga com um momento histórico de muita produtividade de documentários ensaísticos e de análises e teorias a respeito. O olhar direcionado ao passado procura, então, atualizar-se por meio de escritos contemporâneos, e promove um encontro com o recente gesto de restauração e redescoberta de um filme desejado, mas não finalizado décadas atrás. Todo este contexto de análise e revisitação deixa claro que o filme La rabbia tem a raiva como sua espinha dorsal, antes, durante e depois: o sentimento poético-político da raiva que impulsiona o gesto artístico, como é de costume a Pasolini; a raiva pela matéria-prima, as imagens-inimigas, parte da metodologia de trabalho; e, finalmente, a raiva pela imposição do produtor e pelo embate indesejado com um opositor ideológico, após ter em mãos o filme pronto.Palavras-chave: Cinema italiano. Filme-ensaio. Documentário. Pier Paolo Pasolini. ABSTRACT: Questo saggio sul film La rabbia (1962), di Pier Paolo Pasolini, dialoga con i tanti documentari saggistici prodotti negli ultimi decenni, comprese le teorie e le analisi su di essi. Lo sguardo rivolto al passato cerca di aggiornarsi attraverso scritti contemporanei, e promuove un incontro con il recente gesto di restauro e riscoperta di un film desiderato, ma non finalizzato decenni fa. Tutto questo contesto di analisi e rivisitazione rende chiaro che il film ha la rabbia come spina dorsale, prima, durante e dopo: il sentimento poetico-politico di rabbia che guida il gesto artistico, come è consuetudine a Pasolini; rabbia per le materie prime, "immagini nemiche", parte della metodologia di lavoro; e infine rabbia per l'imposizione del produttore e lo scontro indesiderato con un avversario ideologico, dopo aver avuto a portata di mano il film pronto.Parole chiave: Cinema italiano. Documentario saggistico. Pier Paolo Pasolini. ABSTRACT: This essay about La rabbia (1962) a film by Pier Paolo Pasolini, belongs to a historical moment in which the production of essay documentaries is fruitful, as well as theories and analysis about them. This review intends to dialogue with contemporary writings and also with the re-production of La rabbia decades later, a restoration of what Pasolini would have wanted. Our choices have shown a structure in which anger is the vertebral column of the film before, during its creation, and after: the poetic and political feeling that made the film possible; the enemy-images and Pasolini’s hate towards them; and finally a possible feeling of anger after the imposition of the producer of La rabbia, who included another author – an ideological opponent – for the second part of the film.Keywords: Italian cinema. Essay film. Documentary. Pier Paolo Pasolini.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48762
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48762/32613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 12
2236-4064
reponame:Revista Italiano UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Italiano UERJ
collection Revista Italiano UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it
_version_ 1789801030508085248